MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

A INSENSATEZ DA IGREJA NO JULGAMENTO DOS ESPÍRITOS.

1 JOÃO 4:1. Não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus, porque muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

NA IGREJA DE CORINTO.

2 Coríntios 11:1-4,13-15,18-20,22-28.

1. Tomara que me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda.

2. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

3. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

4. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa vontade o tolerais.

(APÓSTOLOS FRAUDULENTOS - ESPÍRITOS ENGANADORES).

13. Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.

14. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

15. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

(AS CREDENCIAIS APOSTÓLICAS DE PAULO).

18. Pois que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei.

19. Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos.

20. Pois tolerais se alguém vos põe em servidão, se alguém vos devora, se alguém se apossa de vós, se alguém se exalta, se alguém vos fere no rosto.

22. São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São eles descendência de Abraão? Também eu.

23. São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes.

24. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um;

25. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;

26. Em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;

27. Em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez.

28. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.

(RHABBI; KATHEGUETES [CHEFE OU GUIA]; DIDASKALOS [MESTRE, PROFESSOR]; DIAKONOS [SERVENTE, SERVO]).

Mateus 23:8-12.

Vós, porém, não queirais ser chamados *Rabi, porque um só é o vosso **Mestre (GUIA), a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.

E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai (Pater), o qual está nos céus.

¹ Nem vos chameis *mestres (rabi), porque um só é o vosso **Mestre (guia, líder, chefe) que é o Cristo.

¹¹ O maior dentre vós será vosso ****servo.

¹² E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.

*Rabi (RABINO): rhabbi de origem hebraica - 1. “Meu grande mestre", "meu ilustre senhor". 2. Título usado pelos judeus para dirigir-se a seus mestres e também para honrá-los mesmo quando não se dirigem a eles diretamente.

**Chefe ou Guia: kathegetes - palavra composta de "kata" (partícula primaria, preposição; 1. "abaixo de", "por toda parte"; 2. "de acordo com", "com respeito a", "ao longo de". E também "hegeomai" - conduzir, ir a diante, ser um líder, governar, comandar, ter autoridade sobre alguém, um príncipe de poder real, governador, vice-rei, chefe.

****Servo: "diakonos" - alguém que executa os pedidos de outro, especialmente do seu mestre; um atendente, ministro, serviçal ou servente.

Atos 13:1. Havia na igreja de Antioquia profetas e ***mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.

***Mestres: didaskalos - professor; no NT alguém que ensina a respeito das coisas de Deus e dos deveres do homem; alguém que é qualificado para ensinar; aqueles que nas assembleias dos cristãos encarregavam-se de ensinar assistidos pelo Santo Espírito.

NA IGREJA DE CRISTO NÃO TEM RABINOS.

1 Coríntios 12:28. E a uns pôs Deus na Igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres (professores – didaskalos), depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.

Efésios 4:11. E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo; 13. Até que todos nós cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo “vento de doutrina”, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a Cabeça, Cristo, 16. Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado PELO AUXÍLIO DE TODAS AS JUNTAS, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do Corpo, para a sua edificação em amor. 

Obs:- Os ministérios na Igreja trabalham da mesma foram que os nervos e as articulações do corpo humano funcionam, pois sem “as juntas” um corpo não se movimenta e nem se desenvolve corretamente – também não pode ficar em pé; os ministros ordenados por Deus ligam os membros da Igreja – Mt 16:19 – permitindo que o Corpo de Cristo fique unido ao Senhor e assim tenha um crescimento sadio para o louvor da sua glória.

UM MINISTÉRIO SEM AUTORIDADE – O SONHO DE UM PASTOR.

Certo dia fiz uma visita ao pastor da igreja que frequentava [isto aconteceu por volta do final do ano de 1.998]; conversávamos sobre vários assuntos até que ele me contou de um sonho que teve, do qual não conseguiu a interpretação. No sonho ele saia de sua casa e ia em direção a uma árvore plantada em frente à ela (naquele tempo havia uma árvore na calçada, em frente da sua casa). E chegando àquela árvore havia nela um buraco no meio, e que ela estava oca, mas depois se encheu de água turva, então ele disse que pôs seu braço naquela água e tirou dali algumas cabeças de mulheres, as quais a sua mão às puxava pelos cabelos do fundo para fora.

Ao terminar de me contar o sonho; o Senhor pôs uma frase na minha boca [creio que a imposição de mãos do presbitério ainda estava fresca sobre mim, pois havia pouco tempo recebido a unção de evangelista]; então lhe respondi: "Um ministério sem autoridade". Mas eu mesmo não entendi a totalidade da interpretação; porém, com certeza o pastor entendeu; pois ele chorou muito. Logo após eu falar o que o Senhor pôs em minha boca, tentei interpretar, mas o pastor, chorando copiosamente, pediu que eu não falasse mais nada... Hoje percebo o porquê de ele ter gesticulado para que me calasse, pois sendo ele um homem espiritual, ouviu em seu interior a explicação do Espírito Santo. E agora, depois de passados 24 anos do ocorrido, lembrei-me desse fato, e só agora entendi por completo o sonho que aquele homem de Deus entendeu de imediato [pois ele era um homem muito mais espiritual que eu], ou seja:

1.  Ele estava saindo da sua casa – o pastor estava "saindo desta vida" para encontrar-se com Jesus;

2.  A árvore defronte de sua casa – o seu legado na obra de Deus, isto é, a igreja que ele mesmo fundou, trabalhou e que muito sofreu por ela;

3. O buraco no meio dela – a falta que ele faria à igreja seria o vazio que deixaria no meio da congregação após sua morte;

4. O espaço vazio sendo preenchido com água turva, e as cabeças de mulheres que a sua mão puxava pelos cabelos para fora da árvore, do fundo daquela água – um ministério sem autoridade que se levantaria depois de sua morte.

EU, UM DESIGREJADO.

Estive muito tempo afastado de qualquer denominação evangélica; eu estava - como se pode dizer - "desigrejado", isto é, um crente solitário, sem congregação. E nesses anos sem congregar, busquei do Senhor sabedoria na sua Palavra e Ele me deu o entendimento das Escrituras (Tiago 1:5 – “quem tem falta de sabedoria, peça a Deus...”).

Mas agora o Senhor me mandou voltar para àquela igreja em cujo ministério de evangelista fui consagrado e cujo pastor - que já dorme no Senhor - havia me contado o seu sonho; e o Senhor me mandou de volta com um propósito: o de ensinar a Palavra de Deus; e que por meio das Escrituras, seja recuperada a autoridade ministerial, e a consequente autoridade da Igreja.

Pedi um sinal ao Senhor e Ele me deu dois: um bom e outro ruim; o bom foi quando num culto de domingo um certo o pastor que esteve conosco, desceu do púlpito, veio ao meu encontro e me disse que a Igreja precisava de ajuda, e ainda ressaltou: “Você tem bagagem”; já o outro sinal, o ruim foi num outro domingo em que alguns judeus messiânicos vieram e fizeram um verdadeiro teatro na igreja tocando o shofar, usando kipás e talits, e dançando, e usando de pregações vazias e canções em hebraico; e cuspiam em nossas faces dizendo que nós cristãos não sabemos o verdadeiro nome do Mashiach e do Eterno, e que as igrejas estão cheias de festas pagãs.

Judas 1:4. Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação [secretamente – infiltrar-se em território alheio como os espiões fazem – ver Gl. 2:4], os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

Suportem a palavra que estou trazendo agora; pois a palavra não é minha, mas do Senhor Jesus Cristo e dos seus apóstolos. Se alguém quiser contender, saiba que estará indo contra a Palavra de Deus.

É certo que na Igreja primitiva ninguém foi chamado de Rabi, porque o próprio Deus não pôs rabinos nas Igrejas, mas apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres (didaskalos – professores).

É certo que em nenhuma parte do Novo Testamento diz que – entre as doutrinas apostólicas – exista qualquer menção de “dança” na Igreja. Os apóstolos foram bem específicos quanto a ordem no culto, e que nas reuniões do Corpo de Cristo deveriam haver: Salmos, hinos, cânticos e ação de graças.

Efésios 5:14-21.

14. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.
15. Portanto, vede prudentemente como andais; não como néscios, e sim como sábios,
16. Remindo o tempo, porque os dias são maus.
17. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.
18. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
19. FALANDO ENTRE VÓS COM SALMOS, ENTOANDO E LOUVANDO DE CORAÇÃO AO SENHOR COM HINOS E CÂNTICOS ESPIRITUAIS,
20. DANDO SEMPRE GRAÇAS POR TUDO A NOSSO DEUS E PAI, EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,
21. Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Colossenses 3:15-17.

15. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
16. Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com SALMOS, E HINOS, E CÂNTICOS ESPIRITUAIS, COM GRATIDÃO, EM VOSSO CORAÇÃO.
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

E também nas reuniões da Igreja – segundo Paulo doutrina a Igreja de Corinto – têm Salmo, doutrina, revelação, língua e interpretação; e tudo deve ser feito para a edificação da Igreja (1 Cor. 14:26). Viram? Não tem nenhuma ordenança apostólica para se dançar na igreja de Cristo, pois dança é carnalidade, alegria na carne e não no espírito. Mas os contenciosos vão dizer que tanto no Salmo 149:3 como no Salmo 150:4; está escrito para "louvar ao Senhor com dança"; sim, é verdade; porém os primeiros versos de ambos os Salmos nos dizem que as danças ocorreriam nos ajuntamentos dos isrelitas diante do santuário (o Tabernáculo, e mais tarde no Templo). O que estou dizendo aqui é que na congregação dos israelitas para as festividades religiosas ou não, havia não somente danças, mas também bebidas alcoólicas; e todos nós sabemos o que as pessoas embriagadas fazem: elas perdem a timidez e o juízo.

Em Deut. 14:22-26; Deus determina que quando os filhos de Israel recolhecem os seus dízimos (entre os dízimos recolhidos é da bebida forte e do vinho - verso 26) deveriam levá-los até o santuário e ali, diante de Deus,  comer e beber até ficar "alegre", isto é bêbado.

Já em Atos 2:13-15; destaca-se que nas festas de religiosas judaicas, quando os judeus vinham de todas as partes do Império Romano em peregrinação a Jerusalém, para celebrar os ázimos, páscoa, primícias e pentecostes era comum ficar bêbado, pois essa era a alegria deles, a alegria na carne e não no espírito; porém Deus proveu algo melhor a nosso respeito, o Seu Espírito Santo, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados (Hb. 11:40). Há ainda outras passagens bíblicas que denotam o uso de bebidas alcoólicas nas celebrações dos israelitas, e muitas delas não são nada louváveis. Portanto, Paulo é bem explícito quando orienta que não haja embriaguez na Igreja de Cristo em Ef. 5:18 e em 1 Cor. 11:20,22.

É portanto, por causa da bebida forte que os israelitas dançavam nas festas quando se reuniam diante do Santuário, e é por isso que os Salmos 149 e o 150 dizem o que dizem; eles não tinham o Espírito Santo, e por isso bebiam o vinho, uma figura do Espírito; eles nao tinham a verdadeira alegria, a do espírito, e em sombra se satisfaziam com uma alegria carnal. Mas na Igreja de Cristo não convém a carnalidade da embriaguez e nem a carnalidade da dança; pois se dançar fizesse parte da liturgia cristã, os apóstolos teriam deixado essa ordenança.  

Outra coisa que os inimigos da cruz de Cristo fazem é a prática da circuncisão, pois: “Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esse vos obrigam a circunciar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo” (Gl. 6:12). Os Judaizantes dizem que não obrigam ninguém a circuncidar-se, mas eles circuncidam os seus filhos para terem boa aparência com os judeus; porém Paulo rechaça essa ideia: “E de novo protesto a TODO HOMEM, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda Lei. SEPARADO ESTAIS DE CRISTO, vós os que vos justificais pela Lei; DA GRAÇA TENTES CAÍDO” (Gl. 5:3,4).

O NOME DE JESUS.

Também esses judaizantes têm aversão ao nome de cristão e de Jesus, pois eles querem nos ensinar que o nome Jesus é o Jesus romano; eles ficam com essas bobagens da pronuncia correta dos nomes bíblicos; se isso fosse realmente importante, os apóstolos não teriam traduzido para o grego – nos Evangelhos e nas Epístolas – os nomes dos apóstolos, de Jesus e de Deus. Lembrem que a primeira coisa que o “rabino” disse foi: “Yeshua é o nome dele”; e que se referiria ao “Eterno” em lugar de Deus – pois para eles Deus é Zeus, um deus pagão grego.

AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO (Ef. 6:11).

Tem gente confundindo judeu com judaísmo, isto é, tem gente que pensa que só porque alguém é descendente de judeus, o tal é necessariamente adepto do judaísmo; judeus é uma etnia, judaísmo é uma religião, uma filosofia e também um modo de vida. [educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/judaísmo]

Pesquisando mais sobre o assunto descobri isto:

1. O judaísmo é uma “tradição matriarcal”, que determina que um filho de mãe judia também será judeu.

2. O judaísmo pode ser¹ ortodoxo, conservador, reformista, reconstrucionista e humanista.

3. O judaísmo mantém as tradições rabínicas e da Lei mosaica (vestes, comida, purificação etc.).

¹Os judeus messiânicos são mais uma seita do judaísmo [um sincretismo religioso – uma seita que reúne duas religiões diferentes], pois além de observar ritos como a circuncisão, comidas puras e impuras, vestimentas, festas e dias sagrados; eles acrescentaram ao judaísmo a “fé em Yeshua” [como eles dizem], mas não aceitam serem chamados de cristãos.

Alguns dizem que o judaísmo messiânico surgiu por volta do século 19, já outros dizem que o movimento surgiu nos EUA no século 20; eles, os judeus messiânicos dizem que foram os precursores da Igreja do primeiro século; mas a verdade que essa seita é recente, contudo a ideia é antiga, porque no início da Igreja, falsos irmãos se intrometeram para por em servidão aqueles que abraçaram a fé em Jesus Cristo [Gl. 2:4].

O livro de Atos dos Apóstolos narra no capítulo 15 (versos 1 e 5) que alguns judeus tentaram enganar os discípulos, dizendo que se os gentios não se circuncidassem e não guardassem a Lei de Moisés, não estariam salvos da ira de Deus. O estrago não aconteceu somente em Antioquia (Síria), mas a coisa chegou até os cristãos da Galácia (a província da Galácia compreendia as cidades de Listra, Icônio, Derbe e Antioquia da Pisídia), e fez com que muitos aderissem àquela falsa doutrina, pois a Carta aos Gálatas trata justamente disto.

“Novas seitas, velhas heresias; nada de novo no front!”

1 João 4:1. Não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vem de Deus.

Ev. Levi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário