MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A SABEDORIA HUMANA - TERRENA, ANIMAL E DIABÓLICA (Tiago 3:15).

A ciência mundana sempre tenta provar que tudo que se refere à Palavra de Deus é uma mentira ou plágio de alguma cultura passada. Quem é cristão sabe quem é o pai da mentira.
“Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar”, já dizia William Shakespeare. A verdade é que a mente humana não quer conceber a existência de um Deus que julgará e punirá todos os nossos atos bons ou maus praticados neste mundo. 
Para o homem atual é muito cômodo negar a veracidade das Escrituras Sagradas, visto que assim, ele poderá continuar numa vida dissoluta, isto é, fazendo o que bem entende, sem ser responsabilizado por suas escolhas. "Mas a sabedoria é justificada por seus filhos" (Lucas 7:35). 

Há vários historiadores antigos que corroboram a história bíblica (Flavio Josefo, Beroso, Heródoto...), demais a mais, milhares de pessoas que tiveram suas vidas transformadas e regeneradas pela experiência com Deus através do conhecimento e prática dos ensinos bíblicos, não podem ser ignoradas. Portanto faço minhas as palavras do apóstolo Paulo: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" (Romanos 1:16).
O profeta Isaías com muita propriedade, também analisa as intenções dos que propositalmente negam o juízo divino:
"Porque o vil fala obscenidade, e o seu coração pratica a iniquidade, para usar hipocrisia, e para proferir mentiras contra o Senhor, para deixar vazia a alma do faminto, e fazer com que o sedento venha a ter falta de bebida" (Isaías 32:6).
Em Provérbios 10:8 e 12:15 lemos: "O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado. O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio".
E para os que odeiam a Deus, ou seja, para os amantes deste mundo, Jesus Cristo completa com esta sentença: "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12:20)
L. M. S.

6 comentários:

  1. SE NÃO SABES ESSA CIÊNCIA QUE TIAGO FALA NÃO SÃO AS CIÊNCIAS QUE ESTUDAM COISAS PARA O NOSSO BEM, MAS É A TEOLOGIA QUE TENTA EXPLICAR DEUS E SUA PALAVRA, QUE É DADA A ENTENDER PELO ESPÍRITO SANTO E NÃO NO SEMINÁRIO, É ISTO QUE DEUS FALA NA SUA PALAVRA. TEOLOGIA É CIÊNCIA, TERRENA, ANIMAL E DIABÓLICA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
      Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. (Tiago 3:16-18).
      De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações (Tiago 4:1,4,8).
      A exegese aqui é clara, Tiago está a dizer que o coração dobre (aquele que deseja o mundo e a Deus) é um corruptor e que toda a sabedoria que vem de Deus vem para promover a paz, sem divisões, sem cobiça e sem vanglória. Não é isto o que acontece com as ciências humanas: Também vi eu que todo trabalho e toda destreza em obras "provêm da inveja" que o homem tem do seu próximo. Também isso é e vaidade e desejo vão. (Eclesiastes 4:4).

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Dizer que teologia é a sabedoria animal e diabólica a qual Tiago se refere é não ter a sabedoria que vem do alto mesmo.

      Excluir
  2. Dizer que teologia é a sabedoria animal e diabólica a qual Tiago se refere é não ter a sabedoria que vem do alto mesmo.

    ResponderExcluir