MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A FÉ, O OUVIR E A PALAVRA.

Paulo em Romanos 10: 17 diz que a fé "é" pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (A. C. R. F.). O verbo ("é") utilizado neste verso denota "existência", "acontecimento" e pertence a terceira pessoa do singular na conjugação do verbo "ser ou estar" (ele/ela é). Em outra tradução diz: "a fé vem pelo ouvir" (S. B. B.), mas qualquer uma delas exprime um fato, uma ocorrência, um despertar no ouvinte através do seu sentido de audição atento à Palavra de Deus pregada.

Em João 16:8 há uma doutrina cristã fundamental, a qual alguns pregadores têm ignorado ou mesmo esquecido. Todos os esforços humanos para converter à fé cristã os incrédulos são e serão sempre ineficazes, pois este é um trabalho realizado unicamente pelo Espírito Santo, isto é, Ele é quem convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo. As sementes lançadas ao pé do caminho, nos pedregais ou entre espinhos, podem indicar esforços e táticas de homens no anúncio do reino dos céus que produzem cristãos mortos e infrutíferos.

Portanto nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, pois é Ele quem dá o crescimento (1 Coríntios 3: 7). É por isso que o apóstolo orienta os crentes: "Não extingais o Espírito Santo" (1 Tessalonicenses 5: 19), e ainda, "Não entristeçais o Espírito Santo no qual fostes selados para o dia da redenção" (Efésios 4:30), porque é através deste "Selo" que Deus conhece aqueles que são seus (2 Timóteo 2: 19, Apocalipse 7: 3).

"... E o ouvir pela Palavra de Deus". 

Aqui não diz que a fé "é" ou "vem" pela música, pela encenação de uma peça teatral, pelo milagre da cura, pelos shows gospel, pelo que se vê, pelos sinais, pelos templos, pela eloquência, pelas faculdades de teologia e nem tão pouco pela leitura das Escrituras Sagradas (muitos ateus fazem leitura sistemática da Bíblia, mas como na parábola do semeador, eles não entendem se escandalizam e a semente, ou fica infrutífera, ou é arrebatada pelo diabo; assim, a Palavra da justiça torna-se sem proveito para estes, porquanto não está misturada com a fé. Veja Hebreus 4: 2).

"A fé é"! 

Sabemos pelas Escrituras que a nossa fé é Cristo, pois Dele dão testemunho a Lei e os profetas (Romanos 3: 21-22), por meio Dele o justo vive (Gálatas 3: 11, João 11: 25), a Ele pertencemos e Nele andamos para conservação de nossas almas (Hebreus 10:39; Atos 17:28; Colossenses 2:6), todas as nações devem a Ele obediência e sujeição (Romanos 16: 26; Efésios 1: 22), e tão somente por Jesus Cristo, tanto a circuncisão como a incircuncisão podem receber a justificação diante de Deus (Romanos 3: 30; Colossenses 3: 11).

O que é a fé?

A fé é a rocha na qual depositamos todas as esperanças, pois o autor da Epístola aos Hebreus assim a define: "o firme fundamento da nossa esperança e a prova das coisas que ainda não visualizamos" (Hebreus 11: 1). Jesus disse que o homem prudente é aquele que ouve as Suas palavras e as pratica, pois se torna como quem edificou sua casa (vida) sobre a "rocha" (Cristo) e mesmo que desçam as chuvas, corram os rios e soprem os ventos contrários, ele ficará firme, visto que não está fundamentado em homens (pó, areia).

 "A fé dá entendimento para compreensão das Escrituras"

Pela fé entendemos como foram criados do “nada” pela Palavra de Deus, os Céus e a Terra (Hebreus 10:3); pela fé podemos compreender a pregação do Evangelho para a nossa salvação (Hebreus 4: 2); através da fé é que se descobrem os mistérios da justiça de Deus (Romanos 1: 17), pois para o homem comum (sem fé) parece loucura que um Deus Santo e Justo permita a um pecador ser justificado apenas pela fé (1 Coríntios 2: 14).

A fé é provada e aperfeiçoada nas boas obras, mas as boas obras originam-se da fé (Tiago 2: 17-18, 21-22), pois os que creem em Deus sempre procuram aplicar-se às boas obras (Tito 3: 8; Efésios 2: 10).



A fé racional ou irracional?

A fé não é racional e nem irracional; porém, a verdadeira fé gera temor racional e amor incondicional, o que para muitos dos que vivem sem fé parece ser algo irracional. Quem tem fé, racionalmente teme fazer o mal porque não quer ofender a Deus e ao seu próximo; quem tem fé, irracionalmente amará (fará o bem) até aos seus inimigos, porque este é o mandamento de Deus, e nisto se resume a Lei e os profetas.

Por último, somente por intermédio da fé é que se pode agradar a Deus (Hebreus 11: 6), porque toda adoração, culto, oferta, obra, conhecimento, pregação e sabedoria sem fé são nulos para o Senhor, porque o "justo viverá pela fé"! 

Doravante, irmãos, andemos por fé e não por vista (2 Coríntios 5: 7).

L. M. S.

Um comentário:

  1. “A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem” (Hebreus 11:1 - Bíblia de Jerusalém)

    ResponderExcluir