MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O QUE É A VERDADE? (João 18:38)

Esta foi a pergunta de Pilatos a Jesus, quando Cristo disse que a sua missão era dar testemunho da verdade, mas que somente os que eram da verdade o ouviriam.
Hoje, na mente de muitos, a verdade é tida como algo relativo, isto é, depende dos fatores culturais de uma sociedade. Desta maneira a verdade vem perdendo seu valor a cada dia, pois misturada com as paixões converteu-se em adaptações convenientes.
Mas o que é a verdade? A verdade é algo testado e percebido ao longo da história humana, pois o que houve na antiguidade tornou-se um exemplo para as civilizações descendentes, de tanto que os grandes estrategistas militares conseguiram sucesso em suas empreitadas, quando aplicaram em suas campanhas os conhecimentos sobre a história bélica dos povos antigos.
A verdade não muda com o tempo porque ela é linear, mas os costumes não. Os costumes mudam com o passar dos anos e eles tendem a buscar adequações em todos os níveis sociais tais como na religião, na moda, conceitos morais, leis, regras, pontos de vista... Não será por causa da evolução dos costumes que a verdade deixará de ser o que é, embora pensem assim os que dizem que ela é relativa.
A verdade não deixará de ser verdade por que alguns querem ignorá-la; mais cedo ou mais tarde o seu peso se fará sentir. Ela e a justiça andam juntas, pois a segunda não pode existir sem a primeira. Portanto o que é justo depende essencialmente do que é verdadeiro e isto é primordial na vida em sociedade. Então sem a verdade não se pode fazer a justiça.
"Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte" (Provérbios 16:25).
A verdade compõe-se de preceitos atemporais que alertam do resultado final de acordo com os meios utilizados. O homem comum diz: "Errar é humano e todos nós aprendemos com os nossos erros"; já o homem sábio diz: "Aprenderemos mais ainda se também nos guardarmos dos erros cometidos por outros".
Temos uma existência sequencial, linear, mas nem todos aprendem com suas experiências ruins, muitos vivem desregradamente e padecem por isso, tudo porque o seu conceito da verdade está deturpado. A verdade é radical, é raiz na terra e não folha ao vento.
Por isso não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: o justo viverá pela fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta; as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. (Romanos 1: 16-20-25).
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário