MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sábado, 21 de março de 2015

O USO DO VÉU NA IGREJA DE CORINTO (1 Coríntios 11:1-16)


Desde que me conheço por gente tenho ouvido pregadores discorrendo sobre este assunto (uso do véu na igreja), pois, criado num lar evangélico (Assembléia de Deus), ouvi muitas teses apresentadas nas reuniões de culto e também fora delas, mas confesso que todas as dissertações sobre o assunto ficaram sempre superficiais e não chegaram ao fundo da questão.

Certa vez ouvi uma história contada por um evangelista que, em missão num país africano, esteve hospedado numa tribo onde as mulheres não cobriam seus seios, isto é, elas andavam naturalmente com os seus seios descobertos, a vista de todos. Para nós ocidentais seria algo vergonhoso e depravado, mas para aquele povo uma coisa normal. Quando outros missionários chegaram àquela tribo em visita, eles ficaram horrorizados ao verem num culto, numa reunião da igreja, as mulheres apresentarem-se com seus seios à mostra. O evangelista que cuidava daquele rebanho, já habituado com os costumes locais, explicou aos seus visitantes que as nativas daquela tribo somente cobriam os seios quando tinham relações com os seus maridos.  

Esta história serve bem para que entendamos quão diferentes são as culturas dos povos do mundo, mas que mesmo assim Jesus Cristo morreu também por aqueles que não seguem as mesmas tradições comuns aos povos ocidentais, ou seja, o Senhor deu a sua vida para remir todos os povos do mundo independente da sua tradição ou cultura e fazer deles um só povo, a saber, o Israel de Deus - a Igreja de Cristo.  

Quando nos deparamos com um texto que nos parece ser contraditório nas Escrituras, nós devemos analisar alguns itens importantes para sua compreensão. Eu, particularmente, prefiro estes: POVO E LOCAL, TEMPO E SITUAÇÃO, REFERÊNCIAS BÍBLICAS, CONTEXTO E APLICAÇÕES; é claro que há muitos outros, mas considero estes, neste caso, a linha de uma interpretação mais correta  do texto bíblico.

POVO E LOCAL - Em Atos capítulo 18 dos versos 1 ao 18, Paulo em sua viagem missionária chega até a cidade de Corinto e encontra Priscila e Áquila, um casal de judeus que dantes habitavam na Itália, mas vieram morar ali por causa de uma ordem do imperador Cláudio (sucessor de Calígula) que ordenara a todos os judeus que deixassem Roma. Como de costume, o apóstolo Paulo dirige-se à sinagoga local onde expõe Jesus como o Cristo das Escrituras e assim converte tanto a judeus como gregos à fé cristã. Então temos dois povos que compunham a Igreja de Corinto, os quais eram gentes com costumes e tradições diferentes, que precisavam chegar a um denominador comum e serem aperfeiçoados na Palavra de Deus. É sabido por muitos cristãos dos costumes judaicos pela Bíblia, mas pouco sabemos por ela dos costumes gregos daquela época, por isso o texto de 1 Coríntios 11 é muito importante para nós, pois ele nos dá algumas pistas de tais tradições. 

Segundo a tradição defendida por alguns judeus, o uso do véu vem de Rebeca que cobriu-se com o ele antes do seu encontro com Isaque quando este saíra ao campo para orar (Gênesis 24:63-65); aqui a matriarca da nação israelita demonstra sua reverência a Deus e também submissão ao seu noivo e futuro marido nesse gesto.  Uma curiosidade que podemos observar em Gênesis capítulo 24 é que quando o servo de Abraão viu a Rebeca ele notou duas coisas, notou que ela era muito formosa e que era virgem; e no quesito virgindade ele acrescentou: "a quem nenhum homem havia conhecido". Como ele pôde saber que ela era virgem? Dos versos 63 ao 65 deste mesmo capítulo temos a resposta, ou seja, as virgens não se cobriam com véu, mas somente as casadas, e da mesma forma Paulo instrui as mulheres judias de Corinto que tinham marido a manter a tradição do uso do véu, um costume de seu povo. O uso do véu pela mulheres casadas demonstrava aos mensageiros (anjos da Igreja) que elas tinham marido e que lhes eram sujeitas. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à Igreja de Deus (1 Corintios 10:32).


Os judeus cobriam-se com um xale nas orações e na leitura da Torá.

TEMPO E SITUAÇÃO - Nos tempos bíblicos não era desonroso para o homem judeu ter os cabelos crescidos, assim como para a mulher judia não havia desonra em rapar-se, pois no "voto de nazireu" (consagração ao Senhor), tanto o homem como a mulher deixavam crescer livremente os cabelos, mas rapavam suas cabeças ao término do voto (Números 6:1-21). Outra curiosidade é que na cultura da época de Cristo, os judeus cobriam suas cabeças com um talit (xale) na leitura das Escrituras e nas orações. 
Os costumes dos gregos de Corinto conflitavam com os judaicos, pois para os gentios (gregos ou romanos) era indecente para os homens, mas decente para as mulheres usar os cabelos compridos, visto que o costume destes eram cabelos curtos e de suas mulheres os cabelos longos. 
Então do que é que Paulo trata em 1 Coríntios 11? 
1. Está o apóstolo estabelecendo um costume aos cristãos? 
2. Está usando metaforicamente dos costumes judaicos e gregos para doutrinar a Igreja numa verdade bíblica? Certamente a última hipótese é a mais correta.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS - Sabemos que todo o cerimonial da Lei foi abolido em Cristo Jesus e que se alguém está Nele nova criatura é, porque todas as coisa velhas já passaram e tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17), já não andamos mais segundo os rudimentos do mundo, mas por fé no Filho de Deus, de sorte que as boas obras dos cristãos provém de Deus e não da carne e de suas aparências (Efésios 2:8), até a Igreja de Cristo não é coisa aparente, ela não etá contida em quatro paredes ou numa denominação, porque o templo do Espírito Santo é o coração daquele que se converte ao Senhor (1 Coríntios 3:16-17, Isaías 57:15). 
Tendo a aparência de piedade, certas práticas tornam-se dogmas (doutrina ou crença) que, adotadas por alguns cristãos, se transmutam em verdadeiros impedimentos à uma fé genuína, pois estas regras ou costumes visíveis negam e contradizem os preceitos da liberdade que há em Cristo Jesus. Isolar versos da Bíblia e tê-los como verdades absolutas é cair em erro e em alguns casos, negar a fé (2 Timóteo 3:5; 1 Pedro 2:8). Não podemos adotar como doutrina algo que fuja do contexto bíblico, por isso temos a obrigação de examinar os fatos e as circunstâncias que levaram os escritores a registrar o tal ensino. Em 2 Coríntios 3:17-18, Paulo escreve que onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade de culto e que nesta liberdade, todos nós, com o a cabeça descoberta, refletimos em nossos rostos a glória do Senhor e Nele somos transformados à Sua imagem pelo Seu Espírito que em nós habita. Veja também Colossenses 2:20-23.  

CONTEXTO E APLICAÇÕES - Se voltarmos às linhas anteriores ao verso 4 do capítulo 11 de 1 Coríntios, nós teremos a chave do "enigma". Paulo no início dos versos está descrevendo uma hierarquia no reino dos céus (Igreja), ou seja, Deus cabeça de Cristo, Cristo cabeça do homem e o homem cabeça da mulher. Em grego koiné a palavra cabeça (kephalê) significa autoridade, isto é, o último está em submissão ao imediatamente anterior, mas dependentes entre si no caso da mulher e do homem, pois um não veio existir sem o outro; só depois disso é que a carta leva os leitores aplicarem estes conceitos à vida cotidiana de gregos e judeus convertidos ao cristianismo. Quero dizer que Paulo não impôs costumes a serem observados em todas as Igrejas, ele apenas, como um sábio professor, valeu-se das tradições (usos e costumes de época) para mostrar que as esposas devem submissão aos seus maridos e estes devem honrá-las com amor, e tudo isso visava uma coisa só: "o bom testemunho cristão". Compare com Efésios 5:22,25,33; Colossenses 3:18-19 

Paulo nos diz assim: "Julgai vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus de cabeça descoberta"? 

Baseado na pergunta acima levanto estas questões: 
1. É indecente para nós que as mulheres cortem o cabelo? 
2. É decoroso para a mulher usar o véu em sinal de submissão ao seu marido? 
3. Têm estes costumes alguma consonância com a nossa cultura? 
A resposta é: "não"!  


Se o uso do véu era para ser um mandamento como dizem alguns; por que não há nenhuma referência nas outras cartas? Já a submissão da mulher ao seu esposo é mencionada em várias passagens como: 1 Timóteo 2:11; 1 Coríntios 14:34; Efésios 5:23,33; Romanos 7:2; Colossenses 3:18; Tito 2:3-5 e 1 Pedro 3:1. As falsas doutrinas surgem do isolamento de versículos do seu contexto. Em 1 Cor. 11 nem é necessário uma exegese contextual de outras passagens porque no próprio cap. 11 é possível ter a interpretação correta do ensino de Paulo, se alguém realmente quer entender o que o Espírito Santo está dizendo é somente lê-lo com atenção. Se não quiserem ouvi-Lo, então tentem compreender o que Pedro escreveu em sua primeira carta:

"O enfeite delas não seja o exterior", no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o "homem encoberto no coração"; no "incorruptível traje de um espírito manso e quieto", que é precioso diante de Deus. Porque assim se "adornavam" também antigamente as "santas mulheres" que esperavam em Deus, e "estavam sujeitas" aos seus próprios maridos; como Sara "obedecia" a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós "sois filhas", fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. (1 Pedro 3:3-6).

CONCLUSÃO.

A igreja de Corinto era composta de gregos e judeus (Atos 18:1-4) e o texto de Coríntios 11 diz respeito aos costumes de ambos os povos, e porque os crentes daquela localidade não deviam dar escândalo nem a gregos e nem a judeus (1 Coríntios 10:32), então foi necessário que se mantivesse tais costumes visando o bom testemunho cristão.

Muitos cristãos pensam como meninos na fé, eles têm sua visão fechada para a Palavra da Justiça, pois vivem se sobrecarregando de ordenanças e preceitos de homens que não tem valor algum diante de Deus. Precisamos ir mais além nas Escrituras do que ficar apenas "arranhando a superfície" delas, nossa visão deve ser ampliada aprofundada nas coisas concernentes a Deus. Oremos e jejuemos antes de buscar o conhecimento da Palavra do Senhor e não aceitemos apenas o que alguém nos disse sobre ela.

Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. (Colossenses 2:20-23).       
L. M. S.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário