MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 2 de março de 2015

MAR E RIO - SIGNIFICADOS NA BÍBLIA.

A palavra MAR na Bíblia, tem conotação de nações, povos que desconhecem o Senhor Deus, pois são as águas das quais não se podem beber, águas amargas e não potáveis. No Livro dos Salmos (68:22) diz: "... farei voltar o meu povo das profundezas do mar"; Jesus disse que faria dos seus discípulos pescadores de homens (Mateus 4:19), concordando com o verso 22 do Salmo 68, mostra-nos as Escrituras que do meio das nações da Terra o povo de Deus é por Ele escolhido e salvo.
Sabemos então qual é o significado bíblico para a palavra Mar, mas qual será o significado de RIO nas Escrituras?
"Quem crê em mim, como diz a Escritura, RIOS de água viva correrão do seu ventre" (João 7:38).
Esta frase deixa claro que a palavra Rio refere-se aos crentes em Jesus, pois com sua água doce pode matar a sede de quem beber. Também fica claro que Cristo é a fonte e que Dele procede a água salutar.
Em Ezequiel 47 o profeta vê águas que saem do Templo e que tornam-se em um RIO profundo com muitas árvores nas suas margens, passando pelo deserto descendo até o mar, e chegando ao mar saravam as suas águas tornando-as férteis e cheias de vida (versos 1 ao 9).
A missão dos crentes em Jesus é a de levar a Palavra de Deus como ela é, sem tirar nem acrescentar um jota ou til, isto é, não falsificar as Escrituras Sagradas e assim levar a salvação às nações da Terra.
Em Apocalipse 12:15 diz: "E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, ÁGUA COMO UM RIO, para que pela corrente a fizesse arrebatar". Sabemos que o pai da mentira é o diabo e no verso 4 do mesmo capítulo, está escrito que com sua calda o dragão levou após si a terça parte das estrelas do céu lançando-as na terra. Bem! A interpretação dos versos 4 e 15 é que, crentes dando ouvidos às doutrinas de demônios, apostataram-se da fé e se fizeram seguidores de satanás, parecem-se como um RIO, pois já o foram um dia, mas não perseveraram; estes são lançados contra os escolhidos de Deus, sob o comando do dragão, pois saem da sua boca com intuito de arrebatá-los, ou seja, tirá-los das mãos do Senhor.
Mateus 7:24-27
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e desceu a chuva, e CORRERAM OS RIOS, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava "edificada sobre a ROCHA". E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Nos versos acima vemos os dois tipos de fundamento onde podemos edificar: ROCHA E AREIA. Como exemplo de Rocha temos o Senhor Jesus Cristo, a Palavra de Deus. Como Areia (pó) temos os homens que são metamorfoses ambulantes, palha levado pelo vento. Cuidado onde você edifica!
"Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre" (Salmos 125:1)
L. M. S.

21 comentários:

  1. Excelente esta explanaçao! Era exatamente o q Deus queria me ensinar pelas as escrituras e eu n estava entendendo! q Deus abencoe sua vida grandemente Levi!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Senhor Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo te abençoe também com Suas muitas misericórdias e te mantenha sempre com o coração aberto para ouvir o que o Espírito diz. Paz seja contigo!

      Excluir
  2. Muito obrigado! Foi de grande ajuda esse texto.
    Shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a sua visita ao meu blog e também pelo seu comentário. Que a paz do nosso Senhor seja contigo!

      Excluir
  3. Bem coerente este estudo...
    Edificante !
    Que a Graça do Magnificentíssimo Criador esteja sobre nós !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que a paz de nosso Salvador Jesus Cristo esteja contigo. Obrigado pela sua visita.

      Excluir
    2. A pergunta é.o mar na parábola sgnifica o mundo

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Neste ponto gostaria de fazer um adendo. O mar, o oceano, as aguas na biblia representam na verdade a morte, à qual Jesus vence, quando nos liberta. Ele esta acima da morte. Quando Jesus "caminha" do ponto de vista simbolico sobre as aguas, é uma clara representacao da sua vitoria sobre ela. Outro simbolismo forté é quando Pedro tenta fazer o mesmo ("caminhar" sobre as aguas) e afunda e é resgatado por Jesus, uma representacao clara do que Jesus faz pela humanidade. Da mesma forma, a barca retratada nesta passagem representa a Igreja que disseminará os ensinamentos de Jesus a toda a humanidade e os cantos do mundo. No Primeiro Testamento tambem, no livro do Êxodo, os judeus ao atravessarem m Mar Vermelho, na fuga do Egito, representa tambem fortemente a vitoria sobre a morte, a escravidao, a descrença. Espero ter contribuído para auxiliar na interpretacao biblica. Grande abraco a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite e sonhar com mar agitado, e de repente esse mesmo mar fica tranquilo, e pessoas até boiando e andando por cima das águas,e de repente começa sair cobras de dentro desse mar calmo? Uma amiga teve esse sonho, onde no sonho estava eu e ela

      Excluir
  6. MAR, SIGNIFICA MUNDO......RIOS D AGUA VIVA CORRERAO SOBRE TI,,, ESPIRITO

    ResponderExcluir
  7. Obrigada! Me ajudou a começar a discernir sobre uma profecia que recebi, onde Deus mostrava um rio dentro do mar em que as águas não se misturavam, era um rio de aguas limpas de cor verde. Falou tb de um deserto que não tinha aparencia de deserto onde a água brotava da terra, que passaria por um deserto sem saber que era deserto. Falou para eu ir buscar águas mais profundas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Levi,

    A paz do Senhor seja com você, tenho dúvidas sobre o assunto mais irei buscar na palavra resposta para o que Deus falou comigo que ainda não entende, Deus te abençoe poderosamente.

    ResponderExcluir
  9. Não paro de sonhar que estou de baixo do mar.. as vezes com tubarões e até uma baleia gigante isso não sai da minha cabeça com essas explicações acho q dá pra ter uma certa noção ou não...

    ResponderExcluir
  10. Busquei entender sobre essa passagem bíblica,achei muito pratica obrigado

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Sonhei com um Rio de águas tranquilas e limpas, onde eu apreciava a bela paisagem, esse Rio ficava na parte superior, como se fosse uma montanha pois além de ver e sentir as águas fluindo, eu avistava, abaixo de mim, o mar!

    ResponderExcluir
  13. Sonhei com um Rio de águas tranquilas e limpas, onde eu apreciava a bela paisagem, esse Rio ficava na parte superior, como se fosse uma montanha pois além de ver e sentir as águas fluindo, eu avistava, abaixo de mim, o mar!

    ResponderExcluir