MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Fé é igual Fidelidade (emunah, pistis) por Diego Yo'ets

Fé é igual Fidelidade (emunah, pistis) por Diego Yo'ets 

O que significa a palavra fé? Muitos dizem que fé é crer, acreditar, mas essa teoria é uma teoria humana e não bíblica, pois ela não condiz com as Escrituras no original. A palavra fé no português é uma abreviação da palavra fiel, e a palavra fiel é por sua vez uma abreviação da palavra fidelidade, portanto mesmo na língua portuguesa (brasileira) ela não tem o sentido de crença. Agora vamos analisar a palavra fé, no hebraico arcaico, o qual foi escrito a primeira aliança ("antigo testamento") é emunah, essa palavra é uma palavra feminina e só possui dois significados que são fidelidade e adesão, no hebraico moderno ela tem vários significados inclusive crer, mais a primeira aliança não foi escrita no hebraico moderno e sim no hebraico arcaico e isso tem muita diferença, um outro detalhe é que a palavra crer (confiança) no hebraico é BOTEACH (CREIO) verbo LIVTOACH (ACREDITAR), então eu pergunto se a palavra crer e fé são de raízes e distinções diferentes como elas podem ter o mesmo o mesmo significado? Vejamos o texto de atos 16:31 onde diz: "CRÊ" no Senhor Jesus e serás salvo , tu e a tua casa; esta palavra no hebraico é MAAMIN que significa OBEDECER e no grego pisteuo, portanto quando diz: CRÊ no Senhor Jesus e serás salvo , o sentido é de obediência ao Senhor, ou seja, se tu fores obediente serás salvo tu e a tua casa, pois se só o fato de crer salvasse não seria necessário o ARREPENDIMENTO, a SANTIDADE, nem a busca pela santificação nas Escrituras, bastaria somente acreditar, portanto não basta só crermos, devemos ser obedientes a Cristo e a sua Palavra. Em João 15 diz que somos amigos do Senhor quando obedecemos e cumprimos sua palavra, e quando se fala em obedecer e cumprir seus mandamentos não é só em conhecer ou acreditar como muitos pensam, mais viver esses mandamentos na prática do dia a dia. Algumas pessoas dizem acreditar em Jesus como o Messias, contudo insistem em viver longe daquilo que ele ensinou, mas os Seus mandamentos não são pesados aos crentes pois são obedecidos por uma fé que opera por Amor (Gálatas 5:6; 1 João 5:3; Mateus 11:29-30). Sobre o texto em grego de Hebreus 11:1, temos: Ora, a fé (πιστις pistis) é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. E Segundo Strong fé (πιστις, pistis) entre outras coisas significa: fidelidade, lealdade. Deus quer do homem uma crença ativa, ou seja, uma obediência e por isso é dito: ''Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar''.
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tg 2:17)

Por Diego Yo'ets. 

Um comentário: