MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quinta-feira, 14 de maio de 2015

"Fogo Estranho e a Nova Aliança".

Nadabe ("liberal" ou "Deus se Mostra Bondoso") 
Abiú ("Ele, Deus, é Pai") 

A Bíblia em Levítico 10:3 relata como Nadabe a Abiú receberam o castigo divino pelo pecado que cometeram. Mas qual fora o pecado deles? Em Levítico 10:1 diz que eles ofereceram "fogo estranho" perante a face do Senhor. O que seria o "fogo estranho"? No mesmo capítulo diz que eles acenderam seu incensário não com fogo do altar, mas com fogo tirado de outro lugar, e por não ter tirado do altar, esse fogo é chamado "fogo estranho". 
Vemos no capítulo 9 de Levítico que o próprio Senhor acendera o fogo do altar: verso 6. E disse Moisés: Esta é a coisa que o Senhor ordenou que fizésseis; e a "glória do Senhor" vos aparecerá.
verso 23. Então entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois saíram, e abençoaram ao povo; e a "glória do Senhor" apareceu a todo o povo.
verso 24. Porque o "fogo" saiu de diante do Senhor, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo jubilou e caiu sobre as suas faces.
Cabia de agora em diante aos sacerdotes manter aquela chama acesa, pois todas as ofertas, sacrifícios e incensos dependeriam exclusivamente da chama do altar do Senhor. Eis aqui uma figura do Espírito Santo de Deus, pois é somente pelo Espírito Santo que nossas orações, louvores e testemunho chegam ao Senhor como cheiro suave, somente através do Espírito de Deus podemos viver uma vida de santidade e de santificação.

O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Levítico 6:13

E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Levítico 1:7

O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. Levítico 6:12 

Porém Nadabe e Abiú morreram quando trouxeram "fogo estranho" perante o Senhor. Números 26:61

E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e "ofereceram fogo estranho" perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Levítico 10:1

Após a saída do Egito, Moisés e todo Israel chegaram ao Monte Sinai. Deus falou da montanha ao povo todo, e deu os dez mandamentos, e os gravou em tábuas de pedra (Deuteronômio 5:1-22). No Sinai Moisés recebeu toda a Lei para Israel na qual Deus provera um sacerdócio para Si:

“Faze também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar” (Êxodo 28:1).

Na aliança de Deus com os israelitas, Arão e seus descendentes seriam sacerdotes do Senhor enquanto durasse aquela aliança (Êxodo 29:9). O trabalho do sacerdote incluía oferecer sacrifícios, manutenção das lâmpadas, os pães da proposição, o incenso no santuário e ensinar a lei de Yahweh ao resto do povo.

Enquanto o povo ainda estava no Sinai, no Tabernáculo, Arão e seus filhos foram consagrados como sacerdotes e logo após que eles começaram a servir e ministrar o sacerdócio aconteceu uma desgraça para a casa de Arão:

“Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR, e os consumiu; e morreram perante o SENHOR” (Levítico 10:1-2).

Aqui estavam dois dos homens a quem Deus havia consagrado para servi-lo como sacerdotes, desempenhando suas funções e Ele matou-os com fogo divino. Qual foi o erro? Ofereceram algo que Deus não lhes tinha mandado oferecer. Eles eram sacerdotes, da linhagem sacerdotal de Arão, separados por Deus para este ministério, seus incensários eram consagrados, o incenso era consagrado, mas substituíram o "Fogo de Deus" (Espírito) por qualquer um, misturaram o sacro com o profano e trouxeram perante o Senhor uma adoração falsa. 

“E falou Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou” (Levítico 10:3).

Nadabe e Abiú desconsideraram a santidade de Yahweh, pois na sua adoração presunçosa não glorificam-No e não mostraram a santidade do Senhor neles. Tem gente que diz que estas coisas eram para o Velho Testamento, para a Lei de Moisés, pois agora que estamos na “era da graça”, contudo quem pensa assim está longe da verdade das Escrituras Sagradas.

A epístola aos Hebreus faz comparação entre a Velha Aliança (Lei de Moisés) com a Nova Aliança (Jesus Cristo). O capítulo 1 de Hebreus compara o Filho de Deus que é o mensageiro do Novo Testamento, com anjos que eram os mensageiros do Velho Testamento. É demonstrado que Cristo é muito maior do que os anjos, pois diz: "e todos os anjos O adorem" (Hebreus 1:6).

“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios, vários milagres e por Dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a Sua vontade” (Hebreus 2:1-4).

A grandeza do Mensageiro é um indicador da importância da mensagem. 

“Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que se recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte, aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: ‘Ainda uma vez por todas farei abalar não só a terra, mas também o céu” (Hebreus 12:25-26).

Nadabe e Abiú pensaram que o fogo do altar era igual a qualquer outro, afinal de contas todo fogo queima, não importando de onde ele seja tirado, mas se enganaram , não era competência deles decidir qual fogo deveria ser usado. Deveriam prestar culto exatamente da forma que o Senhor tinha dito. Mais uma vez, a própria superioridade da Aliança deverá dizer-nos quão importante é ser obediente às Suas estipulações:

“Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso DEUS É FOGO CONSUMIDOR” (Hebreus 12:28-29).

Não se pode permitir que o homem introduza suas idéias ou modifique o culto a Deus. Todos os esforços do homem resultam numa apresentação de fogo estranho ao Senhor, ou seja um culto carnal. As melhores tentativas não passam de invenções humanas e abominação aos olhos de Deus. O modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por Seu Espírito Santo, por isso que Ele não pode ser adorado segundo as imaginações dos homens, ou por sugestões de seu enganoso coração, pois o Senhor procura Seus verdadeiros adoradores que O adorem em Espírito e em verdade (João 4:24). A Bíblia diz em 2 Cor. 3:17, “onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”, liberdade para entrarmos no Santo dos Santos pelo do sangue de Cristo, numa santa e verdadeira adoração em espírito no Espírito do Senhor, estes parâmetros orientam a adoração cristã. Somos livres, no Espírito, para fazer a vontade de Deus, nunca para o contrario, pois rebeldia nunca procede do Espírito Santo. O Senhor ainda é tão Santo como no tempo de Nadabe e Abiú, sendo obrigação daqueles que o adorarão tratá-lo reverência e santo temor.

"Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. Isaías 42:8
"E a minha glória não a darei a outrem. Isaías 48:11

FONTES: O QUE ESTÁ ESCRITO (JIM ROBSON), 
BLOG O TEMPO DE DEUS (CARLOS HENRIQUE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário