MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

QUEM É A VERDADEIRA NAÇÃO DE ISRAEL? QUEM É O VERDADEIRO POVO JUDEU? QUEM SÃO OS ESCOLHIDOS DE DEUS?

Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:28-29
Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Efésios 2:11
Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. 1 Coríntios 12:2
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 1 Pedro 2:10
Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui. Isaías 65:1
E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam. Romanos 10:20
Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Romanos 9:30
Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;
Romanos 16:26
As respostas estão nos versos acima, ou seja, tanto judeus como gentios somente serão justificados perante Deus mediante a fé e fidelidade a Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, pois fora Dele não há salvação (Atos 4:12).
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1
Tem uma porção de teólogos que insistem em dizer que as promessas de Deus dizem respeito à nação de Israel segundo a carne. Tais homens pensam que após reunião da Igreja com Cristo, Deus tornará novamente a tratar com os judeus, reeditando as alianças antigas que por eles foram quebradas, mas como veremos a seguir isto não está em acordo com a Bíblia.
1. A promessa de Deus foi feita para Abraão (ainda na incircuncisão - Abrão) e não para a nação de Israel:
"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gênesis 12:1-3).
"E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada. Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei" (Gênesis 13:14-17).
"Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.
(Gênesis 15:1,4-6)
"A qual aliança fez com Abraão, e o seu juramento a Isaque". (Salmos 105:9)
2. Israel herdou o Pacto de Deus com Abraão, mas com condições:
"E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; AGORA, POIS, SE DILIGENTEMENTE OUVIRDES A MINHA VÓS E GUARDARDES A MINHA ALIANÇA, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E VÓS ME SEREIS UM REINO SACERDOTAL E POVO SANTO. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado". (Êxodo 19:3-7)
3. Israel quebrou o pacto herdado de Abraão:
"Tornaram às maldades de seus primeiros pais, que não quiseram ouvir as minhas palavras; e eles andaram após outros deuses para os servir; a casa de Israel e a casa de Judá QUEBRARAM A MINHA ALIANÇA, que tinha feito com seus pais".
(Jeremias 11:10)
4. A Nova Aliança de Deus é com o descendente da casa de Davi, isto é. Jesus Cristo:
"Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi. A SUA SEMENTE durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de mim. Será estabelecido para sempre como a lua e como uma testemunha fiel no céu". (Salmos 89:34-37)
É bom lembrar que a Antiga Aliança com a nação do Israel carnal, ou seja, Jacó, foi confirmada por intermédio da Lei, mas a Nova Aliança feita com o verdadeiro Israel de Deus (Cristo) é eterna: "A qual aliança fez com Abraão, e o seu juramento a Isaque. E confirmou o mesmo a Jacó por lei, e a Israel por aliança eterna" (Salmos 105:9-10).
Em Gálatas 4:21-28 está escrito: "Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós. Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido. Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque".
"Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador". (Isaías 43:11)
"Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a PEDRA que foi REJEITADA por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, PORQUE TAMBÉM DEBAIXO DO CÉU NENHUM OUTRO NOME HÁ, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS" (Atos 4:8-12).
"Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". (Romanos 10:12-13)
Infelizmente há alguns que ainda se gabam da sua descendência, e que exaltam as práticas cerimoniais religiosas e ousam jactar-se do nome que possuem; estes incitados à emulação (ciúmes), querem diminuir quem não os segue e turvar-lhes o entendimento com dúvidas acerca da Graça de Deus; Graça que nos foi concedida por Jesus Cristo nosso Senhor: "Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles (Gálatas 4:17).
VIGIAI E ORAI, O DIABO ESTÁ FINGINDO SER O QUE NÃO É (UM LEÃO) E VAI RUGINDO AO DERREDOR PARA ENGANAR OS DESAVISADOS, MAS OS QUE ESTIVEREM VIGILANTES, NÃO SE ENGANARÃO, POIS SÓ HÁ UM LEÃO VERDADEIRO: JESUS CRISTO, O LEÃO DE JUDÁ. AMÉM! 

L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário