MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

terça-feira, 19 de maio de 2015

A PARÁBOLA DOS TALENTOS (Mateus 25:14-30)

A parábola dos talentos em Mateus 25:14-30, conta a história de um Senhor que antes de ausentar-se, distribui seus bens aos seus servos, a cada um conforme a sua capacidade. Ao 1° cinco talentos, ao 2° dois e ao 3° um. Tanto o 1° como o 2° dobram o que lhes foi confiado, já o 3° o enterra. Para entendermos está parábola, precisamos voltar ao capítulo 24 de Mateus, do versículo 45 até o 51, que diz: "Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Mateus 24:45-51)".

Os talentos referem-se à obra de Deus neste mundo. A parábola diz respeito à pregação do evangelho por todo o mundo, o cuidado com os novos discípulos, a vigilância na sã doutrina das escrituras sagradas evitando adequações com as coisas do mundo e a submissão incondicional a Cristo reconhecendo que Deus é amor.

O 3° servo ao enterrar o talento na terra mistura o que é do seu Senhor com o que é terreno, ou seja, provoca uma miscigenação do que é sagrado com o que é vil. Ele acha que conhece o seu Senhor: "... eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste" (Mateus 25:24). Muitos ministros, igrejas e ministérios, pensam que o evangelho não é o suficiente para que Deus ajunte aqueles que são seus, e tentam adequar as escrituras ao secularismo, permitindo coisas dentro das igrejas como o divórcio (fato já crescente e consumado no meio evangélico), o homossexualismo, o amor ao dinheiro, a busca por cargos políticos, o adultério, em suma, a falta de santidade e de compromisso com Deus. A orientação do Senhor para estes que recebendo a incumbência de cuidar dos seus bens se desviaram da verdade é: "Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. (Mateus 25:27)". O que Jesus quis dizer com isto? Bem; quem está nesta situação deve entregar o seu ministério e não ministrar mais, pois na verdade, já o perdeu.
  
Mateus 21:43 - "Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos."

Ainda em Mateus, no capítulo 23, está escrito: 13. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque fechais o Reino dos céus diante dos homens; pois nem vós entrais nem deixais entrar os que estão entrando. 14. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque devorais a casa das viúvas e, como pretexto, fazeis longas orações; por isso, recebereis maior condenação. 15. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque correis o mar e a terra para fazer um prosélito, e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
L. M. S.



Nenhum comentário:

Postar um comentário