MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

terça-feira, 19 de maio de 2015

ROUPA NOVA EM ROUPA VELHA.

Tudo se fez novo.

"E Jesus disse-lhes também uma parábola: Ninguém deita um pedaço de uma roupa nova para coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha." Lucas 5:36

Este versículo extraído do evangelho elucida a conduta dos que, em outro texto bíblico, são chamados de nova massa, isto é, não levedada (1 Coríntios 5:7). A "roupa velha", nada mais é do que a "Lei Mosaica" e todas as suas tradições, festas e costumes, as quais Paulo, o "apóstolo dos gentios", define como "rudimentos do mundo" (Gálatas 4:3,9; Colossenses 2:8,20). Ele ainda acrescenta em sua Epístola aos Colossenses que ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas nós somos o corpo é de Cristo, a nova massa, sem o fermento da velha massa (Colossenses 2:16-17).

Havia naquela época judeus que, convertidos ao cristianismo, queriam introduzir no meio dos gentios os costumes e as tradições judaicas, por isso foi necessário que Paulo exortasse aos crentes de Colossos sobre a importância de não misturar o "Novo" com "Velho": "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;" (Colossenses 2:20-22).

Tem gente por aí que faz distinção entre dia e dias, entre meses e anos, entre o que comer e o que não comer, ou qualquer outra coisa supondo que nos primórdios da Igreja estas ordenanças partiam dos próprios Apóstolos de Cristo. Para refutar esta suposição, deixo um versículo da Carta aos Gálatas, onde Paulo repreende Pedro pelo seu dissimulado sincretismo: "Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a "verdade do evangelho", disse a Pedro na presença de todos: SE TU, SENDO JUDEU, VIVES COMO OS GENTIOS E NÃO COMO JUDEU, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? (Gálatas 2:14).

Para mim o viver é Cristo e todas os bens dos quais desfruto foram concedidos por Ele, pois todas as coisas são Dele e para Ele, portanto faço minhas as palavras de Paulo: "Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus." Gálatas 6:17
L. M. S.



Nenhum comentário:

Postar um comentário