MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

HIPÓCRITA! TIRA A TRAVE DO TEU OLHO.

Significado de "trave" - Viga de grandes dimensões usada na construção de edifícios; trava, viga.
"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão". (Mateus 7:1-5)
"Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, SE NÓS JULGÁSSEMOS A NÓS MESMOS, NÃO SERÍAMOS JULGADOS. Mas, QUANDO SOMOS JULGADOS, somos REPREENDIDOS PELO SENHOR, para não sermos condenados com o mundo". (1 Coríntios 11:27-32)
O apóstolo Paulo diz que quando a igreja se reúne, um tem salmo, outro tem doutrina, um tem revelação, outro tem língua e outro tem interpretação, todas estas coisas têm um só propósito: a edificação, isto é, a construção do Corpo de Cristo (1 Coríntios 14:26).
A "doutrina e a revelação" são itens muito importantes para a correção dos erros na Igreja, pois funcionam como um esquadro e prumo na construção de um edifício, o qual deve estar alinhado à sua base que, no caso da Igreja, esta base é Cristo, o fundamento dos apóstolos e dos profetas. Edificar sem dar crédito a isto, certamente condenará à queda toda a construção. A Palavra de Deus não é de domínio próprio de teólogos, mas de toda a congregação (Romanos 10:8) e sendo assim, todos irrestritamente devem submissão à exortação vinda de quem o Espírito Santo escolher, pois somente desta maneira o Corpo será edificado no Senhor.
Os jactanciosos fariseus detestavam ser exortados por Jesus; eles se achavam irrepreensíveis. Os fariseus atavam fardos pesados sobre os ombros dos outros, mas eles mesmos não os tocavam nem com um dedo (Mateus 23:4). 
Jesus disse: "Tira a trave dos teus olhos". Isto mesmo, tiremos aquilo que nos cega a visão espiritual, o empecilho da nossa vida e só depois estaremos aptos a limpar o pequeno cisco no olho do nosso irmão.
Muitos cristão pensam que em 1 Coríntios 11:27-32, Paulo está apenas dando instruções de como celebrar a liturgia da Ceia do Senhor, mas o apóstolo está falando também pela revelação do Espírito Santo, da vida cristã de cada crente em Jesus. Comer do pão e beber do cálice do Senhor indignamente trata-se dos que não sabem o que a Igreja é; pois não discernem, não entendem, não têm a compreensão do do que é o Corpo de Cristo, e nem sabem a sua função Nele; e por causa disso há muitos doentes espirituais e até mortos espirituais, num local onde deveria haver vida com abundância. A Igreja é um corpo onde cada membro trabalha para o bem comum deste corpo; quem comanda o corpo não é Jesus Cristo, que é a Cabeça do corpo, e pela regência do Seu Espírito Santo, O qual distribui dons e ministérios (funções) como Lhe apraz.
Deixemos de julgar os outros e passemos a julgar a nós mesmos. Se formos repreendidos pelo Senhor é porque Ele ainda nos ama e nos tem por seus filhos. Na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser motivo de alegria, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela (Hebreus 12:6;11).
FILHO MEU, NÃO DESPREZES A CORREÇÃO DE TEU PAI, E NÃO DEIXES O ENSINAMENTO DA TUA MÃE (Provérbios 1:8).
Ev. Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário