MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

domingo, 7 de fevereiro de 2016

A RESPONSABILIDADE É DE DEUS.

Dias atrás, após o término de um estudo sobre batismo, um jovem veio até a mim e fez uma pergunta que fiz a mim mesmo no ano em que desci às águas batismais. A pergunta foi esta: “E se eu me desviar”? Creio que a mesma dúvida surge na mente de várias pessoas, mas que permanece sem resposta. 

Aos meus catorze anos de idade conheci um homem de Deus, seu nome era Oséias, pastor Oséias; repito e acrescento um homem de Deus e meu pai na fé, e que agora dorme no Senhor. Naquela época eu tinha certas dúvidas devido a maus conselhos de gente que, ao emprestarem suas bocas a Satanás, me diziam que o batismo era uma grande responsabilidade que estava assumindo, e que se depois do batismo eu caísse em pecado seria melhor que não tivesse assumido esse grande compromisso com Deus. O engraçado é que foi justamente isto que aquele candidato ao batismo ouviu de alguém e me expôs. Aí o Espírito Santo me lembrou da resposta que recebi do homem de Deus: “A responsabilidade não é sua, mas de Deus”. E esta foi a mesma que lhe dei.  

Meu pai – o natural – dizia que assim como as ovelhas ruminam, isto é, comem, enchem seu estômago e depois remoem o pasto ingerido, também o crente o é quando ele ouve a Palavra do Senhor, pois ele ouve tudo, enche seu coração da Palavra de Deus e depois medita nela. Assim aconteceu comigo quando respondi àquele jovem com a mesma frase que ouvi à quase quarenta anos atrás, a mesma que tirou minhas dúvidas acerca da responsabilidade do batismo, palavras ditas pela boca de um homem de Deus. Mas, além disso, o Espírito me levou a “remoer” o alimento espiritual que partilhei com meu jovem irmão na fé. O Senhor levou-me até Romanos 8 e principalmente aos versos 29-31; vejamos:

Porque os que “dantes conheceu”, também os “predestinou” para “serem” conformes à “imagem” de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que “predestinou” a estes também “chamou”; e aos que “chamou” a estes também “justificou”; e aos que “justificou” a estes também “glorificou”. Que diremos, pois, a estas coisas? Se “Deus é por nós”, quem será contra nós? (Romanos 8:29-31).

E também Isaías 43:1-7, diz: NÃO TEMAS, PORQUE EU TE REMI; “chamei-te pelo teu nome”, TU ÉS MEU. Quando PASSARES PELAS ÁGUAS ESTAREI CONTIGO, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando PASSARES PELO FOGO, NÃO TE QUEIMARÁS, nem a chama arderá em ti. Porque EU SOU O SENHOR TEU DEUS, o Santo de Israel, o TEU SALVADOR; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em “teu lugar”. Visto que foste PRECIOSO AOS MEUS OLHOS, também “foste honrado”, e EU TE AMEI, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. NÃO TEMAS, POIS, PORQUE ESTOU CONTIGO; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei MEUS FILHOS de longe e MINHAS FILHAS das extremidades da terra, a TODOS OS QUE SÃO CHAMADOS PELO MEU NOME, e OS QUE CRIEI para a Minha Glória: EU OS FORMEI, e também EU OS FIZ.

Realmente a responsabilidade é toda e exclusiva de Deus; glórias a Ele por isso! 

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que os condenará? Pois é Cristo quem morreu e ressuscitou dentre os mortos, o qual está à destra de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Nós somos reputados como ovelhas para o matadouro; mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:1,33-39).

Se você também creu em Cristo Jesus como seu único salvador e acolheu em seu coração a fé operosa por amor a Deus, toda e qualquer responsabilidade sobre sua vida e condição, doravante saiu de suas mãos passando para as mãos de nosso Pai Celestial.

Como diz um hino antigo: "Meu nome está nas mãos, nas mãos de meu Jesus"... Sim, pois o meu nome e o teu nome foram gravados nelas com os cravos na cruz. Glórias a Deus pelo Seu imarcescível amor! Amém!

L. M. S. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário