Curiosidades do hebraico - A palavra GLÓRIA em hebraico é KABOWD; a
palavra DENSO (peso) é KAVED. O curioso aqui é que estas duas palavras são como
sinônimos, ou seja, a GLÓRIA de Deus é DENSA - palpável. Partindo deste
raciocínio podemos entender o que aconteceu quando da dedicação do Templo no
reinado de Salomão filho de Davi.
2 Crônicas 5:13-14.
"E aconteceu que, quando eles UNIFORMEMENTE tocavam as trombetas, e cantavam, PARA FAZEREM OUVIR UMA SÓ VOZ, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, ENTÃO A CASA SE ENCHEU DE UMA NUVEM, a saber, A CASA DO SENHOR; e os sacerdotes NÃO PODIAM PERMANECER EM PÉ, para ministrar, por causa da nuvem; PORQUE A GLÓRIA DO SENHOR ENCHEU A CASA DE DEUS".
"E aconteceu que, quando eles UNIFORMEMENTE tocavam as trombetas, e cantavam, PARA FAZEREM OUVIR UMA SÓ VOZ, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, ENTÃO A CASA SE ENCHEU DE UMA NUVEM, a saber, A CASA DO SENHOR; e os sacerdotes NÃO PODIAM PERMANECER EM PÉ, para ministrar, por causa da nuvem; PORQUE A GLÓRIA DO SENHOR ENCHEU A CASA DE DEUS".
Quando Salomão pôs-se de joelhos e intercedeu por todo o povo de Israel diante do Senhor, novamente a presença gloriosa de Deus
manifestou-se: "Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o
holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu o templo. Os
sacerdotes não conseguiam entrar no templo do Senhor, porque a glória do Senhor
o enchia" (2 Crônicas 7:1-2).
Que cena maravilhosa! Vemos aqui que quando a presença da glória do
Senhor se manifesta no meio do povo que se chama pelo Seu Nome, não há espaço
para o ministrar dos homens, mas somente do Espírito; homens não permanecem
em pé diante de Deus, mas de joelhos, isto é, a soberba vai por terra e quando
a carne se põe no seu lugar que é o pó, os verdadeiros adoradores poderão
adorar a Deus em espírito e em verdade (João 4:24). Coisa semelhante aconteceu
em Atos dos Apóstolos (cap. 2: 1-4) quando veio do céu um som, como de um vento
veemente e impetuoso que encheu toda a casa, e no cenáculo todos foram cheios do
Espírito Santo porque estavam todos "CONCORDEMENTE NO MESMO LUGAR";
ou ainda quando os apóstolos depois de presos e ameaçados pelos príncipes dos
sacerdotes por ensinarem o Nome de Jesus no Templo, ao retornarem para os seus, se reuniram e oraram, e o lugar em que estavam "moveu-se", ou seja, a terra tremeu quando o Espírito Santo entrou naquele edifício; e todos foram cheios do Espírito Santo, e com ousadia saíram anunciando a Palavra de Deus (Atos 4:31). É por isso que o apóstolo
Paulo exortava aos crentes assim: "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de
nosso Senhor Jesus Cristo, que DIGAIS TODOS UMA MESMA COISA, E QUE NÃO HAJA
ENTRE VÓS DISSENSÕES; antes SEJAIS UNIDOS EM UM MESMO PENSAMENTO e EM UM MESMO
PARECER" (1 Coríntios 1:10). Creio que Paulo pela fé,
já visualizava a ausência do Espírito Santo no meio cristão, devido
ao cultivo das falsas doutrinas provocadoras de divisões; pois Paulo, antes de nomear as sete colunas do Evangelho de Cristo [que são: um só Corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus Pai] disse: [Efésios 4:1-3] 1. "Rogo-vos, pois, eu, o preso de Senhor, que andeis como é digno da vossa vocação com que fostes chamados, 2. Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3. Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz".
Isaías 6:4 descreve também que a glória de Deus tem peso, pois que o limiar e/ou umbrais, isto é, a soleira e os batentes da porta do Templo se moveram à voz dos serafins quando a glória do Senhor entrava no Templo e enchia toda a Casa. Jesus disse que haveria um fardo e um jugo a serem carregados por seus seguidores [Mateus 11:29,30]; em 1 Pedro 4:14; o apóstolo exorta a todos nós que, se pelo Nome de Cristo somos maltratados, somos então bem-aventurados, porque sobre nós repousa o Espírito da glória de Deus; ou seja, a tribulação por carregar o fardo e o jugo de Jesus, isto é, o Seu Nome neste mundo; é leve e momentânea se comparada com o peso eterno de glória mui excelente que se produzirá em nós; se, contudo, não atentarmos nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem; porque as visíveis são temporais, mas as invisíveis são eternas [2 Cor. 4:17,18].
Meus irmãos! Quando os crentes estiverem num só coração, num só intento
e numa só fé, quando louvarem em UNÍSSONO a Deus com suas vidas, seus
trabalhos, seus bens, seus lábios; e quando comungarem tudo com todos os santos
irmãos em Cristo, a Glória de Deus será Densa e Palpável onde quer que dois ou
três reunirem-se em Nome de Jesus.
(Glória no hebraico é Hesed ou Kabowd. Outros significados para a palavra Hesed, além de glória, também são solidariedade, bondade ou lealdade. Para Kabowd, outros significados são grandeza, honra, presença (de Deus). São sinônimos de Glória: fausto, magnificência, halo, prestígio, resplendor, insígnia, triunfo, aura, fama, notoriedade, renome, brilho).
Ev. Levi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário