MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quinta-feira, 25 de junho de 2015

DEVE UM CRISTÃO FAZER OU PARTICIPAR DE MANIFESTAÇÕES OU PROTESTOS POLÍTICOS?

A priori a resposta é não; em primeiro lugar porque o reino de Cristo não é deste mundo, logo a Igreja (Ekklesia) que é o povo que foi chamado para fora do mundo, não é deste mundo. Já vi num determinado site alguém contestando o significado da palavra “Ekklesia” por sua etimologia, justificando que o radical de certas palavras não dá o significado real de alguma coisa, tipo a palavra “butterfly” (borboleta) no inglês que é composta de dois elementos: butter – manteiga; fly – mosca. Bem, a língua inglesa não é a língua grega e a questão aqui não se trata de apenas de etimologia e sim de exegese contextual, pois os Evangelhos e as Epístolas são enfáticos em afirmar que os cristãos não são do mundo, mas foram escolhidos e chamados para fora dele ainda que vivendo nele (João 8:23; 10:1-9; 15:19; 17:14,16; 1 João 2:25; Tiago 2:5; 4:4). 

Voltando ao assunto do título, em segundo lugar, como não somos deste mundo, porque a nossa pátria não é terrestre, não militamos com as armas da carne, pois vivemos em espírito pela fé e, como estrangeiros, peregrinamos em terra alheia, assim como Abraão, o nosso pai na fé (Hebreus 11: 9,13). Mas embora haja tantas evidências bíblicas desta verdade, ainda há cristãos que insistem em viver no mundo como se dele dependessem (1 Coríntios 11: 30).

Os governos eleitos democraticamente ou não, as autoridades civis ou militares e os demais cargos de relevância do mundo existem por presciência, propósito e determinação de Deus. Não há autoridade que não seja constituída por Deus na Terra, e não há nenhuma autoridade que não venha Dele, portanto protestos e manifestações contra qualquer autoridade terrena é insubordinação aos propósitos divinos. Veja o que diz Paulo em Romanos 13: 1-7:

Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo. Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra”. 

"Mas nós esperamos um Novo Céu e uma Nova Terra onde habitará a justiça de Deus" (2 Pedro 3: 13).

L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário