MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A FONTE QUE SALTA PARA A VIDA ETERNA.

"Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva". (João 4:10)
Esta passagem bíblica em João 4 é famosa entre cristãos. Vários pregadores já discorreram o assunto concentrando-se apenas na mulher samaritana. Quero neste estudo fixar-me em outra parte, isto é, na água do poço, na água viva oferecida por Jesus, e na fonte que esta água viva fará no interior daquele que conhecer o Dom de Deus.
A ORIGEM DOS SAMARITANOS
Em primeiro lugar quero contar quem eram os samaritanos. Os samaritanos eram um povo que veio habitar as terras de Israel após os israelitas terem sido levados cativos pelo rei assírio Salmaneser. A primeira leva de gente transportado à terra de Israel (reino do norte) não pôde habitar nela, pois foram atacados por leões e mortos. O rei assírio concluiu que por falta de conhecimento do culto ao Deus de Israel os enviados para o povoamento daquela terra foram, por isso, dizimados. Então mandou voltar um dos sacerdotes cativos e ensinar o novos colonos o temor e o culto, as tradições e a história do povo de Israel. Mas mesmo assim, as pessoas que aprenderam como deviam cultuar a Deus, continuaram com os seus deuses, de maneira que temiam ao Senhor, mas também serviam a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados (2 Reis 17:24-41).
O POÇO DE JACÓ
O poço não é especificamente mencionado no Antigo Testamento, mas Gênesis 33:18-20 afirma que, quando Jacó voltou a Siquém de Padã-Arã, ele acampou perto da cidade e comprou um campo dos filhos de Hamor por cem peças de dinheiro, onde armou a sua tenda e erigiu um altar ao Senhor. Os estudiosos da Bíblia afirmam que o lote de terra é a mesma sobre a qual poço de Jacó foi construído.
A ÁGUA DO POÇO
Numa época de peregrinações a coisa mais importante será o suprimento de água. Isaque, pai de Jacó, em sua vida nômade, cavou diversos poços e desentulhou outros cavados por seu pai Abraão. Jacó também precisou cavar poços para beber e dar de beber aos seus. O poço de Jacó no qual Jesus viu a mulher samaritana tirar água, ainda existe e com base numa medição realizada em 1935, a profundidade total do poço é de 42 metros, comprovando as palavras da mulher quando disse que o poço era fundo. Em março de 1697, quando Henry Maundrell visitou o poço de Jacó, o volume da água no poço media 4,6 m. Há muitos que, ainda hoje, veneram o poço de Jacó e a sua água, talvez como aquela mulher samaritana que, presa aos costumes religiosos ensinados, não conheceu o Dom de Deus quando este lhe pediu: "Da-me de beber".
No Livro de Gênesis está escrito que o Espírito de Deus, antes de recriar a terra, pairava sobre a face das águas (Gênesis 1:2). Este texto dá a entender que o Senhor Deus estava semeando as águas com vida. Uma particularidade dos organismos é a quantidade de água em sua composição. Nós humanos somos cerca de 70% água e por isso precisamos dela para sobreviver, podemos ficar vários dias sem comer, mas não sem beber água. Encontrar expressões como "mar", "rios" e "muitas águas" para referir-se aos povos e as nações é comum às Escrituras.
A ÁGUA QUE JESUS DÁ.
Jesus disse àquela samaritana na questão do verdadeiro local de culto (Jerusalém ou Gerizim), que os samaritanos adoravam sem o conhecimento e disse mais ainda, que Deus é Espírito e o importante para Ele são os que O adorem verdadeiramente em espírito (João 4:20-24). A adoração ensinada ou recebida por tradição não traduz em água viva, isto é, não fervilha no coração do cultuante, não lhe arde no interior o ouvir da Palavra de Deus, não lhe produz esperança a Suas promessas e não mareja-lhe o espírito e os olhos. Estes adoradores sem o conhecimento são como fontes secas perecendo no deserto, homens e mulheres buscando águas mortas, águas não inseminadas por Deus.
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida. João 6:63
Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. João 8:51
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17
E disseram um para o outro: Porventura não "ardia em nós o nosso coração" quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? Lucas 24:32
Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó Senhor, e a tua salvação segundo a tua palavra. Salmos 119:41
Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. Salmos 130:5
A FONTE QUE SALTA PARA A VIDA ETERNA.
"Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;" Hebreus 6:7
"Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva". 
Deuteronômio 32:2
"Como purificaremos o nosso caminho? Observando-o conforme a Palavra de Deus"; este trecho está no Livro dos Salmos, capítulo 119, verso 9. 
O Salmo 119 tem 117 versículos é o mais extenso da Bíblia e todos os seus versos tratam apenas de uma coisa: os benefícios da Palavra de Deus ao homem que ama-a, guarda-a em seu coração e tem-na em seu entendimento.
A santificação não acontece através da caridade ou bondade humana, pois elas não passam de obras mortas, mas quem observar o seu caminho, isto é, submeter a sua vida em obediência às Sagradas Escrituras, estará apto à produção dos frutos agradáveis ao Senhor, ou seja, as boas obras que Deus criou para que andássemos nelas. 
Jesus disse: Quem me rejeitar a mim, e não receber as "minhas palavras", já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia (João 12:48). 
Em Efésio 5:25 e 26, diz que Cristo amou sua Igreja e entregou Sua vida por ela para a santificar, purificando-a pela palavra, como se a lavasse com água. Na carta de Paulo a Tito, o apóstolo acrescenta que Deus pela Sua grande misericórdia, nos salvou do juízo através da lavagem regeneradora de Sua Palavra e da renovação causada em nós pela atuação do Seu Espírito Santo em compreendê-la e praticá-la (Tito 3:5). 
A Igreja de Cristo é a Sua noiva, desposada por Ele na Sua morte e ressurreição, ela deve esperá-Lo em santidade, conhecendo-O e amando-O, ansiando pelo grande dia da Sua vinda, o dia que Ele virá para buscá-la e levá-la para as "Bodas do Cordeiro", e ali desfrutar do matrimônio eterno com o Senhor. Toda esta esperança, todo este amor, todo este temor, conhecimento e santidade não se dará em fontes secas, pois, como diz a letra de uma canção, ser cristão é ter compromisso com Cristo.
Meu conselho aos cristãos é: comessem ler a Bíblia, desfrutem dos seus ensinos, orem ao Senhor e peçam a Ele o Seu Espírito para entenderem as Escrituras, corrijam suas vidas adequando-nas à Palavra de Deus, bebam da Água Viva do Senhor e uma fonte se fará em seus corações, assim Deus será louvado pelo mundo por causa do nosso bom testemunho.
"Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus; mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos". (Hebreus 6:7-9)
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário