MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

A CURA DE UM EPILÉPTICO.

Mateus 17:14-21.

14. E, quando chegaram à multidão, aproximou-se um homem, e pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo: 15. Senhor; tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; 16. E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo. 17. E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei o menino aqui. 18. E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. 19. Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? 20. E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. 21. Mas esta casta [de demônios] não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.

Nota: Nos originais gregos, não consta as palavras: “de demônios” (vers. 21); isto foi um acréscimo da tradução.

Se Jesus disse que os discípulos não puderam expulsar o demônio por causa da incredulidade deles [no verso 20]; então o que tem a ver a oração e jejum [do verso 21] com o caso?

A oração e o jejum têm o propósito de mortificar a carne e expulsar a incredulidade do nosso coração; pois a palavra usada na tradução do verso 21 para “casta”, refere-se no grego a: “genos” [de “genea”]; que significa geração [genos – linhagem, raça, genética], ou seja, Jesus repreende os seus discípulos por serem: “geração incrédula e perversa” [no verso 17]; portanto o texto do verso 21 está tratando da expulsão da “genética de incredulidade perversa” que herdamos de nossos antepassados, a qual somente sairá de nós através de muito jejum e oração [para humilhar a carne, para despir-se do velho homem, para vencer as paixões carnais] e assim o nosso espírito vencer a carne, e liberar no espírito a fé que torna o invisível, visível. Pois a fé é do Espírito Santo para o nosso espírito; pois os verdadeiros adoradores adoram ao Pai em espírito e em verdade, porque Deus é Espírito [João 4:23,24].

A oração e o jejum não são os meios pelos quais os demônios são expulsos, mas pela fé no Nome do Senhor Jesus Cristo; pois é pela fé no seu Nome que os milagres acontecem. Então o demônio não saiu do menino por causa da incredulidade dos discípulos, porém se eles tivessem fé como um grão de mostarda [e não do tamanho do grão de mostarda, pois o texto não usa o grão de mostarda como referência de tamanho, mas como exemplo de natureza, visto que quando o grão é lançado na terra, ele não duvida da germinação, mas germina; e germinando, de uma semente apenas suscitará uma árvore, e de uma árvore só, se produzirá muitas outras sementes iguais ao grão do processo inicial], eles diriam até ao monte e o monte lhes obedeceria e se lançaria no mar.

Ev. Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário