MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A HISTÓRIA DO CARVALHO (ÁRVORE).


Para os que sofrem por amor a justiça.
"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:10).









O "carvalho" (árvore) é usado pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente. Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorridas numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho, que naturalmente é a árvore que mais absorve as consequências de temporais.
Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam cada vez mais na terra, e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo! Os cientistas não precisam fazer muitas análises para saber isso! Basta apenas eles olharem para o carvalho.
Por absorver as consequências das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, triste e cansada, como se realmente tivesse feito muita força para suportar o mau tempo. Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido. Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme!
(Texto de autor desconhecido).
Isaías 61:1-4
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem CARVALHOS DE JUSTIÇA, plantação do Senhor, para que Ele seja glorificado. E eles edificarão as antigas ruínas, levantarão as desolações de outrora, e restaurarão as cidades assoladas, as desolações de muitas gerações.
Quando Jesus terminou o seu jejum no deserto, Ele voltou à Galileia e ensinava nas sinagogas. Um dia em Nazaré, num sábado, foi-lhe dado o livro do profeta Isaías que, ao abri-lo, encontrou o texto acima; após a leitura todos ficaram fitos Nele e então Jesus disse: "Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos".
O trecho de Isaías 61 concorda com Mateus 5:3-12, "As bem-aventuranças". Veja:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
As particularidades do CARVALHO (árvore do gênero "Quercus") incluem a resistência às catástrofes e sua longevidade, pois esta árvore pode viver cerca de mil anos e suportar as intempéries ao longo dos séculos. Não é sem motivo que as Escrituras comparam os crentes em Deus como os carvalhos.
Sempre houve, na história do homem, modismos e costumes vãos, depravações e torpezas, violências e injustiças, corrupção e imoralidade, enfim, obras carnais que distanciaram o homem de seu Criador; mas mesmo assim, há alguns que não aderiram e nem aderem aos ditames mundanos, pois permanecem firmes às raízes suportando as terríveis tempestades que caem sobre si, não trocando os conceitos bíblicos pelos seculares. Como carvalhos, estes homens e mulheres não se deixam levar pelas imposições dos temporais; eles sofrem, choram, clamam e esperam pelo dia em que a justiça virá e reinará soberana neste mundo, pois neste Grande Dia receberão das mãos de Deus o prêmio pela perseverança, pela paciência e fé, a saber, a epígrafe de CARVALHOS DE JUSTIÇA, PLANTAÇÃO DO SENHOR PARA A GLÓRIA DE DEUS. Estes poucos justos são a causa da subsistência do mundo (Isaías 1:9). Amém!
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário