MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

terça-feira, 9 de junho de 2015

ANÁ E AS FONTES TERMAIS NO DESERTO (GÊNESIS 36: 24).

A leitura da Bíblia enriquece o leitor com informações e interrogações, e quando nos exercitamos à apreciação das suas letras, certas questões põem nossa mente em curiosa inquirição, ainda mais se nos deparamos com pequenos detalhes de uma grande narrativa bíblica. Uma pequenina nota que numa olhadela passamos por cima sem dar uma devida atenção, pode conter um grande ensinamento para a uma vida simples e comum, ou seja, para todos nós, visto que, como a maioria das pessoas, não somos os de destaque do mundo e nem deixaremos, como os grandes personagens, uma marca na sua história.      

Fazendo uma leitura das Escrituras no Livro de Gênesis topei com esta frase: ... “este é o Aná que achou as fontes termais no deserto, quando apascentava os jumentos de Zibeão, seu pai” (Gênesis 36: 24). Trecho curioso! O capítulo está descrevendo descendência de Esaú, os nomes das suas mulheres, o local onde eles foram habitar, e aí aparece a menção desse tal Aná e do seu achado no deserto e eu me perguntei: por quê?! Bem! Para que algo seja digno de nota na Bíblia Sagrada há um motivo, pois tudo que Nela foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança (Romanos 15:4).

O que se sabe a respeito de Aná é que ele era heveu (descendentes de Canaã filho de Cão), não era o primogênito, tornou-se um dos príncipes (chefes tribais) dos horeus (habitantes das cavernas) em Seir, era filho de Zibeão e pai de Oolibama, portanto sogro de Esaú (o irmão de Jacó) (Gênesis 10: 6, 15, 17; 36: 2,20-21,24 e 29). No seu nome e na sua vida não se constata nenhum feito heróico nos anais do Antigo Testamento e o que se sabe do seu povo (heveus) é que eles não praticavam a circuncisão (Gênesis 34: 2 e 14). O nome Aná significa: “Que ouve, que concede”. Crê-se que o verso 34 do capítulo 26 de Gênesis é uma referência ao mesmo Aná, mas ali ele é chamado pelo nome de “Beeri”, cujo significado é “Meu poço”. Se assim for, toda a vida de Aná teve uma reviravolta a partir do dia que ele encontrou as caldas no deserto. Nos tempos bíblicos os acontecimentos importantes na terra podiam causar a mudança do nome do lugar ou da pessoa que se achavam envolvidos no fato, portanto o nome de Aná pode ter sido mudado para Beeri, quando este achou a fonte termal. É interessante notar que até a sua filha tem seu nome mudado de Oolibama (“minha tenda em lugar alto”) para Judite que quer dizer: “louvada”.

Mas qual seria a importância do achado de Aná?

É sabido desde a antiguidade dos benefícios terapêuticos alcançados em fontes termais à saúde dos que se submetem a esses tratamentos. A imersão em águas termais promove uma vasodilatação e o equilíbrio químico e mineral do organismo é restabelecido, as águas quentes também proporcionam ação sedativa auxiliando na função cardiovascular. Outros benefícios são: melhoria no peristaltismo intestinal, aumento da função hepática e ganho na função renal.

Aná não era ainda homem feito quando encontrou no deserto o bem que mudaria a sua vida, pois está escrito que ele apascentava os jumentos de seu pai, isto quer dizer que ele trabalhava para Zibeão, ou seja, Aná não tinha ainda a sua própria casa, não era um chefe tribal e talvez nem tivesse esposa e filhos. Podemos notar que após o “episódio das fontes”, ele tornou-se tão importante para os heveus que o seu nome é citado ao lado do nome de seu pai como um dos príncipes de Seir (Gênesis 36: 20 e 29).

O ensino que posso assimilar aqui é que alguns fatos da vida cotidiana se não forem desprezados, podem fazer com que pequenos tornem-se grandes. Aná não ficou famoso pela força ou pela sabedoria; ele não construiu cidades nem edificou monumentos, mas o deserto reservou-lhe um prêmio pela simplicidade de sua vida e trabalho, uma dádiva que, creio eu, beneficiou não somente ele, mas todo o seu povo.  

Em Tito 1: 15-16 diz assim: “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis... Confessam que conhecem a Deus, mas negam-No com as obras...“  

É muito comum notarmos pessoas infelizes com suas vidas rotineiras e que passam os dias em amargura de espírito; vagueiam frustradas pela vida que têm e pela falta da que desejariam ter. São pessoas sem Deus e consequentemente sem esperança; vivendo pela concupiscência da carne e dos olhos e andando segundo o curso deste mundo, elas procuram satisfazer suas carências entregando-se aos enganos do coração humano. Neste quadro decadente surgem os vícios, as violências, a infidelidade, as trapaças, o ódio e a morte.

Há uma cruz para cada ser humano, ela não pode ser descartada ou negligenciada, ela existe para ser carregada é o nosso fardo terreno. Sejam, pois viciados, homossexuais, ladrões, brigões, mendigos, avarentos, odiosos e os demais pecadores, todos devem carregar as suas cruzes. Portanto a primeira coisa a fazer é negar-se a si mesmo, isto é, dizer não aos desejos da carne repudiando as suas concupiscências e a partir daí seguir a Cristo, pois aquele que não toma a sua cruz, e não segue após Ele, não é digno Dele (Mateus 10: 38). Aná pode ser um exemplo dos que trabalham dia a dia sem almejar nada além daquilo que se pode carregar, pois o próprio peso desta vida já é uma carga suficiente e a fonte do deserto permanecerá no deserto, mas produzirá grandes mudanças naquele que a encontrar.
L. M. S.

31 comentários:

  1. Gosto muito deste texto que retrata a vida do príncipe Aná. Aprendo com ele o verdadeiro sentido da palavra submissão, viste que ele mesmo sendo um príncipe no meio do seu povo, posição que para muitos seria um lugar para desfrutar de honras e privilégios; porém para o príncipe Aná a sua honra era apascentar os jumentos de seu pai no deserto. Por não ser honrado pelos seus, Deus lhe deu duplicada honra "as fontes das águas termais" um fonte de vida em uma época de muitas doenças e quase ou nenhuma medicina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua visita. Que a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo seja contigo.

      Excluir
    2. Amém tive o previlegio de repassar essa mensagem no culto ontem.

      Excluir
  2. muito forte esta mensagem sobre o pincipe Ana

    ResponderExcluir
  3. muito a menssagem,gosto dos detalhes das historias pois os mesmos fazem uma grande diferença mas queria saber o siguinificado literal do nome aná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome Aná significa: “Que ouve, que concede”. Segundo o Dicionário Bíblico, Aná (hebraico: Anáh)talvez signifique: “atenção”, “resposta ao que responde" (reage, contesta).

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Deus abençoe a cada um dos envolvidos com a edição deste estudo!

    ResponderExcluir
  6. Parabens Doutor por esta linda réflexeão.

    ResponderExcluir
  7. Estava lendo a palavra de Deus, e me vi diante de Aná e a curiosidade bateu, ,,, vim pesquisar e encontrei esse texto maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos os que creem no Seu Nome.
      Paulo Henrique, obrigado por sua visita em meu blog. Sugiro para sua meditação estes links do meu blog: http://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com.br/2015/12/vinde-apos-mim-e-vos-farei-pescadores.html

      http://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com.br/2015/03/as-varias-formas-de-coragem.html

      http://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com.br/2015/03/espere-israel-no-senhor-desde-agora-e.html

      Excluir
  8. Boa tarde, a Paz esteja com todos nós, estava lendo a Biblia, quando também me interessei por Aná, tenho certeza que foi o Espirito Santo que me em comodou e procurei saber, fiquei surpresa com o seu texto, amém por isso.

    ResponderExcluir
  9. Graça e paz, que Deus continue usando pessoas assim para abrir nosso entendimento com estudo abençoado como esse.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite.
    Se quiser saber, a h história de Aná está no livro dos justos, citado na Bíblia, que foi o homens que teve esses jumentos ou burros levados por animais metade homem e metade animais... Um desses feriu ele e o deixou com medo. E o lugar dessas fontes termais no deserto ele nunca mais visitou desde esse dia. (Livro dos Justos ou Livro de Jashar 37:28-38). Graça e paz.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos, lendo o livro de Genesis me eparei com com as caldas no deserto. Fui pesquisar o significado e aqui estou. Deus ab2coe a todos

    ResponderExcluir
  12. Estava lendo agora e vim pesquisar. Texto muito bom. Glória a Deus.

    ResponderExcluir
  13. Nossa... grande interpretação e o comentário final nos faz refletir em como estamos encarando nossas vidas. Se estamos colocando Cristo à frente de tudo? Se estamos realmente mortificando a nossa carne?

    ResponderExcluir
  14. Também podemos refletir sobre nossa vida, pois também um dia em meio ao deserto
    o desta vida encontramos a Jesus, a fonte das águas vivas, e nossa vida mudou.

    ResponderExcluir
  15. Relendo a Bíblia, me deparei com Gn 34:26 que fala das fontes termais ou caldas. Vim pesquisar e encontrei seu texto. Muito obrigada por compartilhar irmão!

    ResponderExcluir
  16. MEU DEUS É FORTE ISSO e ASSIM MESMO... MEU PAI PAIZINHO QUE PROFUNDO ESSAS PALAVRAS... OBRIGADA DEUS ALELUIA OBRIGADA PAI PAIZINHO EU CREIO AMÉM

    ResponderExcluir
  17. Maravilha! gostei muito,estava lendo o livro de Gênesis e quando vi falado desse homem que cuidava de jumentos no deserto e que descobriu Fontes termais
    , Eu disse preciso saber mais e foi muito bom ler essa palavra, muito obrigada Deus abençoe

    ResponderExcluir
  18. Estava lendo a Bíblia e deparei com esse verso, e já me bateu o desejo de saber o motiva dessa observação das caldas encontradas no deserto por Ana. Fiquei maravilhado com a interpretação aqui descrita nessa página. Deus abençoe o autor, porque essas interpretações requer muita comunhão e muitas vezes um agir do Espírito Santo. Estou irradiando alegria neste momento, pois aprendi algo movo nessa madrugada. 50/10/2022 às 00:40 Curitiba/Pr

    ResponderExcluir
  19. Que bacana! Fazendo a leitura diária da Bíblia, anualmente,termino no fim do ano e recomeço em janeiro...mas cada recomeço é uma mensagem diferente;este achado de Aná,por exemplo, não me chamou a atenção,na leitura dos anos anteriores; fiquei maravilhada com as fontes termais de Aná,no meio do deserto;daí... Vim no Google ver algo mais sobre as mesmas!
    Encantada!��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos os que creem no Seu Nome.
      Obrigado por sua visita em meu blog. Sugiro para sua meditação estes links do meu blog: http://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com.br/2015/12/vinde-apos-mim-e-vos-farei-pescadores.html

      http://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com.br/2015/03/as-varias-formas-de-coragem.html

      http://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com.br/2015/03/espere-israel-no-senhor-desde-agora-e.html

      Excluir
  20. Meu Deus que maravilha!!!!
    Lendo a bíblia e me chamou a atenção para caldas no deserto. Ñ tinha percebido antes.
    Deus é maravilhoso!!!
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos os que creem no Seu Nome.
      Obrigado por sua visita em meu blog. Sugiro para sua meditação estes links do meu blog: http://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com.br/2015/12/vinde-apos-mim-e-vos-farei-pescadores.html

      http://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com.br/2015/03/as-varias-formas-de-coragem.html

      http://igrejaapostolicacristamanancial.blogspot.com.br/2015/03/espere-israel-no-senhor-desde-agora-e.html

      Excluir