MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

terça-feira, 19 de maio de 2015

A LEI DE DEUS É SANTA.

"E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." (Romanos 7:12)

Os mandamentos e as ordenanças da Lei Mosaica visavam o bem estar social, físico e moral dos israelitas. Na Lei não havia falhas, antes, apontava as falhas humanas e as suas consequências. Quando Paulo faz a afirmação citada acima, mostra-nos a qualidade daquela legislação: santo, justo e bom.

Os mandamentos se fossem cumpridos, não haveria presídios, pois era prevista a justa retribuição para os delituosos; os homicidas e adúlteros pagavam com suas vidas, os que defraudavam e furtavam deveriam restituir às vítimas o dobro do produto tomado e o perjúrio voltava-se contra o falso, ou seja, a Lei preconizava a isonomia, equidade e também a equivalência entre o delito e a pena para coibir as futuras ações injustas.


A CIRCUNCISÃO E A SAÚDE DO POVO ISRAELITA.


Sabemos hoje que a circuncisão em homens pode reduzir risco de câncer de colo de útero em mulheres. O motivo da diminuição dos riscos está vinculado a redução do transporte de HPV pela região peniana. Isso porque o prepúcio, removido durante a circuncisão, é rico em células que são particularmente mais suscetíveis para o vírus se instalar e sua retirada, portanto, dificultaria a contaminação. De acordo com pesquisa publicada pela revista científica “Cancer”, da Sociedade Americana de Câncer, homens circuncidados teriam 15% menos chances de desenvolver câncer de próstata. O câncer genital também é muito reduzido em homens circuncidados.


Nas ordenanças acerca da alimentação, moradia, vestes e higiene corporal, o principal objetivo era a saúde do povo. Sabemos hoje que o bacilo-de-hansen, causador da lepra, pode ser encontrado em certos animais como o coelho, tatu e outros, assim também como alguns tipos de doenças infecto-contagiosas ou parasitárias. Portanto, o desejo de Deus era manter o Seu povo livre da anarquia, livre da insegurança, das doenças e dos maus desígnios do coração humano.
L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário