MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 2 de março de 2015

POR QUE NO DIA DE PENTECOSTES (ATOS CAPÍTULO 2), ALGUNS ENTENDERAM AS LÍNGUAS DO ESPÍRITO SANTOS E OUTROS NÃO.

ATOS 2:5-13
E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Asia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
Lucas narra que muitos religiosos de várias nações estavam habitando em Jerusalém por ocasião das festas judaicas (Páscoa e Pães Ázimos, Primícias e Pentecostes). Em João capítulo 12 versículo 20 e 21, diz que alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia (talvez porque Filipe fosse fluente no idioma grego devido à sua descendência ou naturalidade), e rogaram-lhe, dizendo: "queríamos ver a Jesus" [quando nas Escrituras se faz referência ao "grego", não quer dizer necessariamente um estrangeiro, mas pode ser um judeu de língua materna grega, não natural da Judeia ou de linhagem não puramente judaica].

Muitos outros povos viam no judaísmo algo diferente de outras religiões, talvez pela conduta moral, reverente e peculiar dos seus praticantes ou porque estavam buscando um Deus Único e, Nele, uma vida de santificação.
O profeta Ageu no cap. 1 verso 7 diz assim: "Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos". Em Jeremias cap. 29 verso 32 está escrito: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração". Jesus completa o quadro quando afirma que aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, abrir-se-lhe-á (Mateus 7:8; Lucas 11:10) e a Sua exortação continua em Lucas 11 verso 13: "Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" Neste trecho Jesus diz que a boa dádiva do Pai celestial é o Espírito Santo, ou seja, o Espírito Santo é um "dom" concedido por Deus à todos os que pedirem por Ele. É estranho que hoje em dia haja cristãos que queiram separar o Espírito Santo dos dons espirituais e mais estranho ainda afirmarem não ser preciso pedir ao Pai o Seu Espírito Santo, não sei em que parte das Escrituras esse tais se baseiam, pois o próprio Senhor disse que o "Pai O daria a quem lho pedir". Outra coisa muito interessante é o que Pedro diz em Atos 5:32; vejam: E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus "deu àqueles que lhe obedecem". Já expus, em um estudo anterior, a diferença entre crença e fé no grego e no hebraico, ou seja, tanto na língua grega como no hebraico antigo, a palavra fé significa "fidelidade", "adesão"; portanto o apóstolo Pedro está afirmando que Deus somente dará o Espírito Santo aos que Lhe são obedientes, isto é, aos fiéis, aos praticantes da Palavra de Deus e não àqueles que apenas acreditam.
ISAÍAS 29:13
"Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído".
Daqueles que vinham até Jerusalém para comemorar as festas, entre eles estavam pessoas fiéis ao Deus de Israel, religiosos, tradicionais, talvez turistas e quem sabe alguns curiosos. Jesus disse a Nicodemos que o vento (Rúach - Espírito) sopra onde quer, alguns ouvem a sua voz mas não podem saber de onde vem nem para onde vai (João 3:8). Assim como o vento, são também os espirituais que discernem bem tudo, mas não são discernidos por ninguém (1 Coríntios 2:15).

Os que estavam habitando em Jerusalém por ocasião das festas judaicas, eram tanto naturais como estrangeiros, tanto das regiões de Israel, como de países vizinhos e de outros países pertencentes ao Império Romano. O que eu quero dizer, é que as línguas faladas nas nações ao redor de Israel (Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Capadócia, Ponto e Asia, Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes - Atos 2:9-11) não eram idiomas totalmente estranhos aos judeus. Se ouvirmos algum turista falar em espanhol naturalmente saberemos que língua ele está falando, mesmo que não possamos entender o idioma, faremos a associação a um país vizinho do Brasil como Argentina, Paraguai, Chile... O que ocorreu no dia de Pentecostes em Jerusalém, foi exatamente o que Jesus disse a Nicodemos: "O Vento Impetuoso e Veemente (Espírito Santo de Deus) soprou e só os espirituais puderam discernir"; os turistas, curiosos, religiosos tradicionais não puderam entender a voz do Rúach de Deus e, zombando, disseram que os discípulos de Cristo estavam todos bêbados. Observe isto: "Como, pois, os ouvimos, cada um, na NOSSA PRÓPRIA LÍNGUA em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, JUDEIA,..." Como se vê no texto, uma das línguas faladas pelos que foram cheios do Espírito Santo era comum aos habitantes da JUDEIA, isto é, ouvia-se na língua materna dos judeus: "CADA UM OUVIA FALAR NA SUA PRÓPRIA LÍNGUA MATERNA". Então como era possível que apenas alguns judeus entendessem e outros não?

Por que?! Veja Jesus repetindo o profeta Isaías em Mateus 15:8 - "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim". E ainda em Marcos 7:6 - "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim."
Resumo da matéria - As línguas faladas pelos que foram cheios do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, não foram faladas nos idiomas conhecidos dos homens, pois elas eram idiomas espirituais, as línguas dos anjos que exaltam a grandeza de Deus noite e dia e para toda eternidade. Os homens piedosos ouviram-nas nos idiomas em que eram nascidos porque buscavam a Deus como meninos nascidos da Água e do Espírito, ouvintes não esquecidos, mas praticantes da Palavra de Deus. "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:21). Amém!
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário