MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sábado, 7 de março de 2015

AS MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ, E EU CONHEÇO-AS, E ELAS ME SEGUEM (João 10:27).


"Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz". (João 10:2-4)
O capítulo 10 do Evangelho de João trata do relacionamento íntimo e pessoal entre a ovelha e o Pastor, isto é, entre o crente e Jesus Cristo e o primeiro quesito para ser uma ovelha do rebanho de Cristo é ouvir a Sua voz. Hoje as multidões ouvem várias vozes existentes no mundo; o apóstolo Paulo diz que há, por exemplo, tantas espécies de vozes no mundo e nenhuma delas sem significado, mas se eu ignorar o sentido da voz serei estrangeiro para aquele que fala e o que fala será também um estranho para mim (1 Coríntios 14:10-11). Jesus disse que de modo nenhum as Suas ovelhas seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos (João 10:5), pois a voz do Senhor chama as suas ovelhas para fora deste mundo e as tira dele indo adiante delas, por isso as ovelhas o seguem reconhecendo o Seu chamado (João 10:4).
O profeta Jeremias escreveu: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? (Jeremias 17:9)". Mas no Livo dos Salmos nos diz: "O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus (Salmos 51:17)".
O significado de contrito é: mortificado, arrependido, triste, compungido e pesaroso.
O significado de quebrantado é: que está sem forças, debilitado, extenuado, abatido, alquebrado, adormecido, confrangido, debilitado, infrato, mórbido, prejudicado e quebrado.
O coração humano é apto para enganar, pois é tão perverso que o seu próprio dono não o conhece. O homem vem sendo enganado pelo seu próprio coração desde o Éden. As palavras agradáveis proferidas por lábios lisonjeiros, vozes que massageiam o ego dos ouvintes e sons dissimulados provocadores de comichões nos ouvidos vêm conduzindo a humanidade por milênios, tudo porque são vozes que o enganoso e perverso coração quer ouvir. A única mareira de deixar os enganos do coração humano será por meio da contrição e do quebrantamento desse coração e isto não se faz pela filosofia, ciência, autoconhecimento ou por qualquer outra faculdade e virtude humana, mas somente pelo Dom de Deus.
AS MINHAS OVELHAS OUVEM A MINHA VOZ!
(Lucas 24:13-32) No dia da ressurreição de Cristo, dois discípulos estavam à caminho de Emaús, um povoado que ficava uns onze quilômetros de Jerusalém. Estes dois conversavam entre si sobre os acontecimentos ocorridos e Jesus pôs-se ao lado deles, e caminhou com eles, e abriu-lhes as Escrituras, mas não O reconheceram; até chegarem na aldeia e sentarem-se à mesa, e num gesto, no partir do pão, seus olhos se abriram e viram que era o Senhor quem os acompanhara. No verso 32 eles disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? A Voz do Senhor não faz comichões nos ouvidos, não massageia o ego do homem e nem faz lisonjas, pois ela arde como chama nos corações das ovelhas, por causa disto é que as suas ovelhas o reconhecem, não por vista, mas no partir do pão pelo Seu gesto de amor na cruz.
... E EU CONHEÇO-AS!
(João 20:1-18) Maria Madalena foi de madrugada ao sepulcro e viu que a pedra fora removida, então ela correu para avisar Pedro e João os quais dirigiram-se às pressas para o local e constataram que o túmulo estava vazio. Os dois discípulos voltaram para a casa, mas Maria não. Ela ficou perto da porta do sepulcro e começou chorar, e chorando olhou para dentro dele, e viu dois homens sentados onde jazera o corpo do Senhor, e estes dois perguntaram-lhe: "Por que choras?" _"É porque tiraram o meu Senhor e não sei onde o puseram"; respondeu ela e, dizendo isso, voltou-se para trás e viu a Jesus, mas não o reconheceu, pois pensava que era o jardineiro. Jesus fez-lhe a mesma pergunta: "Mulher por que choras? A quem procuras? Ela respondeu-lhe: Se tu o levaste, diga-me onde o puseste e eu o levarei. E Jesus disse: "Maria!" E ela disse-lhe: "Mestre!"
Quão maravilhoso é ser conhecido do Senhor! A Bíblia diz que se alguém ama a Deus, esse é conhecido Dele (1 Coríntios 8:3). No Salmo 71:6 está escrito: "Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente". Em Gálatas Paulo escreve que quando não conhecíamos a Deus, nós, enganados pelos nossos corações, servíamos aos que não são deuses, mas agora conhecemos a Deus, ou melhor, somos por Ele conhecidos (Gálatas 4:8-9) e isso é maravilhoso aos nossos olhos, ouvidos e entendimento.
... E ELAS ME SEGUEM.
"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me" (Lucas 9:23).
"Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo" (João 17:16).
"Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo" (João 17:14).
"Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia" (João 15:19).
Seguir a Cristo é:
1. Negar-se a si mesmo, isto é, não fazer a própria vontade, mas sujeitar-se à vontade de Deus, desejar o que é santo, lutar contra os desejos da carne, fazer morrer a velha natureza, é nunca ter razão e nem motivo para o revide ou para a agressão, quer por palavras ou por atos, pois a nossa vida está escondida em Deus e Dele é a vingança, Ele retribuirá a cada um no dia do juízo e este é o nosso consolo;
2. Tomar a cada dia a sua cruz - somos fracos, somos imperfeitos, maus, sujeitos às paixões carnais, inclinados para o mal e débeis na fé, mas Deus nos escolheu justamente por isso, para que a nossa confiança não estivesse na capacidade pessoal, mas na capacidade de Deus, por esta causa Ele escolheu as coisas loucas deste mundo e as que não são para confundir as que são, pois o Seu glorioso poder se aperfeiçoa na nossa fraqueza, quando a Sua graça nos basta (1 Coríntios 1:27-28; 2 Coríntios 12:9);
3. Não ser do mundo assim como do mundo Ele não é, pois se estamos mortos para o mundo, e se já ressuscitamos com Cristo, busquemos as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus e pensemos nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra (Colossenses 3:1-2);
4. Levar a Palavra de Cristo e ser odiado pelo mundo, porque por muitas tribulações nos importa entrarmos no reino de Deus (Atos 14:22) e não deixemo-nos vencer pelo mal, mas vençamos o mal com o bem (Romanos 12:21);
5. Saber que o mundo não nos ama, porque Deus nos escolheu e nos elegeu antes da fundação deste mundo, nomeando-nos para sermos Seus filhos no Seu Amado Cristo, e que quem ignora isto e ama o mundo, o Amor de Deus que é Jesus Cristo não habitará nele (Efésios 1:4; 1 João 2:15).
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário