MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 25 de março de 2015

O SINAL DE CAIM (Gênesis 4:15)


Há muito tempo que a história do primeiro homicídio narrada em Gênesis 4 desperta nos leitores da Bíblia, uma curiosidade sobre o sinal que Deus pôs em Caim após o assassínio de seu irmão. Uma marca distinta posta talvez na carne ou talvez na alma de Caim para que ninguém o ferisse ao encontrá-lo. Muitas foram as conjecturas sobre este sinal, mas a famosa marca, apesar de toda especulação, permanece obscura.
Como está escrito em Deuteronômio 29:29 - "As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei".
A Bíblia apesar de não especificar qual, ou o que era o sinal posto no primeiro homicida da história, ela nos dá alguns subsídios para que possamos compreender como ele a herdou.
DEUS PÕE UM SINAL EM CAIM (Gênesis 4:15)
É interessante notarmos que Caim fica com medo porque pecou e também porque novamente Deus amaldiçoa, não como no caso de Adão, pois pelo primeiro pecado, a terra fica sujeita a maldição (espinhos e abrolhos, pão de dores e morte - cap. 3:17-19), mas agora a sentença divina recai sobre o homem desde a terra, isto é, os espinhos e cardos serão uma característica também nos filhos dos homens (geração de Caim) e a terra lhes seria por inimiga quando se diz que ela não mais daria a sua força (cap. 4:11-12).
O cap. 6 de Gênesis faz uma distinção entre os filhos dos homens e os filhos de Deus, depois da multiplicação por sobre a terra dos descendentes de Caim e de Sete. Podemos perceber que na descendência de Adão não consta mais o nome do seu primogênito (Caim), mas apenas o nome de Sete (Gênesis 5:3), isto porque Caim era do maligno, por causa das suas obras que eram más (1 João 3:12). Adão e Eva pensavam que no primeiro filho se cumpriria a promessa divina de esmagar a cabeça da serpente, por isso deram o seu nome de Caim (alcançado, possuído, dádiva). Mais tarde reconheceram o quanto estavam errados porque, quando nasceu Sete (nomeado, reposição) Eva disse: "Deus me deu outro filho em lugar de Abel (vapor, névoa, transitório, vaidade ou nada); porquanto Caim o matou" (Gênesis 4:25).
DISTINÇÃO ENTRE FILHOS DE DEUS E FILHOS DOS HOMENS.
Há muitos cristãos que abusam da liberdade que há em Cristo, e outros, diferentemente, julgam que quase tudo é proibido, mas a verdade é que como crentes, todos nós temos uma atribuição e um compromisso com Aquele que nos salvou das trevas e nos pôs na Sua gloriosa luz. Esse compromisso, essa atribuição é a de refletir a glória de Cristo para os descrentes.
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (1 Coríntios 6:12; 10:23).
Valendo-me dos versos acima quero expor algumas questões que volta e meia surgem no meio cristão tais como: tatuagem, bebida alcoólica, ir à praia, assistir tv, navegar na internet, frequentar uma academia, ir ao cinema, usar certos tipos de roupa, falar em gírias... Estas e outras muitas perguntas sempre permearam a mente de inúmeros crentes. A verdade é que os filhos de Deus diferenciam-se dos filhos dos homens tanto no seu interior - no coração e na mente (sentimentos e pensamentos) - como também no exterior (aparência), pois a semente do Espírito de Deus que brotou no coração dos convertidos a fé em Jesus, promoverá uma transformação da velha natureza em uma nova e tudo se fará novo e as coisas velhas ficarão para trás. Diante disto, os filhos de Deus sendo transformados de glória em glória, deverão refletir a santidade Dele numa vida disciplinada pelas boas obras em Cristo e elas implicam em distinção tanto nos atos de justiça como num exterior moderado, discreto, decente e casto. Assim também o apóstolo Pedro escreveu em sua primeira carta que cada um deve levar a sua vida casta no temor de Deus, valendo-se do incorruptível traje de um espírito manso e quieto, o qual é precioso diante de Dele, e isto vale para homens e mulheres (1 Pedro 3:2,5). Nestes versículos eu aprendo que o Senhor colocou-me numa posição destacada do mundo, isto quer dizer que não posso me parecer e nem me comportar como os filhos do mundo. Agora pergunto eu: "POR QUE UM FILHO DE DEUS IRIA QUERER TER A APARÊNCIA OU O COMPORTAMENTO DOS FILHOS DOS HOMENS? Que cada um responda à si mesmo!
O FRUTO DISTINGUE A ÁRVORE.
"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos ESPINHEIROS, ou figos dos ABROLHOS"? Mateus 7:16
Caim disse: "a minha maldade é imperdoável, da terra sou expulso, esconder-me-ei da Tua face, serei fugitivo e vagabundo e quem me encontrar me matará" (Gênesis 4:13-14). Eis o "sinal" de Caim: ignorar o perdão de Deus, amar àquilo do qual foi expulso - o mundo; fugir e esconder-se da presença do Criador, viver sem compromisso e irresponsavelmente - vagabundo e fugitivo; ter medo do seus semelhantes, pois são praticantes das mesmas obras: ESPINHOS E ABROLHOS (Gênesis 3:18).
É certo que a descendência de Sete - os filhos de Deus - não fariam as mesmas obras que os filhos de Caim, visto que, sendo uma geração piedosa, não comungariam com os malignos, tanto que depois do nascimento de Enos eles começaram a invocar o nome do Senhor (Gênesis 4:25-26).
"Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno" (1 João 5:19). E tudo o que há no mundo, não vem de Deus (1 João 2:16). Partindo deste raciocínio, nós podemos concluir que todas as coisas do mundo que são preciosas aos homens, pertencem ao diabo, pois ele mesmo as ofereceu aos que prostrados o adorassem (Mateus 4:9). Paulo nos orienta que, como já vivemos o fim dos tempos, de agora em diante os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não ABUSASSEM, porque a aparência do mundo é vaidade (1 Coríntios 7:29-31).
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário