MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

MALHANDO O TRIGO NO LAGAR (Juízes 6).

Em Juízes capítulo 6; há uma citação curiosa:    

"Então, o Anjo do Senhor veio e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava 'malhando o trigo no lagar', para o salvar dos midianitas" (Juízes 6:11).

2 Tm 3:16. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir [repreender], para corrigir, para instruir em justiça.

Mas então; o que significa "malhar o trigo no lagar"?!                         

Juízes – cap. 6 – começa dizendo que: “os filhos de Israel fizeram o que parecia mal aos olhos de Deus. Então o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas”.

Agora... Quem foram esses midianitas? Os midianitas eram descendentes de Abraão com Quetura (Gn 25:1-4). Portanto, os midianitas eram parentes dos israelitas. Ocorre que a nação desses "parentes", desses filhos de Abraão; associou-se com os amalequitas (inimigos de longa data de Israel – ver Êxodo 17:8), e outros povos orientais; "e sucedia que, semeando Israel, subiam os midianitas e os povos que os acompanhavam, e punham-se contra eles em campo, e destruíam a novidade da terra, até não

deixarem mantimento algum em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Porque vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para destruí-la" (Juízes 6:3-5). Assim, esses povos estavam acabando com as provisões dos filhos de Israel. Dá pra entender o porquê de Gideão malhar o trigo no lagar.      

Mas para que serve o lagar?

O lagar é o local de pisar as uvas para se extrair o suco (o mosto) que mais tarde se tornará em vinho; já o trigo deve ser malhado na eira que é local aberto, o que, com a ação do vento as cascas do grão são separadas facilmente; ou seja, o trabalho de separação da palha do trigo fica mais complicado no lagar.

Vinho segundo a Bíblia; pode significar a alegria do coração, e o trigo que será para fazer o pão, a força, o ânimo para o trabalho (E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem. - Salmos 104:15).   

Transportando esses fatos para os nossos dias; vemos o que aconteceu com a Igreja de Cristo; “falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão (Gálatas 2:4); cães e obreiros

fraudulentos (Filipenses 3:2)”, que devastaram as searas com suas doutrinas hereges (cessacionistas, calvinistas, idólatras, teólogos da prosperidade, judaizantes, etc.); “o joio no meio do trigo” (Mt 13:38). Esses filhos do maligno negam a atuação direta do Espírito Santo na Igreja; impõe ao rebanho suas doutrinas de divisão para que o corpo do Senhor não se una em um só propósito e um só espírito. Jesus disse que quando nós fôssemos um, “o mundo creria que o Pai o enviou” (João 17:20-23). E que também se guardássemos a sua Palavra, Ele e o Pai fariam morada em nós (João 14:23).

A Igreja tem sido atacada e debilitada por falsos irmãos assim como Israel foi por seus parentes. Esses que confiam na carne – porque também são filhos de Abraão – dizem que não há mais profetas na igreja, que os dons espirituais foram dados somente para a época dos apóstolos, que as curas divinas não são mais para os nossos dias, e que possessão demoníaca trata-se apenas de pessoas com problemas mentais, que as línguas cessaram assim como as profecias...

Joel 1:12,16.

12. A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens... 

16. Porventura o mantimento não está cortado de diante de nossos olhos, a alegria e o regozijo da casa de nosso Deus?          

Gideão pergunta ao anjo: "Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas" (Juízes 6:13).

Assim estamos nós perguntando a Deus por que razão os sinais e prodígios, as curas e libertações não acontecem mais nas Igrejas...

O apóstolo Paulo escrevendo aos Tessalonicenses alertou: (19) Não extingais o Espírito. (20) Não desprezeis as profecias. (21) Examinai tudo. Retende o bem. (22) Abstende-vos de toda a aparência do mal”. (1 Tess. 5:19-22).

"Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?" (Juízes 6:14).

Acredito na sinceridade da pergunta de Gideão ao Anjo do Senhor, porém na própria casa de seu pai havia um altar e um bosque em honra a Baal; altar este que o Senhor Deus exigiu que Gideão o derrubasse e que num lugar mais alto e mais apropriado, se levantasse um altar ao Deus de

Israel (Jz. 6:25-27). Vejam que no verso 24 Gideão já havia edificado um altar ao Senhor em Ofra (Então Gideão edificou um altar ao Senhor e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ...), mas mesmo assim ainda não estava de acordo com as especificações do Deus vivo. Meus irmãos o que eu aprendo aqui é que não podemos servir a dois senhores (Lucas 16:13); e que não podemos adorar e servir a Deus de qualquer maneira; o altar de Baal e o seu bosque devem ser destruídos e eliminados das nossas casa e de nossas vidas (bosque: árvores frondosas eram plantadas próximas dos altares pagãos e serviam para a prostituição cultual – orgias [Oséias 4:3. Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.]).

1 Pedro 1:13-16. (13) Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; (14) Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; (15) Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; (16) Porquanto está escrito: SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO.

Ver: Lv.11:45;19:2;20:7;20:26.

Ev. Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário