MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 17 de junho de 2015

UM MANDAMENTO COM PROMESSA.

O QUINTO MANDAMENTO.

Êxodo 20:12 “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.”

Deus mandou que o povo de Israel HONRASSE seus pais e mães, mas o que significa: “honra teu pai e tua mãe”? Veja como John Gill define isto: “Esse era um plano ordenado por Deus, escrito com sua própria mão, e foi entregue por Moisés a eles (Israel); era um mandamento de natureza moral e de obrigação eterna, deve ser entendido, não simplesmente como uma elevada estima que os filhos deveriam ter em relação aos seus pais, ou pelo uso de uma linguagem e gestos respeitosos diante deles, nem apenas uma alegre obediência a ser cedida, mas também de honrá-los em substância, isto é, alimentação, vestimenta, e os suprindo nas suas necessidades, quando eles estivessem necessitados; um serviço razoável por todo o cuidado, despesa e problemas que os pais sofreram pelos filhos neste mundo” (Exposição de toda a Bíblia de John Gill, Dr. John Gill 1690-1771).

Deuteronômio 5:16 “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias [promessa 1], e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus [promessa 2].”

Paulo repete o mandamento em Efésios 6:2-3: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” Paulo diz que esse é o “primeiro mandamento com promessa”, isto é, o primeiro mandamento que Deus deu e que continha uma promessa era o mandamento de honrar nossos pais! É realmente uma grande promessa! Você viverá muito tempo sobre a terra e te irá bem! Se você quer ter vida longa sobre a terra, se você quer viver bem, eis aqui a receita: "honre seus pais", e isto vai acontecer!

Marcos 7:10 “Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.” O verbo “maldizer” aqui é o verbo grego “kakologeo” que significa “falar mal”. Quem quer que falasse mal contra seu pai ou mãe era condenado à morte. Fonte: Site Verdades Bíblicas.

Gênesis 9:20-27
"E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo".

Li um comentário sobre o texto acima no qual o autor alegava que Cão tinha "descoberto a nudez de seu pai", dando a entender que Cão tinha praticado um ato incestuoso, mas tal observação é improcedente, pois o texto não fundamenta tal ação.

Vejamos as Considerações Contextuais e Linguísticas: O que, muitas vezes, é esquecido é o fato de que a frase “descobrir a nudez” não é encontrada em Gênesis 9:18-27. O que encontramos é um Noé bêbado, que, depois de ficar inconsciente tirou a roupa achando-se “nu dentro de sua tenda” (verso 21). Segundo o dicionário hebraico, o verbo "galah", nesse caso em particular, significa “expor-se a si mesmo”. Nada no contexto sugere que Cam "descobriu" seu pai. Essa frase, portanto, não deveria ser importada para essa história para esclarecer o pecado de Cam, isto torna praticamente improvável a sugestão de incesto. O significado da frase “ver a nudez” deveria ser determinado pelo contexto imediato. Em Levítico, "descobrir a nudez", refere-se a relação heterossexual, nunca relações homossexuais. Isso elimina a suposição de que Cam tenha violado seu pai. Na narrativa, o verbo “ver” é entendido no sentido literal. É dito que Noé estava nu e Cam o viu. É dito, ainda, que seus dois irmãos tomaram precaução para não ver a nudez do pai. Eles tomaram “uma capa, e puseram-na sobre os ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai” (verso 23). O texto acrescenta: “tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai”. É impossível argumentar que o verbo “ver” seja usado em sentido figurado. Os irmãos fizeram tudo que podiam para evitar ver o que Cam havia visto. Esse é o sentido básico do texto e não apóia qualquer outra interpretação. Fonte: portuguese.adventistworld.org

Hoje é tão comum não honrar pai e mãe que as pessoas acham um absurdo a maldição de Noé lançada na descendência de Cão por sua irreverência. Na verdade o que Noé fez foi somente uma afirmação profética de um mandamento que ainda estava nas entranhas de Deus: UM MANDAMENTO COM PROMESSA.
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário