MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

HÁ DIVERSIDADE DE DONS, MINISTÉRIOS E OPERAÇÕES.

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” (1 Corintios 12.4-6)
O Espírito Santo revela-Se não apenas em uma só pessoa nem de uma só maneira. A Igreja, o Corpo de Cristo, é como um corpo humano normal. Assim como Deus diferenciou os membros de nosso corpo, assim o Espírito Santo faz ao formar o Corpo de Cristo. Ele coloca cada membro no lugar que designou, dando a cada um o dom que é necessário para aquele lugar específico. Essa diversidade marca e forma o Corpo. Na variedade de dons, a voz do Espírito pode ser ouvida, e as várias necessidades do Corpo são satisfeitas.
Podemos não ter a menor ideia da extensão das necessidades dos crentes, mas Ele concede dons para corresponder a cada uma delas. 

1 Coríntios 12: 8. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10. E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 11. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
O Espírito não está sujeito a qualquer limitação no tocante à distribuição dos dons. Ele faz como bem entende. Ele usa quem escolhe sem estar sujeito a qualquer restrição da parte do homem.
Se não houver oportunidades para os dons funcionarem adequadamente, pode haver muito prejuízo. É o que acontece quando a liberdade do Espírito de usar quem deseja é restringida por pastores e líderes. Muitas necessidades nunca são satisfeitas porque somente poucos dons se manifestam, e o mais grave, a autoridade do Espírito Santo e do Senhor Jesus é ignorada.
“E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” (1 Corintios 12.5-6)
Aqui vemos como as várias formas de ministério devem ser exercidas. O Espírito Santo distribui os dons conforme deseja, mas quem os recebe está sujeito à autoridade do Senhor.

1 Coríntios 12: 29. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? 30. Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?

O apóstolo deixa claro que nem todos têm a mesma função na Igreja de Cristo e que há uma dependência mútua entre os crentes; alguns recebem o dom da palavra e assim são capacitados para o evangelismo, e outros para o ensino da Escrituras, porém nem todos recebem esses dons. Paulo diz que para alguns crentes é dada apenas a fé, ou seja, nenhum outro dom lhe foi concedido além da fé para a sua salvação; este será seu legado no Corpo de Cristo. Em outras palavras, a fé em Cristo Jesus proporcionará ao crente um bom testemunho silencioso, isto é, sem a eloquência das palavras de um evangelista ou a docência de um mestre, porém, por meio de sua vida exemplar as pessoas verão que o crente fiel traz consigo a "imagem do celestial" (1 Cor 15: 49). E isto é tanto verdade, que o que agrada a Deus não diz respeito a um grande número de almas que alguém evangelizou durante sua vida, mas no fruto do Espírito descrito em Gálatas 5: 22 e em Efésios 5: 9. 
Quando o Espírito nos concede um dom, nos tornamos servos e mordomos, e temos de agir sob Sua direção. Não podemos e não temos o direito de fazer nada em independência ou por nossa própria vontade. Não importa quão grande seja o poder do Espírito Santo em nós, ainda assim não passamos de servos e mordomos de Cristo, e Deus quer que nos comportemos como tais. Quando o Senhor está agindo na Sua Igreja, a vontade humana não tem lugar. Deus sempre trabalha conforme a Sua vontade. Isto é uma severa condenação a tudo o que os homens têm estabelecido no tocante à obra de Deus.

Numerosas congregações ao separarem seus ministros sem a indicação do Espírito Santo, cerceiam a Sua manifestação na Igreja; a indicação de ministros sem a direção do Espírito, nega todo o ensino bíblico.
Na Igreja de Deus a obediência e a dependência são requisitos fundamentais para a obra do Senhor; quem for separado para ocupar o ministério deve também ser cheio de fé, cheio do Espírito Santo, ter bom testemunho dentro e fora da Igreja e ainda ter a chamada divina para a função que exercerá. Será que estes princípios estão enraizados em nosso coração?
Se os cristãos puserem estas verdades em prática, Deus será glorificado e Suas bênçãos transbordarão.
Este texto foi baseado no Devocional Boa Semente.
Graça e Paz da parte do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário