MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

terça-feira, 17 de março de 2015

O HERDEIRO E O SERVO (Gálatas 4).


Em Gálatas capítulo quatro, Paulo faz a comparação entre o servo e o herdeiro, entre as duas Alianças (Lei e Graça), entre Hagar e Sara, entre a Jerusalém terrena e a Jerusalém Celestial, entre o monte Sinai e Cristo.
Paulo começa dizendo que todo o herdeiro enquanto menino, em nada difere do servo que vive junto na casa, pois ainda está aos cuidados de tutores e curadores mesmo sendo senhor de tudo, até que chegue o dia da sua maturidade. Igualmente um crente, seja ele um novo convertido ou não, está sob a proteção de outros crentes, no entanto esta guarda não confere desigualdade ou distinção como alguns alardeiam. Alguns acham-se superiores aos outros considerando-se coisa importante no seio da igreja porque foram postos por ministros na casa do Senhor, mas a verdade é que "todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal" (Mateus 20:26), isto quer dizer que os ministros da Igreja estão nela para servirem os membros dela, isto é, servirem as mesas e não serem servidos.
"Eles têm zelo por vós, não como convém, mas querem excluir-vos para que vós tenhais zelo por eles" (Gálatas 4:17).
Como no verso acima, também agem assim os que, aproveitando-se da ignorância de alguns cristãos, posam de autoridades eclesiásticas dizendo-se zelosos do rebanho do Senhor, mas a intenção real é destacarem-se dos demais e parecerem aos olhos dos humildes serem alguma coisa, excluindo, segregando, dividindo, recebendo os primeiros lugares e pondo o povo de Deus à execução dos seus caprichos e serviços.
O Espírito Santo pôs na Igreja uns para apóstolos, outros para profetas, alguns para evangelistas e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério e a para edificação do Corpo de Cristo (Efésios 4:11-12), estes serviçais estão no Corpo com funções e não como dignitários, a única distinção aqui é que alguns estão para servir enquanto que outros, ainda meninos na fé, são servidos pelos ministros. A função de um tutor é de proteger, auxiliar e defender alguém que, devido à pouca idade, não pode fazê-lo por si só; semelhantemente a curatela (função do curador) é o encargo da administração dos bens de uma pessoa não capacitada para tal; por causa disso é que Paulo usa as duas expressões em Gálatas 4:2, ou seja, os mais velhos cuidam dos mais novos como numa família, até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (Efésios 4:13).
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário