MANANCIAL

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"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

TU SENDO JUDEU, VIVES COMO GENTIO...

 TU SENDO JUDEU, VIVES COMO GENTIO...


Gálatas 2:11-14 ARC.

[11] E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. [12] Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. [13] E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. [14] Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? 

A Data da Carta aos Gálatas.

Crê-se que foi escrita entre os anos 49 e 55 d.C. Alguns estudiosos sugerem após a primeira viagem missionária de Paulo, por volta de 49 d.C., enquanto outros a situam-na mais tarde, em torno da terceira viagem missionária, entre 55 e 57 d.C. A carta é direcionada às igrejas da região da Galácia, na Ásia Menor. 

Detalhes sobre a datação.

Ano 49 d.C.

Aqueles que datam a carta em 49 d.C. pensam assim, porque foi logo após primeira viagem missionária de Paulo, que ele visitou cidades como Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe, na região sul da Galácia. Então, essa conclusão não é das melhores, pois o problema da exigência da circuncisão para os gentios convertidos em Antioquia, só foi discutido no Concílio de Jerusalém que ocorreu no ano 50 d.C.; pois é justamente esse o ponto a que Paulo referiu-se no capítulo 2 de Gálatas, ou seja, a Carta foi escrita após o Concílio de Jerusalém. 

Ano 55 d.C.

Outros que defendem que a carta foi escrita durante a terceira viagem missionária do apóstolo Paulo, que ocorreu entre os anos 55 e 57 d.C., e quanto ao local, possivelmente em Éfeso ou na Macedônia, onde Paulo passou algum tempo; estes levam em conta os detalhes que estão nos textos bíblicos de Gálatas e de Atos dos Apóstolos como referências.

Contexto da Carta.

Gálatas lida com a questão da justificação pela fé, em contraste com a dependência das obras da Lei de Moisés. Paulo, em sua carta, combateu os falsos mestres que estavam confundindo a fé dos convertidos a Cristo, na região da Galácia. 

Os Falsos Mestres da Judeia. 

Atos 15:1,2,5-7,13,14,19-24 (ARC).

[1] Então, ALGUNS QUE TINHAM DESCIDO DA JUDEIA ensinavam assim os irmãos: SE VOS NÃO CIRCUNCIDARDES, CONFORME O USO DE MOISÉS, NÃO PODEIS SALVAR-VOS. [2] Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão... [5] Alguns, porém, da SEITA DOS FARISEUS que tinham crido se levantaram, DIZENDO QUE ERA MISTER CIRCUNCIDÁ-LOS E MANDAR-LHES QUE GUARDASSEM A LEI DE MOISÉS. [6] Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto. [7] E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Varões irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre vós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho e cressem {referência à conversão do centurião Cornélio - At.10}... [13] E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Varões irmãos, ouvi-me. [14] Simão relatou como, primeiramente, Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome {Tiago faz a citação de Amós 9:11,12}... [19] Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, [20] mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue. [21] Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue e, cada sábado, é lido nas sinagogas. [22] Então, pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões distintos entre os irmãos. [23] E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde. [24] Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a vossa alma (não lhes tendo nós dado mandamento)... 

Concílio de Jerusalém. 

Datado por volta do ano 50 d.C., foi uma reunião de líderes cristãos para discutir a questão da circuncisão e da observância da Lei de Moisés para os gentios convertidos a Cristo. Os apóstolos e anciãos da igreja em Jerusalém decidiram que o rito da circuncisão e a Lei mosaica não eram itens necessários para os gentios que abraçavam a fé no Senhor Jesus.  

Falta de Consenso. 

Embora alguns pregadores não consideram que o episódio referido por Paulo em Gálatas 2 se trate do mesmo assunto, do qual culminou no Concílio de Jerusalém; mesmo assim é muito plausível que as ocorrências estejam relacionadas, pois a possibilidade da Carta aos Gálatas ter sido escrita entre 55 e 57 d.C., isto é, alguns anos após o Concílio de Jerusalém é um forte argumento, mas não somente isso, pois outro fator importante é que a coisa toda aconteceu na igreja de Antioquia; mas vejam que os adeptos da circuncisão que foram da Judeia para Antioquia em At.15:1, e os da seita dos fariseus que faziam parte da igreja de Jerusalém em At.15:5; em ambos os casos concordam com os enviados da parte de Tiago em Gl.2:12,13, pois todos eram apoiadores da separação entre a circuncisão e a incircuncisão, entre os judeus e os gentios... 

A Superintendência de Tiago. 

Alguns teólogos acreditam que Tiago adquiriu certa preeminência por ser irmão de Jesus e por isso se tornou bispo da igreja de Jerusalém, pois o livro de Atos dos Apóstolos dá subsídios para esse entendimento; vejam:

Atos 15:13-29 ARC.

[13] E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Varões irmãos, ouvi-me. [14] Simão relatou como, primeiramente, Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. [15] E com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito: [16] Depois disto, voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo. [17] Para que o resto dos homens busque ao Senhor, e também todos os gentios sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas [18] que são conhecidas desde toda a eternidade. [19] Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, [20] mas escrever-lhes que SE ABSTENHAM DAS CONTAMINAÇÕES DOS ÍDOLOS, DA PROSTITUIÇÃO, DO QUE É SUFOCADO E DO SANGUE. [21] Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue e, cada sábado, é lido nas sinagogas. [22] Então, pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger varões dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, varões distintos entre os irmãos. [23] E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos, e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, Síria e Cilícia, saúde. [24] Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras e transtornaram a vossa alma (não lhes tendo nós dado mandamento), [25] pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns varões e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, [26] homens que já expuseram a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. [27] Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais de boca vos anunciarão também o mesmo. [28] Na verdade, PARECEU BEM AO ESPÍRITO SANTO E A NÓS NÃO VOS IMPOR MAIS ENCARGO ALGUM, SENÃO ESTAS COISAS NECESSÁRIAS: [29] Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Bem vos vá.

Nas recomendações dadas aos gentios vemos a prevalência das palavras de Tiago como uma referência do próprio Espírito Santo, pois "abster-se das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação" [At.15:29] é justamente o que Tiago referiu no versículo 20. Mas a história de Tiago como líder da igreja de Jerusalém traz consigo algumas coisas controversas, pois no próprio livro de Atos, no capítulo 21, lemos:

Atos 21:17-26 ARC.

[17] E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade. [18] No dia seguinte, Paulo entrou conosco EM CASA DE TIAGO, e todos os anciãos vieram ali. [19] E, havendo-os saudado, contou-lhes minuciosamente o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios. [20] E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor e disseram-lhe: Bem vês, irmão, QUANTOS MILHARES DE JUDEUS HÁ QUEM CREEM, E TODOS SÃO ZELOSOS DA LEI. [21] E já ACERCA DE TI FORAM INFORMADOS DE QUE ENSINAS TODOS OS JUDEUS que estão entre os gentios A APARTAREM-SE DE MOISÉS, DIZENDO QUE NÃO DEVEM CIRCUNCIDAR OS FILHOS, NEM ANDAR SEGUNDO O COSTUME DA LEI. [22] Que faremos, pois? Em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo. [23] FAZE, POIS, ISTO QUE TE DIZEMOS: TEMOS QUATRO VARÕES QUE FIZERAM VOTO. [24] Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, MAS QUE TAMBÉM TU MESMO ANDAS GUARDANDO A LEI {Nm.6:1-21}. [25] Todavia, QUANTO AOS QUE CREEM DOS GENTIOS, já nós havemos escrito e achado por bem que nada disto observem; MAS QUE SÓ SE GUARDEM DO QUE SE SACRIFICA AOS ÍDOLOS, e DO SANGUE, e DO SUFOCADO, e DA PROSTITUIÇÃO. [26] Então, Paulo, tomando consigo aqueles varões, entrou, no dia seguinte, no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e FICOU ALI ATÉ SE OFERECER EM FAVOR DE CADA UM DELES A OFERTA.

O que o texto acima revela é que Tiago estava usando sua liderança na igreja para fazer os crentes retornarem às práticas da Lei de Moisés, pois como "política de boa vizinhança" com os judeus de fora e com os judaizantes de dentro da igreja; Tiago e os anciãos de Jerusalém coagiram o apóstolo Paulo a fazer voto de nazireu e sacrificar no templo [Nm.6:1-21]; mas o mais escabroso é que o texto indica que essa era uma prática comum na igreja da Judeia, pois de antemão já havia quatro pessoas na casa de Tiago se preparando para cumprir o voto de nazireu e Paulo foi "convidado" à juntar-se a eles.

A História de Tiago, O Irmão de Jesus.

(Fonte: https://www.bibliaon.com/tiago_o_irmao_de_jesus/)

Também chamado de “Tiago, o Justo”... líder da igreja em Jerusalém e autor do livro de Tiago... era filho biológico de Maria e José. Inicialmente cético [João 7:5]... Sua conversão ocorreu somente após a ressurreição de Cristo, quando Jesus apareceu diretamente a ele [1Cor.15:7]. Tiago não foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus, mas depois de sua conversão, tornou-se um dos principais líderes da igreja primitiva em Jerusalém... Ele participou do Concílio de Jerusalém... também ensinou que a verdadeira fé deve ser acompanhada por ações práticas... em sua carta no Novo Testamento... é chamado de "o Justo” devido a seu compromisso com a oração... e seu zelo pela justiça... guiou a igreja em um período de grande tensão entre judeus e estrangeiros... A principal fonte histórica sobre a morte de Tiago vem de Flávio Josefo, um historiador judeu do século I que em sua obra "Antiguidades Judaicas", relata que Tiago morreu por sua fé em torno de 62 d.C. Ele foi levado ao templo pelos líderes religiosos judeus, que tentaram forçá-lo a renegar sua fé em Jesus, mas quando recusou, foi jogado de uma altura e, ainda vivo, foi apedrejado até a morte... Sua carta destaca que a fé verdadeira deve produzir boas obras e é um ensino fundamental para a vida cristã prática... Sua vida e morte inspiram compromisso com Deus, humildade e justiça. Tiago é lembrado como um pilar da igreja primitiva e como alguém que viveu sua fé plenamente, mesmo diante da perseguição aos cristãos.

Principais acontecimentos na vida de Tiago.

1. Relação familiar: Tiago nasceu como filho de Maria e José, sendo meio-irmão de Jesus.

2. Descrença inicial: Durante o ministério de Jesus, Tiago e seus irmãos não acreditaram que Ele era o Messias prometido (João 7:5).

3. Conversão após a ressurreição: Tiago converteu-se ao ver Jesus ressuscitado, tornando-se um líder na igreja primitiva (1 Coríntios 15:7).

4. Liderança na igreja de Jerusalém: Assumiu um papel de destaque como líder dos cristãos judeus em Jerusalém, promovendo união entre judeus e estrangeiros.

5. Participação no Concílio de Jerusalém: Defendeu a inclusão dos estrangeiros na igreja sem a exigência da circuncisão, promovendo uma fé acessível a todos (Atos 15).

6. O livro de Tiago: É o autor do livro de Tiago, que destaca a relação entre fé genuína e obras práticas de amor e justiça...

Lições da história de Tiago.

A história de Tiago, irmão de Jesus, serve de grande exemplo para nossa vida cristã... Sua disposição em ouvir, aconselhar com sabedoria e promover a reconciliação entre judeus e gentios na igreja é um exemplo de liderança cristã.

A história de Tiago nos lembra que a fé deve ser vivida de forma prática, que Deus pode transformar qualquer um, e que a verdadeira liderança se baseia em humildade e serviço.

Fonte: https://www.bibliaon.com/tiago_o_irmao_de_jesus/

CONSIDERAÇÕES.

É até ridículo a lisonja dispensada por pessoas sem nenhuma disposição crítica à certos personagens bíblicos: "Sua disposição em ouvir, aconselhar com sabedoria e promover a reconciliação entre judeus e gentios na igreja é um exemplo de liderança cristã..."; ora! Poupe-me; pois é só ler Atos dos Apóstolos para ver que Tiago estava judaizando a igreja de Cristo em Jerusalém; mas a coisa ficou tão séria em um dado momento, que nenhum dos apóstolos aguentou ficar por lá, pois creio que os apóstolos se lembraram daquilo que Jesus lhes avisou: "... Adverti e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus... 12. Então, compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus" [Mt.16:6,12]. E ainda: "... Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia" [Lc.12:1]. Os discípulos já haviam sido advertidos sobre a doutrina hipócrita dos fariseus e saduceus, pois todo aquele "zelo" pela Lei de Moisés não passava de falsidade religiosa. Aos cristãos de Filipos, Paulo exortou: "Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão! [3] Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus no Espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne" [Fl.3:2-3]. Contudo o próprio irmão do Senhor, isto é, Tiago, que não foi apóstolo de coisa nenhuma, advogava o "ascetismo" judaico, tais coisas como: "não toques, não proves, não manuseies... as quais perecem pelo uso, que são segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne" [Cl.2:21-23]; diz até uma das muitas fábulas católicas (e o catolicismo tem muitas), de que Tiago era chamado de "joelhos de camelo", isto por causa de sua vida constante oração; mas são nos textos bíblicos, nos que tratam dele que nos dão a ideia de quem realmente foi Tiago, "o irmão do Senhor", ou seja, um homem dividido entre a fé cristã e o judaísmo farisaico; mas curiosamente, ele mesmo escreveu sobre isso: "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos" [Tg.1:8].

Tiago não foi um exemplo de fé e devoção cristã, mas de um homem controverso, de um judeu que quis conciliar o templo judaico de Herodes, com a igreja de Cristo; que tentou adaptar os sacrifícios de animais, com a oferta do sangue de Jesus; que buscou encaixar o rito mosaico do voto de nazireu, com a santificação do Espírito e da Palavra... Sim, Tiago foi um judeu problemático que queria por vinho novo em odres velhos e pôr remendo novo nas vestes rotas da antiga Aliança, ele foi um judeu (como muitos judeus) que de tão embriagado com o vinho velho demorou para se desintoxicar [Lc.5:39]; mas o pior de tudo é que ele fez isso usando seu prestígio de líder - ou bispo - na igreja primitiva. 

Paulo escreveu:

Gálatas 1:10,13-19 ARC.

[10] Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo... [13] Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. [14] E, na minha nação, excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. [15] Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, [16] revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue, [17] nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia e voltei outra vez a Damasco. [18] Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei com ele quinze dias. [19] E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Gálatas 2:1-6, 9 ARC.

[1] Depois, passados catorze anos {+ou- ano 54 d.C.}, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. [2] E subi por uma revelação e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima, para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. [3] Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se. [4] E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; [5] aos quais, nem ainda por uma hora, cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. [6] E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram... [9] e conhecendo Tiago {este é o irmão de Jesus, pois o Tiago apóstolo, o irmão de João, já havia sido morto 10 anos antes a mando de Herodes Agripa I}, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que se me havia dado, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios e eles, à circuncisão...

"E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa"; ou seja, aqui quando o apóstolo Paulo se refere a Tiago, Cefas e João, os quais eram considerados como "as colunas da igreja de Jerusalém"; pode-se notar algum desdém, isto por causa da judaização praticada por Tiago que não foi devidamente combatida nem por Pedro nem por João à princípio; mais tarde, porém, vemos que o apóstolo Pedro se acostumara com o epíteto de cristão (1Pe.4:16. Mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte.), pois cristão foi um apelido dado aos crentes gentios de Antioquia [At.11:26], todavia ser chamado de cristão para os adeptos do judaísmo é coisa impensável; e quanto ao apóstolo João, vemos na narrativa do seu Evangelho, uma desvinculação das tradições judaicas, pois é comum João dizer que as festas como Páscoa, Tabernáculos etc; não eram mais as suas festas, mas apenas dos judeus.

A Lição Que Aprendemos. 

O que aprendemos com Tiago é que um homem pode ser cheio do Espírito Santo e até ter a palavra de sabedoria e conselho na sua boca, e que ele pode até possuir "joelhos de camelo" de tanto orar, mas se esse homem não se despir da velha natureza, viverá coxeando entre dois pensamentos [1Rs.18:21]. 

Madeira, Palha e Feno.

Mas: "O dia declarará a obra de cada um, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. [14] Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. [15] Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" [1Cor.3:13-15]. 

A morte de Tiago, o irmão do Senhor, se deu pelas mãos daqueles que ele quis ser amigo (mas ele mesmo escreveu: "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" [Tg.4:4]); pois segundo Flávio Josefo (Antiguidades Judaicas), Tiago morreu no ano 62 d.C., sendo levado ao templo pelos líderes religiosos dos judeus, os quais o forçaram a renegar sua fé em Jesus (até nos dias de hoje, a exigência do judaísmo para ser um judeu é renegar a fé em Jesus), entretanto quando Tiago se recusou a fazê-lo, os judeus o jogaram de uma elevação, talvez do "pináculo do templo" sugerido por Satanás [Mt.4:5]; mas como ele não morreu pela queda, então foi apedrejado até a morte; portanto, assim o "dia chegou e declarou a obra de Tiago, pois pelo fogo foi provada e pelo fogo foi consumida, mas ele foi salvo... como que pelo fogo" [1Cor.3:11-15].

Ev. Levi.

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