MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

“ESTÃO PERDOADOS OS TEUS PECADOS; LEVANTA-TE, E TOMA O TEU LEITO, E ANDA” (MARCOS 2: 9).

Em 2 Crônicas 20 há uma belo exemplo a ser seguido por todos os que professam o Nome do Senhor. Nessa passagem, Josafá recebe uma desagradável notícia: um grande exército viria contra Judá, mas ao invés de se lamentar, o rei pôs-se a buscar ao Senhor com jejum e oração (verso 3). Os sofrimentos são coisas inerentes desta vida, sempre haverá dissabores, mas os que são de Cristo terão Nele um alto refúgio onde esconder-se. Se Josafá não fosse temente a Deus certamente ele e toda Judá ter-se-iam perecido nas mãos dos moabitas e amonitas, mas como está escrito no verso 13 deste capítulo, todos os habitantes de Judá, homens, mulheres e crianças estavam em pé diante do Senhor. Eles sabiam em quem tinham crido.

“NESSES SACRIFÍCIOS, PORÉM, CADA ANO SE FAZ COMEMORAÇÃO DOS PECADOS” (Hebreus 10: 3).

É muito comum na liturgia da Igreja que alguns crentes tenham a oportunidade de dar seu testemunho. Na ordem do culto, assim como Paulo enfatiza, um tem salmo, outro doutrina, outro tem revelação, ou línguas, ou interpretação... Faça-se tudo para a edificação da Igreja (1 Coríntios 14: 26). Mas... Onde fica a edificação da Igreja quando uma pessoa testifica de si mesmo? Sem dúvida prejudicada! Alguns contam detalhadamente que eram viciados, ladrões, assassinos, e por aí vai; falam tanto de si mesmos que se esquecem do testemunho do Evangelho, e que tão somente ele pode quebrantar o coração perverso. O testemunho do crente é Jesus Cristo e não os seus pecados, pois estes já foram perdoados e esquecidos por Deus. A confusão acontece frequentemente nas reuniões que ao invés de se comemorar o perdão gratuito de Deus oferecido pela fé em Jesus, alguns preferem dar testemunho da sua vida pregressa. Como Paulo disse, nós não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo o nosso Senhor para a iluminação do conhecimento da Glória de Deus na face de Jesus. Contudo temos este tesouro em vasos de barro para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós (2 Coríntios 4: 5-7). 
Que lembremo-nos sempre quem somos e de onde viemos e sejamos gratos Àquele que nos tirou das trevas e nos trouxe à Sua gloriosa luz, para testificarmos somente da grande salvação que está em nosso Senhor. Este conselho é garantia de que o Corpo de Cristo será mais edificado, melhor exortado e amplamente consolado, pois o caminho para Canaã é à frente; para trás fica o Egito.

“O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS”.

Romanos 12 nos dá o tom: Somos o corpo de Cristo, mas individualmente, somos membros uns dos outros, sendo assim, nem todos têm a mesma função (verso 3-8). Às vezes vemos pregadores eloquentes, ou sabemos de crentes desbravando lugares inóspitos para propagar o Evangelho, ou ouvimos de outros que se destacam no evangelismo como também em outras áreas, e aí pensamos em nossa condição inapta para a obra do Evangelho e ficamos remoendo conceitos errados sobre a distribuição funcional na Igreja. Bem, se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? E se todos os crentes fossem um só membro, onde estaria o corpo? (1 Coríntios 12:17-19). Infelizmente é isto que acontece no seio da congregação: crentes parados, fracos e dormentes, ou por não saberem a sua função no corpo, ou por quererem desempenhar uma função para qual o Espírito Santo não o qualificou.      

SEGUNDO A MEDIDA DA FÉ.

Em Efésios 4: 11-13 percebemos com mais clareza como Jesus, o cabeça da Igreja, distribuiu os ministérios para aperfeiçoar os santos. Já em Romanos 12 somos exortados a não pensar de nós mesmos algo além de nossa capacidade, isto é, além da medida da fé que nos foi dada; lembremo-nos de que na Parábola dos Talentos a cada servo foi confiado um valor segundo a capacidade de cada um (Mateus 25: 15). Se nós observarmos a história dos profetas bíblicos, veremos que eles não saíram do ventre materno já falando em Nome do Senhor, mesmo aqueles que foram cheios do Espírito Santo desde a "madre" como foi o caso de João Batista (Lucas 1: 15), mas em num determinado tempo, no tempo do Senhor Deus, "VEIO A PALAVRA DO SENHOR" a: Samuel, Elias, Jeremias, Isaías, Jonas, Ageu, Ezequiel, Zacarias... e João Batista. 

CONCLUSÃO.

Nem todos são evangelistas, nem todos são doutores, nem todos são profetas, nem todos têm dons de curar e nem todos têm a mesma função, pois o Espírito Santo distribuiu e capacitou a cada um segundo Seu critério buscando desta forma aperfeiçoar os crentes. Portanto não sejamos mais como meninos inconstantes, porque o fruto do Espírito não são os ministérios ou serviços da Igreja, mas o amor, a alegria, a paz, a paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio e contra estas coisas não há condenação (Gálatas 5: 22-23), ou seja, o testemunho da fé em Jesus Cristo é a conduta irrepreensível de um cristão diante do mundo, pois é desta maneira que refletimos a Glória de Deus.

Então, já que os teus pecados estão perdoados, “toma o teu leito e anda”!
L. M. S.


Nenhum comentário:

Postar um comentário