MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

NEM "TRANSUBSTANCIAÇÃO", NEM "CONSUBSTANCIAÇÃO".


Transubstanciação é a doutrina que crê na transformação do pão e do vinho na substância do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo após o ato de consagração, isto é, nessa doutrina acredita-se na presença real de Cristo na Eucaristia (Ceia do Senhor).

Consubstanciação é o termo que indica a crença na união local das substâncias do corpo e do sangue de Cristo com a substância do pão e do vinho. Assim sendo, o verdadeiro corpo e sangue de Cristo se encontram presentes real e localmente EM, COM e SOB a substância do pão e do vinho sem modificá-las (transformá-las). Este conceito opõe-se a definição de transubstanciação na qual se crê que a substância do pão e do vinho sejam transformadas na substância do corpo e sangue de Jesus.

Mateus 16:6-8,11-12 - "E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus. E eles arrazoavam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão. E Jesus, percebendo isso, disse: Por que arrazoais entre vós, homens de pouca fé, sobre o não terdes trazido pão? Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus? Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus."


1 Coríntios 10:14-17, 24 - "Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem."


1 Coríntios 11:20-21,28-31 - "De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, NÃO DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados."

COMER DE UM PÃO E BEBER DE UM CÁLICE NÃO SIGNIFICA NADA SE ISSO NÃO É FEITO E PRATICADO DIARIAMENTE ENTRE OS MEMBROS DO CORPO DE CRISTO NO AMOR DE DELE. A VERDADEIRA COMUNHÃO (CEIA DO SENHOR) SE FAZ NO AMOR MANIFESTADO DIARIAMENTE ENTRE OS IRMÃOS, ATRAVÉS DAS BOAS OBRAS PRATICADAS UNS PARA COM OS OUTROS (PARTILHA DE BENS EM SOCORRO DOS NECESSITADOS, BOM TESTEMUNHO CRISTÃO, SOFRER AS DORES DO PRÓXIMO, SERVIR SEMPRE, TER APREÇO PELOS IRMÃOS, SER HOSPITALEIRO, VIVER EM UNIÃO, ETC). 

O CORPO DE CRISTO É A IGREJA, LOGO A IGREJA DEVE SER SANTA, O PÃO DA CEIA DO SENHOR NÃO É SANTO, POIS É APENAS UM SÍMBOLO DO QUE REPRESENTA A UNIDADE DO CORPO DE CRISTO. O PÃO NÃO SE TRANSFORMA NA CARNE DE CRISTO E NEM CONTÉM NADA MÁGICO DEPOIS DA AÇÃO DE GRAÇAS (ORAÇÃO), CONTINUA SENDO UM SIMPLES PÃO, OU SEJA O PÃO DA CEIA NÃO É JESUS E TAMBÉM NÃO CONTÉM A SUBSTÂNCIA DE CRISTO NELE. DA MESMA MANEIRA O CÁLICE QUE PARTILHAMOS, NÃO É E NEM CONTÉM O SANGUE DE JESUS, MAS DEMONSTRA-NOS SIMBOLICAMENTE QUE, MESMO SENDO MUITOS, TODOS COMUNGAMOS DE UMA MESMA VIDA COMO IRMÃOS CONSANGUÍNEOS (FILHOS DE UM MESMO PAI). 

AS ESCRITURAS SAGRADAS QUEREM NOS ENSINAR QUE OS OBJETOS (PÃO E CÁLICE) SIMBOLIZAM A COMUNHÃO E A UNIDADE QUE DEVE EXISTIR ENTRE OS QUE SÃO DE JESUS. QUEM SE IMPORTA COM O TIPO DO PÃO E DO VINHO DA CEIA DO SENHOR (SE O PÃO É SEM FERMENTO OU SE O VINHO É SEM MISTURA), NÃO TEM A MÍNIMA IDEIA DO QUE É O CORPO DE CRISTO, OU SEJA, ESTÁ APEGADO AO TERRENO E NÃO COMPREENDE AS COISAS DO ESPÍRITO, ESTÁ DOENTE, FRACO E DORMENTE, ENGANANDO-SE A SI MESMO PELO QUE VÊ. 

"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." (1 Coríntios 2:9)

"PORTANTO DEIXEMOS DE TODA A IDOLATRIA!"

L. M. S.


5 comentários:

  1. Nem transubstanciação nem consubstanciação.
    Qual o termo teológico usado para essa aplicação dos elementos da santa ceia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termo teológico é "Símbolo", isto é, os elementos são símbolos da unidade e da comunhão que deve haver entre os membros do Corpo de Cristo. Portanto a Ceia do Senhor é representada por uma "mesa" onde os remidos lembram-se da morte e ressurreição do Unigênito Filho de Deus, que nos fez integrantes de uma mesma família, a saber a família de Deus.

      Excluir
    2. Obrigado pela elucidação nobre companheiro

      Excluir
    3. Obrigado pela elucidação nobre companheiro

      Excluir
  2. Nem transubstanciação nem consubstanciação.
    Qual o termo teológico usado para essa aplicação dos elementos da santa ceia?

    ResponderExcluir