MANANCIAL

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"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

OS SOLDADOS VALENTES SE PÕEM NA BRECHA.

E BUSQUEI DENTRE ELES UM HOMEM QUE ESTIVESSE TAPANDO O MURO, E ESTIVESSE NA BRECHA... (Ezequiel 22:30a).

Ezequiel 22:24-31 (Profecia contra Jerusalém).

24. Filho do homem, dize-lhe: Tu és uma terra que não está purificada; e que não tem chuva no dia da indignação.

25. Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram as almas; tomam tesouros e coisas preciosas, multiplicam as suas viúvas no meio dela.

26. Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.

27. Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa, para derramarem sangue, para destruírem as almas, para seguirem a avareza.

28. E os seus profetas têm feito para eles cobertura com argamassa não temperada, profetizando vaidade, adivinhando-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor DEUS; sem que o SENHOR tivesse falado.

29. Ao povo da terra oprimem gravemente, e andam roubando, e fazendo violência ao pobre e necessitado, e ao estrangeiro oprimem sem razão.

30. E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

31. Por isso eu derramei sobre eles a minha indignação; com o fogo do meu furor os consumi; fiz que o seu caminho recaísse sobre a sua cabeça, diz o Senhor DEUS.

POR-SE NA BRECHA.

Essa expressão “se colocar na brecha” foi muito usada nos sermões de David Wilkerson, mas eu não entendia o que ele queria dizer, até que fui pesquisar nas Escrituras Sagradas para entender o seu significado.

Ezequiel profetizou no cativeiro de babilônia antes da destruição de Jerusalém por Nabucodonosor e a profecia acima (do cap. 22) que ocorreu aproximadamente três anos antes da queda de Jerusalém. No Livro de Jeremias é notória a apostasia dos judeus e sua rebeldia à voz do profeta quando este declara os juízos divinos; porém Deus continuou a lhes falar e exortar ao arrependimento, tanto para o rei quanto aos seus nobres, mas não houve nenhum que se humilhasse diante de Deus.

Explicando a analogia de “se por na brecha”:

Quando uma cidade fortificada – protegida por altas muralhas construídas com grandes pedras – era sitiada por algum inimigo; para entrar nela o exército invasor empregava todos os seus esforços contra os muros dela; e um desses empenhos era o de rompê-los; e quando tinham êxito, quando conseguiam abrir uma fenda neles; os mais valentes soldados da cidade “vinham à brecha” do muro com suas lanças, espadas, arcos e flechas, e escudos; e se punham ali para defendê-la, e impedir a invasão do inimigo pela fenda, visando que a cidade não fosse tomada.

Ezequiel 26:9-12 (Profecia contra Tiro).

9. E disporá os seus aríetes contra os teus muros, e derrubará as tuas torres com os seus machados.

10. Por causa da multidão de seus cavalos te cobrirá o seu pó; os teus muros tremerão com o estrondo dos cavaleiros, e das rodas, e dos carros, quando ele entrar pelas tuas portas, como os homens entram numa cidade em que se fez brecha.

11. Com os cascos dos seus cavalos pisará todas as tuas ruas; ao teu povo matará à espada, e as tuas fortes colunas cairão por terra.

12. E roubarão as tuas riquezas, e saquearão as tuas mercadorias, e derrubarão os teus muros, e arrasarão as tuas casas agradáveis; e lançarão no meio das águas as tuas pedras, e as tuas madeiras, e o teu pó.

Jeremias 39:2,3 (A tomada de Jerusalém pelo exército babilônico).

2. No ano undécimo de Zedequias, no quarto mês, aos nove do mês, fez-se uma brecha na cidade.

3. Entraram nela todos os príncipes do rei de babilônia, e pararam na porta do meio, a saber: Nergal-Sarezer, Sangar-Nebo, Sarsequim, Rabe-Saris, Nergal-Sarezer, Rabe-Mague, e todos os outros príncipes do rei de babilônia.

Aplicação prática da analogia.

O entendimento dessa expressão “pôr-se na brecha”; é o da “intercessão”; isto é, tanto na oração como na vigilância; e o personagem bíblico que mais fez isto foi Moisés; Deus põe as pessoas certas nos lugares certos; se Moisés não suportasse seu encargo de líder, a ira de Deus teria consumido os rebeldes israelitas.

Salmos 106:19-23.

19. Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida.

20. E converteram a sua glória na figura de um boi que come erva.

21. Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandezas no Egito,

22. Maravilhas na terra de Cão, coisas tremendas no Mar Vermelho.

23. Por isso disse que os destruiria, não houvesse Moisés, seu escolhido, ficado perante ele na brecha, para desviar a sua indignação, a fim de não os destruir.

A Intercessão como vigilância na palavra de Deus.

Isaías 59:13-17.

13. Como o prevaricar, e mentir contra o Senhor, e o desviarmo-nos do nosso Deus, o falar de opressão e rebelião, o conceber e proferir do coração palavras de falsidade.

14. Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a equidade não pode entrar.

15. Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.

16. E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.

17. Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça [Ef. 6:14], e pôs o capacete da salvação [Ef. 6:17; ver também 1 Tess. 5:8] na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo [Ef. 6:13], como de um manto.

Conclusão.

O soldado valente que se porá nas brechas dos muros, é o crente fiel posto por Deus para proteger a Igreja dos ataques do diabo; é também o crente vigilante que “repara as roturas” (o reparador das brechas); é quem busca fortificar os “muros” da Igreja; é o que vê antecipadamente as possíveis “frestas” – fraquezas – por onde o inimigo pode atacar; este é o crente discipulador, o que faz discípulos de Cristo, o que ensina a Palavra no temor do Senhor, e assim os crentes são protegidos das astutas ciladas do maligno.

Isaías 58:12. E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.

Ev. Levi. 

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