MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O QUE É A GRANDE TRIBULAÇÃO E PARA QUEM ELA SE DESTINA?

Ao entender o que é o TRIBULUM (debulhador) e para o que ele serve, nós vamos compreender melhor o que é a GRANDE TRIBULAÇÃO e qual é o propósito de Deus, para Seu povo e para o mundo.

Tribulum é um instrumento agrícola da antiguidade que tornou-se popular no Império Romano para debulhar grãos como os do trigo e da cevada separando-os da sua palha. Ele era uma prancha de madeira parecida com um trenó, na sua parte inferior era cravejada de seixos afiados ou lâminas de ferro, ou ainda dotado de rodas como no modelo egípcio. Podia ser puxado por bois e o condutor ficava em pé ou sentado sobre o tribulum. Na eira eram trazidos os feixes de trigo e dispostos no chão, aí entrava em cena o tribulum que, passando por cima dos molhos, os trilhavam separando a palha dos grãos sem danificá-los. As ervas daninhas eram separadas antes do processo.

Isaías 28:27-28



“O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno” (Mateus 13: 38).

“Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará” (Mateus 3: 2),

 “Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro” (Mateus 13: 30).

Se o trigo, a boa semente, deve ser trilhado antes de ser recolhido no celeiro, então como é que podem alguns pregadores defenderem a ideia de que os filhos do reino serão arrebatados antes da grande tribulação? A Bíblia diz que o joio será colhido e atado em molhos antes de serem destinados ao fogo, já o trigo é levado até a eira onde passa pela tribulação para desprender-se da palha que será queimada e o grão limpo irá para o celeiro de Deus.

E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações às quais o Senhor vos conduzirá. E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram. Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz” (Deuteronômio 4: 27 – 30).

Não há nenhum propósito para o ceifeiro trilhar o joio, pois sendo uma erva daninha, não serve para alimento e o seu único fim é ser queimado e virar cinzas com a palha retirada do trigo.

É curioso que as eiras fiquem estrategicamente em locais expostos ao vento, porque passando o tribulum sobre os molhos, o soprar dos ventos leva a palha para longe dos grãos que serão recolhidos com a pá (Salmo 1: 4 “... os ímpios são como a palha que o vento dispersa”). 

Além da tribulação do trigo, os grãos limpos devem ainda passar pelo fogo para uma completa secagem antes de serem guardados evitando que se estraguem no celeiro. Comparemos isto com o que o apóstolo Paulo escreveu: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (1 Coríntios 3: 11 – 15).

Portanto sigamos o conselho de Jesus Cristo: “E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem” (Lucas 21:34-36).
L. M. S.


7 comentários:

  1. Veja em Levitico 23 como realizada a colheita primeiro a cevada arrebatamento da igreja depois o trigo israel que passa pela tribulação.Vejam em:
    https://www.youtube.com/watch?v=AErsILtVh1s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ainda falta alguma promessa por se cumprir para o Israel terreno? Vejamos o que a Bíblia diz no Novo Testamento:
      1. A Lei e os Profetas DURARAM até João; "desde então é anunciado o reino de Deus"... (Lucas 16:16).
      2. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que NEM NESTE MONTE NEM EM JERUSALÉM ADORAREIS O PAI. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação (o Cristo) vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO O PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. DEUS É ESPÍRITO, e importa que OS QUE O ADORAM O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE. (João 4:20-24).
      3. Porque "não é judeu o que o é exteriormente", nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas "é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito", não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. (Romanos 2:28,29).
      4. Para que a justiça da Lei se cumprisse em nós, que NÃO ANDAMOS SEGUNDO A CARNE, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. (Romanos 8:4-6).

      Excluir
  2. A cevada igreja é separada joeirada pelo vento em hebraico tinha 2 significados (Espirito Santo). O Trigo Israel tem que passar pelo Tribulum. A paz do Senhor. Resta a usa que é esmagada no lagar da ira de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ainda falta alguma promessa por se cumprir para o Israel terreno? Continuando...
      5. Não que a palavra de Deus haja faltado, porque NEM TODOS OS QUE SÃO DE ISRAEL SÃO ISRAELITAS; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, NÃO SÃO OS FILHOS DA CARNE QUE SÃO FILHOS DE DEUS, mas os filhos da promessa são contados como descendência. (Romanos 9:6-8).
      6. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; O
      ÚLTIMO ADÃO EM ESPÍRITO VIVIFICANTE. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, QUAL O CELESTIAL, TAIS TAMBÉM OS CELESTIAIS. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que A CARNE E O SANGUE NÃO PODEM HERDAR O REINO DE DEUS, nem a corrupção herdar a incorrupção. (1 Coríntios 15:44-50).
      7. Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia, o que era da escrava NASCEU SEGUNDO A CARNE, mas, o que era da livre, POR PROMESSA. O que se entende por alegoria; porque ESTAS SÃO AS DUAS ALIANÇAS; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, QUE CORRESPONDE À JERUSALÉM QUE AGORA EXISTE, pois é ESCRAVA com seus filhos. Mas A JERUSALÉM QUE É DE CIMA É LIVRE; A QUAL É MÃE DE TODOS NÓS. Porque está escrito: Alegra-te, estéril (os gentios não tinham as promessas de Abraão - farei de ti uma grande nação... Gênesis 12:2 ), que não dás à luz (os gentios não esperavam o Messias); Esforça-te e clama, tu que não estás de parto (os gentios não tiveram as "dores de parto" pelo Messias); Porque os filhos da solitária (os gentios não eram povo de Deus) são mais do que os da que tem marido. Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. (Gálatas 4:22-28).

      Excluir
  3. Desculpe-me queria dizer resta a uva que é esmagada no lagar da ira de DEus

    ResponderExcluir
  4. Deuteronômio 4: 27 – 30 refere-se a Israel eles sim foram espalhados pelas nações e que vão ter que passar pela tribulação. Procure em the barley harvest you tube ou a colheita da cevada biblia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ainda falta alguma promessa por se cumprir para o Israel terreno? Continuando...
      8.Que são sombras das coisas futuras, MAS O CORPO É DE CRISTO (o reino de Israel era apenas a sombra de Cristo e Sua Igreja que foi projetada na Terra; não uma imagem exata das coisas celestiais) (Colossenses 2:17).
      9.Porque tendo a lei a "sombra dos bens futuros", e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. (Hebreus 10:1).
      10. Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente OS PROFETAS QUE PROFETIZARAM DA GRAÇA QUE VOS FOI DADA, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, MAS PARA NÓS, ELES MINISTRAVAM ESTAS COISAS QUE AGORA VOS FORAM ANUNCIADAS por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o Evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar. (1 Pedro 1:10-12).
      CONCLUSÃO: Todas as promessas para o Israel de carne e sangue já se cumpriram, a partir de Jesus Cristo em diante o REINO DO CÉU teve seu início; sim porque a nação de Israel foi necessária para que o Cristo nascesse sob a Lei, vivesse sob o jugo da Lei, cumprisse toda a Lei, e morresse injustamente por causa da Lei; para que tanto nós, os gentios, os nascidos sem Lei, e os Judeus, os transgressores da Lei, fossem justificados pela fé em Jesus, o Cristo, por causa de seus sofrimentos e sua morte como de um cordeiro imaculado oferecido a Deus pelos nossos pecados.

      Excluir