MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

AS DOUTRINAS DAS IGREJAS CRISTÃS.

Iniciemos este assunto tão polêmico e divergente, com um trecho da Carta aos Efésios.

Há um só (1) “corpo” e um só (2) “Espírito”, uma só (3) “esperança e um só (4) “Senhor”, uma só (5) “fé”, um só (6) “batismo” e há um só (7) “Deus” que é o Pai de Todos (Efésios 4: 4-6).

Enumerei estes itens apresentados por Paulo, para que compreendamos melhor seus significados:

1. CORPO – Igreja – povo salvo, lavado e remido pelo sangue de Jesus (Tito 2: 14), não é um edifício e nem uma denominação (placa);

2. ESPÍRITO – Espírito Santo o Selo e penhor de Deus no crente (Lucas 10: 35; Efésios 1 :13);

3. ESPERANÇA – A transformação do corruptível em incorruptível, a 1ª ressurreição (Romanos 8: 24 e cap. 15: 13; Tito 2: 13; Gálatas 5: 5; 1 Tess. 4: 13-17; Apoc. 20: 4-6);

4. SENHOR – Jesus Cristo – Cabeça da Igreja (Ef. 5: 23; Col. 1: 18); nenhum homem pode usurpar este cargo, se o fizer, ele será um anti-Cristo;

5. FÉ – do grego: “Pistis”- significado: Fidelidade – o viver e o caminhar do crente em Jesus (Hebreus 10: 38; 2 Cor. 5:7);

6. BATISMO – A confissão pública do arrependimento do pecado e da fé em Cristo (Romanos 6: 3-7; 1 Pedro 3 :21);

7. DEUS O PAI DE TODOS – O nosso Criador, nosso Pai e nosso Educador (Hebreus 12: 6,7). Ele é o único Pai nosso (Mateus 23: 9).
Qualquer doutrina que não se enquadre nestes SETE ESPÍRITOS DE DEUS, não é de Deus (Apocalipse 1:4; 3:1; 4:5; 5:6).

Mas... O que é DOUTRINA? Doutrina é o conjunto dos preceitos (regras) e ensinamentos de um determinado sistema, seja religioso, político ou filosófico. Nós, porém, ficaremos com a definição mais simples que é o “ENSINO”.

Somente a “sã doutrina” da Escritura Sagrada pode promover o verdadeiro crescimento espiritual de um cristão. Em Antioquia havia profetas e doutores na Palavra (Barnabé, Simeão, Lúcio, Manaém e Saulo) e por isso que foi lá que os crentes foram chamados pela primeira vez de *CRISTÃOS (Atos 11: 25,26; 13: 1).

*CRISTÃO – Pequeno Cristo – semelhante a Cristo.

Vamos então ao assunto deste estudo: AS FALSAS DOUTRINAS.

1. BATISMO INFANTIL – Vejamos o que diz a Bíblia: Atos 8: 36-38 e Lucas 18:16.

2. BATISMO PARA LAVAR PECADOS – Confira 1 Pedro 3: 21 e Atos 2: 38 e 22: 16. Batizar significa "imergir", "banhar", "lavar", "derramar", "cobrir" ou "tingir", conforme utilizado no Novo Testamento e na Septuaginta.

3. APRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS NO TEMPLO – Vários pregadores dizem ser este procedimento o correto no tocante às crianças nascidas em lares cristãos, mas será que tem base Bíblica? Vejamos: Lucas 2 :21-39 e Levítico 12.
4. DÍZIMOS – Era um estatuto da Antiga Aliança para suprir os sacerdotes e levitas - clero (Números 18: 20-24), os quais foram abolidos em Cristo (Hebreus 7: 11-18; ver também Apoc. 5:9,10).
6. USO DO VÉU – Aqui se faz necessário um estudo mais apurado, pois se trata de um costume numa determinada época, em um determinado local, por um determinado povo. Exemplo: Paulo está usando figuradamente, uma tradição peculiar aos habitantes de Corinto que denotava a submissão da mulher ao seu marido, e ensinar que apesar da liberdade que há em Jesus Cristo, uma hierarquia espiritual deve ser respeitada: Deus é a cabeça de Cristo, Cristo é a cabeça do varão, e o marido a cabeça da mulher. Veja 1 Cor. 11: 1-16; Números 6: 1-21 e Gênesis 24: 63-65).   
7. COMEMORAÇÃO DO NATAL – Jesus nunca disse que os seus discípulos deveriam comemorar o seu nascimento, mas apenas a Sua morte celebrando a “Ceia do Senhor” em memória Dele e, assim, conservarmos a lembrança do Seu sacrifício por nós na cruz e também da vitória sobre a morte pela Sua ressurreição. Leiam: 1 Cor. 11: 26, Lucas 22: 19,20.
8. GUARDA DO SÁBADO – Leiam Êxodo 31: 13-17. Jesus é o nosso sábado, vejam: Mateus 11: 28-30, Atos 15: 29. Sábado – Shabbath significa “repouso”, “descanso”. O nosso shabbath não é aqui, mas no céu, na Jerusalém Celestial, a nossa cidade mãe (Gálatas 4: 26). 
9. DIETAS ALIMENTARES – 1 Coríntios 10: 21 nos ensina o que Levítico 11: 47 quer dizer na verdade. Ver também Romanos 14: 17; Atos 15: 29 e 1 Timóteo 4: 3-5.
10. CLASSE SACERDOTAL (clero = nicolaísmo) – Divisão de castas abolida em Cristo (Hebreus 10: 15-23; Apoc. 5: 10).
11. MINISTÉRIO DE LOUVOR (cantores gospel - levitas) – Isso nunca existiu na Igreja primitiva (Mateus 26: 30; Marcos 14: 26; 1 Cor. 14: 26, Efésios 5: 19-21). Creio que o “louvor” deve ser ministrado pela Igreja, isto é, por todos os crentes da reunião numa genuína “adoração”, apresentações de cantores ou de bandas gospel não passam de louvores pessoais (shows).
12. OFERTAS – É uma prática das Igrejas. A oferta deve ser voluntária (2 Cor. 9: 7). Em Deuteronômio (23: 18) está escrito: “Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do Senhor teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao Senhor teu Deus”. Então quem deve contribuir são somente os compromissados com Deus e, por conseguinte, com a Sua obra. É claro que o Senhor pode mover o coração de qualquer um para prover o sustento necessário da Sua causa, mas isto também deve ser voluntário, sem constrangimento.
Vejamos o que Paulo disse: Comei de tudo quanto se vende no açougue, “sem perguntar nada”, por causa da consciência. Porque a “Terra é do Senhor” e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, “comei de tudo o que se puser diante de vós”, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi “sacrificado aos ídolos”, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a Terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. (1 Cor. 10: 25-28). Então ao recebermos doações se formos informados da má procedência daquela doação é prudente recusá-la.
13. PROSPERIDADE FINANCEIRA – Jesus disse: “Não ajunteis tesouros na terra”, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas “ajuntai tesouros no céu”, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o “vosso tesouro”, aí estará também o “vosso coração” (Mat. 6: 19-21). Seguindo mais adiante Ele continua: Ninguém pode “servir” a dois senhores; porque ou há de “odiar” um e “amar” o outro, ou se “dedicará” a um e “desprezará” o outro. Não “podeis servir” a Deus e a Mamom. (Mat. 6: 24). E nos versos 26, 28, 29 e 30, Cristo completa: “Olhai” para as aves do céu, que “nem semeiam”, “nem segam”, “nem ajuntam em celeiros”; e “vosso” Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais “valor” do que elas? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? “Olhai” para os lírios do campo, como eles crescem; não “trabalham nem fiam”; e Eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se “vestiu” como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Todas heresias provém de doutrinas falsas, e estas provém de interpretações errôneas por textos desprovidos do seu contexto. Heresia é um desvio da verdade (no grego significa "escolha" ou "opção"). Hoje em dia, no meio cristão, ela tomou um sentido de “afronta” à fé em Deus e, portanto, condenável ao inferno. Portanto vigiemos e sejamos sóbrios lembrando-nos do Salmo 119 verso 9 que diz: “Como poderá o mancebo guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra”.                                               

Ev. Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário