MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

A VIDEIRA (JOÃO 15: 1-14)

CULTIVO DE VIDEIRAS.

Nas Escrituras Sagradas é comum encontrarmos alusões de árvores comparando-as com povos ou pessoas, alguns estudiosos dizem que certas árvores até representam profeticamente nações em particular. No Evangelho de João, no capítulo 15, vemos o próprio Jesus comparando-se à “videira” e os seus discípulos aos seus ramos, nesta citação também está a pessoa do Pai Celestial como o agricultor que cuida da Sua vide.

É interessante conhecer todo o trabalho num parreiral para entender um pouco desta prática de Cristo dirigida aos seus discípulos, pois as peculiaridades entre a vida cristã e a videira são mais comuns do que se possa imaginar. Uma destas peculiaridades refere-se ao broto da videira, o qual deve ser “conduzido” no parreiral, no mesmo sentido dos ventos, ou seja, a nossa vida cristã deve sempre ser conduzida pelo Espírito Santo, o “vento” veemente e impetuoso de Deus.

Outra coisa notável é o estímulo dado à planta para a produção dos frutos e também após a colheita deles. Um dos estímulos é a poda de formação feita nos ramos maduros ou lenhosos, respeitando um intervalo de tempo de um a dois meses depois da colheita, este tempo é denominado de repouso, neste período até a irrigação é reduzida para estimular a dormência da planta. Jesus diz que o ramo frutífero é limpo (podado) para que dê mais fruto e Deus como sábio agricultor dá o devido tempo de descanso aos ramos que pode até envolver em escassez de água (Palavra) (Eclesiastes 3:2,4,6,7).

A limpeza da videira (poda de produção) consiste na eliminação do excesso de ramos, retirando-se aqueles fracos, imaturos, doentes ou mal formados. Ficam na planta as unidades férteis de produção que são compostas pelo esporão (ramo curto) e vara (ramo longo). Os esporões produzirão brotos vigorosos para serem podados como vara de produção no ciclo seguinte substituindo os ramos velhos ou infrutíferos e permitindo a renovação da planta. Este manejo com varas e esporões permite a produção de frutos em todos os ciclos, obtendo-se boas safras. Também se faz necessário a eliminação do excesso de brotos para promover uma melhor distribuição dos mesmos, evitando-se a sobreposição de brotos inúteis, proporcionando assim uma melhor distribuição da seiva. Outra técnica importante é a desponta, que consiste na remoção da extremidade dos brotos dos ramos no início da maturação direcionando o fluxo da seiva para os cachos, evitando-se que a seiva seja consumida apenas em crescimento vegetativo; a “desponta” promove maior aeração e luminosidade no interior do vinhedo, facilitando o controle fitossanitário. Aqui percebemos que a comparação entre a obra de Deus e a videira tem tudo a ver, pois mesmo que haja a dormência da planta, escassez de água e ramos doentes, o Senhor sempre está trabalhando na Sua vide para que ela possa produzir (Habacuque 3:17-19).

Deus é luz e nós precisamos viver na Sua luz. Para a videira não é diferente, pois folhas que encobrem os cachos devem ser retiradas com o objetivo de melhorar a ventilação e insolação (luz) no interior do vinhedo, pois é através da luz que se consegue uma maior eficiência no controle de doenças fúngicas, por isso onde há sobreposição de folhas uma “desfolha” é necessária para que aquelas que não se encontram expostas à luz solar sejam eliminadas. Vejam só: “exposição à luz e ao vento”!... Tal qual deve ser a vida cristã: na luz de Cristo e na direção do Espírito Santo.

JOÃO 15: 1-14

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário