MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A OFERTA DE CAIM (Gênesis 4. 3-7). .

A OFERTA DE CAIM.
Estava pensando hoje sobre a oferta de Caim e da sua rejeição, fato este relatado para o nosso ensino em Gênesis 4. 3-7. 
Podemos observar que apesar de Caim e Abel serem irmãos, eles seguiram caminhos diferentes: "Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra" (Gênesis 4:2).
Ao passar dos anos eles trouxeram ofertas para Deus: "Caim trouxe o fruto da terra" (Gênesis 4:3), " Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta" (Gênesis 4:4). "Para Caim e para a sua oferta, Deus não atentou. Irou-se Caim e ficou com seu semblante caído" (Gênesis 4:5). 
O que poderia haver de errado com a oferta de Caim? 
Algum tempo atrás e re-assisti um filme de John Huston intitulado: "A Bíblia". Neste filme, a historia do Gênesis é contada desde a criação do homem até vida de Abraão. Há uma cena sobre as ofertas citadas acima, onde mostra Caim retirando para si, parte do que iria ofertar a Deus, o roteirista entendeu que a sua rejeição deveu-se a este ato, mas os ensinamento das Escrituras Sagradas são muito mais profundos do que isto.
Deus disse a Caim: "Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar."
(Gênesis 4:7). 
Um certo Rabino disse: "Devemos ter cuidado de não ofertar a Deus aquilo que Ele não nos pediu". Partindo deste princípio, podemos entender que devemos trazer e entregar ao Senhor, somente o que Ele nos pede. O rei Davi queria construir um Templo para o Todo-Poderoso em Jerusalém, mas pela boca do profeta Natã disse o Senhor: "Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?" (2 Samuel 7:5), em outro texto está escrito: "Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?" (Atos 7:48-50). Embora a resposta a Davi foi uma indagação negativa, Deus permitiu construção do Templo no reinado de seu filho Salomão. A permissão deve-se não ao que foi ofertado, mas ao coração do ofertante: "Achei a Davi, filho de Jessé, homem CONFORME O MEU CORAÇÃO, que executará toda a minha vontade." (Atos 13:22), "Também Davi, meu pai, PROPUSERA EM SEU CORAÇÃO o edificar casa ao nome do Senhor Deus de Israel." (1 Reis 8:17). 
O apóstolo João escreveu o seguinte: "Caim era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más." (1 João 3. 12). Os ensinamentos extraídos destes trechos são que, quando alguém intentar fazer algo para o seu Criador, deve fazê-lo somente com o seu coração, pois, as aparências, os paramentos e as sofisticações, por mais que encham os nossos olhos, para Deus são apenas "frutos da terra", são as ofertas que Ele não nos pediu.
"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." (Salmos 51:17)
L. M. S.

Um comentário: