"... e vossos filhos serão pastores no deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto". (Números 14:33)
"E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura contra os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?" (Hebreus 3:17)
"Mas Deus se afastou, e os abandonou ao culto das hostes do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios por quarenta anos no deserto, ó casa de Israel?" (Atos 7:42)
"Assim se acendeu a ira do Senhor contra Israel, e ele os fez andar errantes no deserto quarenta anos, até que se consumiu toda aquela geração que fizera mal aos olhos do Senhor". (Números 32:13)
"Pois quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, isto é, todos os homens de guerra que saíram do Egito, e isso porque não obedeceram à voz do Senhor; aos quais o Senhor tinha jurado que não lhes havia de deixar ver a terra que, com juramento, prometera a seus pais nos daria, terra que mana leite e mel". (Josué 5:6)
Nos versículos citados acima, podemos entender a razão da peregrinação dos filhos de Israel por quarenta anos pelo deserto até a terra prometida, sendo que, segundo especialistas, a jornada poderia ser feita em apenas alguns dias. Os israelitas que saíram do Egito morreram no deserto porque desejaram voltar à escravidão; somente os nascidos no deserto receberam a herança prometida por Deus a Abraão.
Já ouvimos muitas vezes este chavão: "Deus está no controle"; é uma verdade incontestável, pois Deus reduz os homens ao pó apenas dizendo: "voltem ao pó" (Salmos 90:3). Pelo conselho e presciência de Deus toda a história do homem é determinada e escrita; há tanta gente arrogante neste mundo que ao abrir de suas bocas exaltam-se em seus feitos, suas conquistas e no legado que deixarão às gerações futuras, outros que, no mesmo intento, dizem-se donos do seus destinos e feitores do próprio caminho. Quanta insensatez!
A boca do tolo fala soberbamente e lhe traz a justa punição pois, quem confia em si mesmo, é louco! (Provérbios 14:3; 28:26). Enganoso e perverso é o coração do homem (Jeremias 17:9), mas na mídia o que mais se ouve hoje em dia é: "ouça o seu coração, ou, siga o seu coração"; esta é uma das doutrinas de demônios mais cultuadas pelas pessoas deste século; ela não fala do exame e julgamento cônscio, mas de apenas seguir os intentos e desejos do coração humano, o qual é dominado pelas paixões da carne. Por causa destes maus conselhos dos formadores de opinião, a sociedade caminha dia a dia para o inferno.
As más conversações corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15:33), por isso sejamos sóbrios; vigiemos; porque o diabo, nosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5:8). Conselhos como estes estão fora de moda até entre cristãos.
É comum ver cristãos frequentarem locais impróprios, vestirem-se e comportarem-se inadequadamente, falarem palavras torpes, cultivarem a iniquidade, adeptos do escândalo e da injustiça, amantes deste mundo e de si mesmos, mas a Palavra de Deus diz: "Que comunhão têm as trevas com a luz? Que sociedade tem a justiça com a injustiça?" (2 Coríntios 6:14). Quando Deus criou a luz, viu que ela era boa e fez separação entre a luz e as trevas (Gênesis 1:4).
Até quando não despertaremos do sono (Provérbios 6:9), até quando a Igreja ficará prostrada e embriagada pelos encantamentos mundanos? O fim vem! O fim vem! Mas quem dará crédito à nossa pregação?! (Ezequiel 7:2,6; Isaías 53:1).
Não sabeis que quando pecais contra Deus, violentais vossa própria alma? E que se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo? Pois todos os que odeiam os mandamentos de Deus amam a morte (Provérbios 8:36; 1 Coríntios 3:17).
Cristão significa pequeno cristo, isto é, semelhante a Cristo. Será que nos parecemos com o Filho de Deus, ou nos assemelhamos com os filhos das trevas? Fomos chamados para fora (Ekklesia - Igreja) do mundo (Egito); por que insistimos em participar dele? Não ameis o mundo nem o que no mundo há, porque aquele que ama o mundo, o Amor do Pai, que é Jesus Cristo, não está nele (1 João 2:15).
Crentes divorciados, infiéis, efeminados, tatuados, escarnecedores, beberrões, glutões, sensuais, imorais, escandalosos, aproveitadores, caluniadores, iníquos, perdulários, ladrões, ociosos, preguiçosos, insubmissos, rancorosos, impiedosos, idólatras, feiticeiros, irreverentes, frutuosos na carne e infrutíferos no espírito, não se identificam em nada com a palavra "cristão"
"Não fareis conforme tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem lhe parece aos olhos. Porque até agora não entrastes no descanso e na herança que o Senhor vosso Deus vos dá". (Deuteronômio 12:8-9)
Deus nos dá um alerta: "Se não O obedecermos perderemos o Seu favor, se O rejeitarmos Ele nos rejeitará" (1 Samuel 15:22-23)
L. M. S.
Nenhum comentário:
Postar um comentário