MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

DEPOIS DE MORTO AINDA FALA.

Há pessoas que são colocadas em nosso caminho como verdadeiras bênçãos de Deus para nós, pessoas que em vida encorajam, animam, fortalecem, sofrem as dores dos outros e que compartilham o melhor de si. É claro que elas não são muitas, mas nem poderiam ser, pois se fossem, não seriam excelentes e nem se destacariam dos demais.

O autor da Epístola aos Hebreus cita o título deste texto no capítulo 11 quando faz referência a Abel dizendo que ele pela fé ofereceu a Deus um maior sacrifício que seu irmão Caim, e por sua oferta alcançou testemunho diante de Deus de que era justo, e o próprio Deus deu testemunho da sua oblação, e por causa dela, mesmo depois de morto por seu irmão, ele ainda fala (Hebreus 11: 4): “A voz do sangue de teu irmão clama a mim desde a terra” (Gênesis 4: 10).

Há outros heróis mencionados no capítulo 11 de Hebreus que deixaram suas “vozes” na terra e alguns deles não têm seus nomes descritos neste capítulo, não claramente, mas suas obras de fé lhes dão testemunho. Como é o caso de Eliseu, o moço que deitava água às mãos de Elias (2 Reis 3: 11), que recebeu a porção dobrada do seu espírito (2 Reis 2: 15), que pela fé derrotou os exércitos dos sírios duas vezes (2 Reis 6 e cap. 7), homem que o escritor aos Hebreus apenas cita como um dos profetas dos quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos e que, por intermédio deles, mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos (Hebreus 11:32-35). Como eu disse, as suas obras da fé falam por eles sem que seus nomes precisem ser citados. Creio que é assim que podemos entender o que Paulo quis dizer quando escreveu: “Andamos por fé e não por vista” (2 Cor. 5: 7).

Numa passagem em 2 Reis 13 talvez seja uma das mais apropriadas para destacar homens que, mesmo num leito de morte, ainda são usados por Deus para abençoar. No verso 14 diz que Eliseu estava doente da enfermidade pela qual ele morreu e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele para chorar condoendo-se de que o profeta que era como “o pai, o carro de Israel e os seus cavaleiros” estava “partindo”. Mas apesar de enfermo no seu leito de morte, Eliseu ainda era uma bênção. Então o profeta ordena ao rei chorão que tomasse seu arco e suas flechas e pondo Eliseu suas mãos sobre as mãos de Jeoás, este atirou uma flecha pela janela do oriente, a qual foi nomeada pelo homem de Deus como a “flecha do livramento do Senhor contra os sírios”, ou seja, aqui ele profetiza que após a sua morte ainda haveria vitórias para Israel. Contudo, o rei Jeoás não correspondeu às expectativas de Deus para que Israel fosse liberto dos seus inimigos mesmo depois da morte de Eliseu, pois o rei não perseverou em ferir a terra conforme a palavra do profeta (versos 15-19 e 25).


Seguindo pelos versos 20 e 21 de 2 Reis 13, Eliseu morre e é sepultado e os anos se passam. Os moabitas invadiam a terra de Israel com suas tropas no início da primavera. Numa dessas invasões, alguns homens que estavam sepultando um de seus mortos assustaram-se ao ver uma das tropas dos moabitas e, para fugirem depressa, lançaram o cadáver na sepultura onde fora enterrado Eliseu, quando o corpo sem vida tocou os ossos do profeta, o morto reviveu e pôs-se em pé. Realmente, este profeta, depois de morto, ainda “fala”.

Jesus disse aos fariseus que Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; e as Escrituras dizem que os que morreram na fé não estão mortos, mas apenas dormem no Senhor, e os que dormem Nele, Deus os tornará a trazer consigo no dia da Sua vinda, estes ressuscitarão primeiro e terão seus corpos livres da corrupção e a morte será tragada na vitória, eles nunca mais terão fome nem sede, nem ficarão cansados, pois os que confiaram suas vidas ao Senhor renovarão as suas forças, e correrão e não se cansarão, caminharão e não se fadigarão, e subirão com asas como águias às alturas porque fizeram do Altíssimo a sua habitação. Bem-aventurado é aquele que escondeu a sua vida com Cristo em Deus, sobre ele não terá poder a segunda morte (Mateus 22: 32; 1 Tess. 4: 15; Apoc. 7: 16; Isaías 40: 31, Salmos 91: 9; Col. 3: 3; Apoc. 20: 6).

 ... NÃO VOS FAÇAIS NEGLIGENTES, MAS SEJAIS “IMITADORES” DOS QUE PELA FÉ E PACIÊNCIA HERDAM AS PROMESSAS. (Hebreus 6:12).

Creio que é isso que 2 Reis 13: 21 tem para nos ensinar: que devemos imitar, adequar, moldar e aproximar o nosso modo de viver àqueles que, pela fé, confiaram as suas vidas ao Senhor.

Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. (Salmos 14:3-5).

L. M. S. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário