MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sexta-feira, 13 de março de 2015

"ESPERE ISRAEL NO SENHOR, DESDE AGORA E PARA SEMPRE" (Salmos 131:3).

É maravilhoso lêr as Escrituras Sagradas com nossos sentidos estimulados pelo Espírito Santo; pois buscando a sua luz, nos libertaremos da escuridão intelectual humana, e assim o Senhor proporcionará que vejamos e compreendamos a Palavra de Deus na dimenção do seu Espírito (Ef. 3:18).

Hoje, logo após alguns minutos de oração, buscando a sabedoria que vem do alto, eu abri a minha Bíblia no capítulo Três de Gênesis; pois há muito tempo que a questão do "fruto proibido" tem causado algumas inquietações em minha mente; mas como qualquer fiel que se propõe a estudar os textos bíblicos, não me detive apenas no capítulo em questão, mas voltei ao capítulo anterior e depois avancei para o posterior; pois me lembrei de uma frase que dizia assim: "Deixemos a Bíblia interpretar a Bíblia"; porém, para minha surpresa, não obtive nenhuma resposta. 

O capítulo 3 de Gênesis narra a desobediência de Adão, o qual não acatou o mandamento de Deus e deliberadamente comeu da "Árvore da Ciência do Bem e do Mal"; já o capítulo 2 faz um resumo da criação e também detalha que Deus plantou um jardim e pôs no meio dele a árvore do futo proibido. Pois bem! A pergunta é: "Por que Deus colocou uma ÁRVORE PROIBIDA no meio de um jardim de delícias"? Mas assim como muitos já se perguntaram do porquê desta incongruência, alguns outros se propuseram respondê-la.

Lembro-me de que quando estava na escola, na 5ª série, numa aula de Educação Moral e Cívica - matéria extinta no currículo escolar atualmente - a professora tentando responder a questão acima, disse que aquela árvore fora plantada para testar se o homem era digno de habitar ali. Na concepção daquela professora, Deus queria ver se o homem merecia viver no jardim do Éden. Parece até um bom argumento, porém inconsistente; pois tudo o que recebermos de Deus, e isso vale para Adão também, nunca será por merecimento, mas por graça, misericórdia e bondade do Pai Celestial; porque Deus é bom! (Mt 19:17; Mc 10:18 e Lc18:19).

Além deste exemplo que presenciei na minha juventude, também ouvi algumas pregações sobre o tema, mas elas não trouxeram luz ao texto. Na leitura que fiz hoje não foi diferente, pois a resposta permaneceu oculta à minha mente; então, imediatamente, lembrei-me do Salmo 131 que diz: "1. Senhor, meu coração não se elevou, nem meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes assuntos nem em coisas muito elevadas para mim. 2. Decerto, eu fiz calar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada para com sua mãe, tal é a minha alma para comigo”... 

Sim! É isto mesmo; eu fiquei semelhante a uma criança, um recém desmamado que chora pelo leite materno, e que sendo ainda um menino precisa se calar e sossegar por algum tempo. Daí, mesmo pouco conformado, segui a orientação do salmista contida no verso três do mesmo Salmo: "Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre" (Salmos 131:3). Deste modo, fechei a minha Bíblia e "esperei com paciência no Senhor" (Salmos 40:1).

Quando a tarde chegou, eu liguei o meu computador para ver alguns estudos bíblicos na internet. Ao analisar alguns trechos de um estudo sobre o Livro de II Reis e de II Crônicas, o escritor aderiu uma referência bíblica da Epístola aos Hebreus no tema; agora vejam só quão maravilhosa é a Palavra de Deus: "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para DISCERNIR TANTO O BEM COMO O MAL" (Hebreus 5:12-14).

Grandioso e Soberano Deus, a Ele toda a glória e honra para os séculos dos séculos, amém! O Senhor já havia dado a resposta no Salmo 131, mas eu não entendi; e então Ele me levou até a Epístola aos Hebreus, e ao capítulo 5, e aos versos 12, 13 e 14, e abriu o meu entendimento nas Escrituras.

Portanto, o motivo da Árvore da Ciência do Bem e do Mal estar no meio do Jardim do Éden, e o porquê do Senhor proibir a Adão e sua mulher de se alimentarem do seu fruto; a resposta é obvia: ADÃO ERA MENINO. Não estou referindo-me na compleição física de Adão, mas à sua mente, ou seja, ELE NÃO ESTAVA EXPERIMENTADO NA PALAVRA DA JUSTIÇA, e por isso não poderia comer dele; ou como o escritor de Hebreus disse: ALIMENTO SÓLIDO É PARA OS PERFEITOS, OS QUAIS JÁ ESTÃO ACOSTUMADOS COM ELE, POIS TÊM OS "SENTIDOS EXERCITADOS" PARA DISCERNIR TANTO O "BEM COMO O MAL"...

Em suma, a ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL estava onde devia estar, isto é, no meio jardim; mas o homem, ainda menino, deveria esperar pacientemente no Senhor até a sua maturidade e daí ter a permissão divina para comer tanto do fruto dela como também do fruto da ÁRVORE DA VIDA. Vejam que Gn 3:8 diz que o Senhor visitava o jardim na "viração do dia" (ao anoitecer); isto quer dizer que Deus vinha à tarde encontrar-se com Adão; portanto, por meio dessa comunhão, o homem atingiria a maturidade espiritual tornando-se apto a discernir tanto o bem, quanto o mal. 

Fica aqui no relato de Gênesis capítulos dois e três, um alerta a todos nós de que quando encontrarmos um texto bíblico difícil, e se mesmo depois de examiná-lo minuciosamente ainda não alcançarmos o entendimento da passagem, não significa que alguma coisa está fora do lugar nas Escrituras, mas somos nós que ainda não temos a MATURIDADE ESPIRITUAL necessária para "comer do maná escondido" nos tesouros da Palavra de Deus (Ap. 2:17); portanto devemos continuar orando e estudando para crescermos Nela. 

Não é a vontade de Deus que saibamos tudo sobre Ele neste mundo (Deut. 29:29), mas estou certo de que devemos nos contentar com a "porção de costume" que Ele nos dá hoje (Prov. 30:8), visto que no dia em que entrarmos no céu, na Sua gloriosa presença; o que vemos hoje é por espelho e em enigma, mas lá veremos face a face; e o que agora conhecemos em parte, conheceremos como também somos conhecidos (1 Coríntios 13:12). Amém!

L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário