MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 2 de março de 2015

VIVER MAIS UM POUCO? SOBRE AQUELES 15 ANOS A MAIS... NÃO SERIA MELHOR DIZER: "SEJA FEITA A TUA VONTADE"?

O rei ia mal de saúde, e Deus manda então seu profeta informar-lhe que seus dias de vida iam terminando. Ezequias então (esse era o nome do rei), ao ser informado por Isaías (o nome do profeta), chora copiosamente pelo fim precoce que lhe era destinado. Aos prantos vira-se no seu leito e ora ao Senhor, lembrando-O de que ele fora um rei justo e que também fizera o que era reto diante de Deus enquanto tinha saúde.
Ezequias assumiu o cargo com vinte e cinco anos, trabalhou no temor a Deus e pôs o seu reino sob o comando e dependência dos desígnios divinos durante quase quinze anos. Mas antes de completar 40 anos, vê sua vida chegar ao fim.
Esta história encontra-se entre os capítulos 18 e 21 do segundo livro de Reis da Bíblia Sagrada (o começo do capítulo 21 fala de seu filho e sucessor, o Rei Manassés).
Enquanto Ezequias chorava, Deus manda que seu profeta retorne e avise que ganhara 15 anos a mais, que não morreria diante de tamanha enfermidade.
UM GRAU NO TEMPO DE DEUS.
"Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor dizendo: Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.
E acrescentarei aos teus dias quinze anos,... Disse Isaías: Isto te será sinal, da parte do Senhor, de que o Senhor cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus,..." 2 Reis 20:1-6 e 9
Nota - SABE QUANTO É 1° (GRAU) NUM RELÓGIO DE SOL? APENAS 4 MINUTOS. POR ESTE RACIOCÍNIO, OS 15 ANOS CONCEDIDOS A EZEQUIAS SERIAM DE 10° (GRAUS) NO RELÓGIO DE SOL, OU SEJA 40 MINUTOS NO TEMPO DE DEUS. L. M. S.
Radiante com sua cura, o rei de Judá recebe a visita diplomática dos babilônicos, aos quais mostra todas as riquezas do reino. Os embaixadores de Babilônia tiveram acesso às armas, as defesas, ao ouro do Templo e do Palácio, e toda a fortuna gerada em Judá.
Isaías é reconvocado por Deus para informar ao rei Ezequias as consequências daquele ato impensado, pois a sua conduta incontinente estimulou a ganância dos babilônicos os quais agora já sabiam o que havia de valor a ser tomado e quais seriam as defesas dos judeus caso houvesse resistência.
Também, nesses quinze anos de sobrevida, um herdeiro, um príncipe foi gerado, seu nome: Manassés, que aos treze, assume o reinado deixado pelo falecido pai, seria um dos mais cruéis reis que aquele povo já viu (os relatos afirmam que ele conseguiu ser pior do que os reis dos povos pagãos). Durante 55 anos de reinado (mais tempo que o Ezequias vivera em toda a sua vida), Manassés desfez todo o bom trabalho feito pelo pai, queimando os próprios filhos vivos em nome do deus Moloque, e mandando serrar o profeta Isaías ao meio, depois de colocá-lo dentro de um tronco oco. Manassés fez com que todo o povo de Judá fosse afastado do Deus Altíssimo, ensinando-os a cometer erros, e tudo isto custou caríssimo ao povo que viveu sob o seu jugo. As consequências foram fatais ao destino daquele reino.
E se o plano inicial de Deus não tivesse sido questionado? Se o destino da morte precoce do bom Ezequias tivesse se cumprido, Manassés não haveria nascido, nem os bens de toda uma nação teriam sido expostos aos que seriam seus escravizadores tempos depois. Não despertaria a cobiça da nação que viria a saqueá-la anos mais tarde, através do rei babilônico Nabucodonosor.
O que veio acontecer às pessoas e as famílias dos súditos nos quinze anos a mais vividos por Ezequias, foram trágicas e macularam com muito sangue esse período da história judaica. Valeu a pena ter vivido mais 15 anos realmente? Certamente Ezequias diria que sim. Deus mostrou que tudo pode a seu servo. Mas, e o preço disso compensou?
Parece-nos mau quando morre um justo enquanto o injusto permanece vivo, mas o que aconteceria se tudo fosse feito conforme a dor de nossos corações?
Creio que exista propósito em tudo no mundo. Ezequias é um relato do quanto podemos errar contornando o destino que Deus nos reserva.
Nessas horas nunca é fácil orar "SEJA FEITA A TUA VONTADE", mas é sempre bom lembrar que esta Vontade é eternamente perfeita.
Extraído do site cristãoconfuso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário