MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A MULHER ADÚLTERA. (João 8:2-11)

A MULHER ADÚLTERA.
"Pela manhã cedo voltou ao templo, e todo o povo vinha ter com ele; e Jesus, sentando-se o ensinava. Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.
Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.
Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais." (João 8:2-11)
Já ouvi muitas pregações sobre esta passagem, ouvi boas pregações e algumas ruins. A respeito das ruins, ouvi de certas pessoas que, nestes versículos, Jesus aboliu a LEI e conseqüentemente a PENA DE MORTE. A interpretação de qualquer texto bíblico requer em 1° lugar, a revelação do Espírito Santo e sendo o Senhor um Deus de paz e não de confusão, Ele dará àquele que se submete humildemente ao Seu domínio e sabedoria, o entendimento para, em 2° lugar, buscar a hermenêutica correta, isto é, não isolar um assunto, mas vê-lo em sua totalidade.
Vejamos o que está escrito na LEI DE MOISÉS a respeito do adultério: "Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente MORRERÁ O ADÚLTERO E A ADÚLTERA." (Levítico 20:10). É visível que a intenção dos escribas e fariseus tinha um propósito de tentar a Jesus, não estavam interessados na justiça, pois ninguém pode, pela lei, cometer adultério sozinho, quero dizer, onde estava o homem com o qual ela havia adulterado? Na Lei está implícito: "CERTAMENTE MORRERÁ O ADÚLTERO E A ADÚLTERA".
A Lei é santa e o mandamento é santo, justo e bom. Alguns disseram em suas pregações que ao abaixar-se, Jesus escrevia na terra os pecados de cada um dos acusadores, outros falaram que o Senhor estava reescrevendo a vida daquela mulher a partir daquele dia, porém não há registro do que Ele escreveu no chão.
O meu palpite é que Cristo redigiu no solo os textos da Lei que tratavam do adultério (Levítico 20:10) e das testemunhas (Êxodo 20:16 e Deuteronômio 17:6). Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá. (Deuteronômio 17:6). Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. (Êxodo 20:16).
O importante não é o meu palpite, mas a análise correta dos fatos:
1. Foi pega no ato de adultério (fato),
2. Adúlteros eram punidos com a morte por apedrejamento (fato),
3. Onde estava o homem com quem ela pecou? (fato),
4. Onde estavam as duas ou mais testemunhas oculares? (fato)
Na Lei está escrito: "Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça. Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. A justiça, somente a justiça seguirás; para que vivas, e possuas em herança a terra que te dará o Senhor teu Deus." (Deuteronômio 16:18-20)
Portanto, "aquele que estiver sem pecado, atire a primeira pedra!"
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário