MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

NEVE NO VERÃO, CHUVA NA SEGA, HONRA PARA O TOLO (Provérbios 26:1).

O problema de entrar em debate com um ignorante é que ele não entenderá o ponto de vista, não ouvirá os argumentos, usará de ofensas pessoais, afirmará que você disse coisas que na verdade você não disse, distorcerá temas para endossar pretensões, vociferará, zombará e ao término da discussão sairá de nariz empinado, peito estufado, considerando-se o vencedor de uma disputa na qual ele derrotou um adversário; mas a sabedoria é justificada pelos filhos que ela produz, isto é, mais tarde o ignorante baterá com a cara na porta da sua própria ignorância, dará com os burros na água da sua estultícia e cairá na cova que ele mesmo cavou.
Ninguém nasce sábio, pois um sábio é gestado fora do ventre materno. Esta gestação não ocorre em nove meses, mas por toda a vida. A formação deste se dá no ouvir, avaliar, entender, observar, buscar... Quem é sábio nunca considera-se completo ou pleno; aos seus olhos continua sendo apenas um discípulo, um menino em fase de crescimento ou como alguém que está subindo uma escada sem fim. O sábio vê na discussão uma oportunidade de aprimorar suas ideias; considera os contestantes como peças importantes para o aperfeiçoamento de suas proposições e não os têm por inimigos. Já o tolo quer ser chamado de doutor, expõe seus títulos aos olhos públicos, não aceita contestação em sua teses, odeia a discrição, ama a publicidade e adora a si mesmo. É o homem que quer a notoriedade acima de tudo.
Os tolos levam muitos à perdição, pois eles têm vários seguidores. Os sábios conduzem poucos ao conhecimento e à salvação, porque são apenas alguns que os seguem.
Mestre não é aquele que obriga o discípulo andar por um caminho, mas é o que auxilia o aluno a encontrar o seu. Pense nisto antes de seguir um líder.
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário