POR QUE DEUS ORDENOU "GENOCÍDIOS"?
Deuteronômio 7:16. Consumirás todos os povos que te der o Senhor, teu Deus; os teus olhos não terão piedade deles, nem servirás a seus deuses, pois isso te seria por ciladas.
1Samuel 15:3. Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.
Essas ordens nos parecem absurdas, mas devemos entender em que tempo foram dadas, pois o genocídio, muito embora esse termo tenha sido cunhado apenas no século XX por um advogado polones chamado Raphael Lemkin; era uma prática comum dos povos dos tempos do Velho Testamento. A nação de Israel viveu nesse contexto de tempo, pois sendo um reino secular, um reino da terra, portanto terreno e não celestial e, embora professasse o Nome do SENHOR, nunca teve o privilégio de ser chamado reino dos céus, a não ser no Evangelho de Mateus, pois nele o apóstolo faz esse contraste para confronto direto às pretensões dos judeus de sua época, os quais se viam como uma etnia irrepreensível diante das demais, mas que, por suas atitudes, eram tão pecadores quanto os gentios.
Ezequiel 9:3-10.
[3] A glória do Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, indo até à entrada da casa; e o Senhor clamou ao homem vestido de linho, que tinha o estojo de escrevedor à cintura, [4] e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, PELO MEIO DE JERUSALÉM, E MARCA COM UM SINAL A TESTA DOS HOMENS QUE SUSPIRAM E GEMEM POR CAUSA DE TODAS AS ABOMINAÇÕES QUE SE COMETEM NO MEIO DELA. [5] Aos outros disse, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele; e, sem que os vossos olhos poupem e sem que vos compadeçais, matai; [6] matai a velhos, a moços e a virgens, a crianças e a mulheres, até exterminá-los; mas a todo homem que tiver o sinal não vos chegueis; COMEÇAI PELO MEU SANTUÁRIO. [7] Então, começaram pelos anciãos que estavam diante da casa. E ele lhes disse: Contaminai a casa, enchei de mortos os átrios e saí. Saíram e mataram na cidade. [8] Havendo-os eles matado, e ficando eu de resto, caí com o rosto em terra, clamei e disse: ah! Senhor Deus! Dar-se-á o caso que destruas todo o restante de Israel, derramando o teu furor sobre Jerusalém? [9] Então, me respondeu: A INIQUIDADE d3a CASA DE ISRAEL E DE JUDÁ É EXCESSIVAMENTE GRANDE, a terra se encheu de sangue, e a cidade, de injustiça; e eles ainda dizem: O Senhor abandonou a terra, o Senhor não nos vê. [10] Também quanto a mim, os meus olhos não pouparão, nem me compadecerei; porém SOBRE A CABEÇA DELES FAREI RECAIR AS SUAS OBRAS.
Jerusalém foi uma cidade tão ímpia como as demais capitais do mundo antigo; mas Deus lhe enviou profetas para trazê-la de volta à sobriedade da Lei mosaica, contudo, os seus habitantes os mataram, então o mesmo juízo aplicado às nações pecadoras também seria a "regua e o prumo" com que Deus mediria seu povo, pois para o SENHOR não há acepção de pessoas.
A RÉGUA, O PRUMO E JUÍZO.
Josué 6:2, 17, 21-25.
[2] Então, disse o Senhor a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes... [17] Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos... [21] Tudo quanto na cidade havia destruíram totalmente a fio de espada, TANTO HOMENS COMO mulh3eres, TANTO MENINOS COMO VELHOS, também bois, ovelhas e jumentos. [22] Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: ENTRAI NA CASA DA MULHER PROSTITUTA E TIRAI-A DE LÁ COM TUDO QUANTO TIVER, como lhe jurastes. [23] Então, entraram os jovens, os espias, E TIRARAM RAABE, E SEU PAI, E SUA MÃE, E SEUS IRMÃOS, e tudo quanto tinha; TIRARAM TAMBÉM TODA A SUA PARENTELA e os acamparam fora do arraial de Israel. [24] Porém a cidade e tudo quanto havia nela, queimaram-no; tão somente a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro deram para o tesouro da Casa do Senhor. [25] Mas Josué CONSERVOU COM VIDA A PROSTITUTA RAABE, E A CASA DE SEU PAI, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.
O SINAL NA TESTA DOS QUE SUSPIRAM E GEMEM...
Josué 2:8-11.
[8] Antes que os espias se deitassem, foi ela ter com eles ao eirado [9] e lhes disse: BEM SEI QUE O SENHOR VOS DEU ESTA TERRA, E QUE O PAVOR QUE INFUNDIS CAIU SOBRE NÓS, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. [10] Porque TEMOS OUVIDO QUE O SENHOR SECOU AS ÁGUAS DO MAR VERMELHO DIANTE DE VÓS, QUANDO SAÍEIS DO EGITO; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. [11] OUVINDO ISTO, DESMAIOU-NOS O CORAÇÃO, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque O SENHOR, VOSSO DEUS, É DEUS EM CIMA NOS CÉUS E EMBAIXO NA TERRA.
Os povos cananeus matavam seus próprios filhos, eles matavam seus bebês ainda no período da lactação, pois ofertavam seus filhos aos deuses pagãos; ou seja, esses povos não tinham nenhuma compaixão de suas próprias crianças; portanto, por essas e por outras práticas abomináveis, Deus ordenou a destruição total desses povos e Israel seria o executor da ira divina contra as nações ímpias. Porém, assim como Raabe creu e se voltou para o Deus vivo e por isso foi poupada com sua família, assim poderia suceder a qualquer um que se arrependesse, pois Deus não tem nenhum prazer na morte de um ímpio [Ez.33:11], haja visto que conforme o que Raabe descreveu, todos os cananeus, e principalmente os de Jericó ouviram os prodigiosos feitos de Deus no Egito (ver: 1Sm.4:8; pois até na terra dos filisteus, se ouviu relatos dos juízos do Senhor sobre os egípcios).
Levítico 18:26-30.
[26] Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós; [27] porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós; e a terra se contaminou. [28] Não suceda que a terra vos vomite, havendo-a vós contaminado, como vomitou o povo que nela estava antes de vós. [29] Todo que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as cometerem serão eliminados do seu povo. [30] Portanto, guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que se praticaram antes de vós, e não vos contaminareis com eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus.
O SENHOR avisou que se Israel se desviasse dos seus mandamentos, o seu povo teria o mesmo fim das demais nações ímpias que foram expulsas de Canaã, e que lhes faria ainda pior, pois Deus usaria outros povos, povos ímpios para executar juízo contra Israel.
Jeremias 51:20-23.
[20] Tu, Babilônia, eras meu martelo e minhas armas de guerra; por meio de ti, despedacei nações e destruí reis; [21] por meio de ti, despedacei o cavalo e o seu cavaleiro; despedacei o carro e o seu cocheiro; [22] por meio de ti, despedacei o homem e a mulher, despedacei o velho e o moço, despedacei o jovem e a virgem; [23] por meio de ti, despedacei o pastor e o seu rebanho, despedacei o lavrador e a sua junta de bois, despedacei governadores e vice-reis.
Isaías 10:5-6.
[5] Ai da Assíria, cetro da minha ira! A vara em sua mão é o instrumento do meu furor. [6] Envio-a contra uma nação ímpia e contra o povo da minha indignação lhe dou ordens, para que dele roube a presa, e lhe tome o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas.
DEUS É UM PAI QUE CORRIGE SEUS FILHOS.
2Samuel 7:14. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens.
Salmos 89:30-32.
[30] Se os seus filhos desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos, [31] se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, [32] então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniquidade.
O PORQUÊ DO JUÍZO.
Números 35:33-34.
[33] Assim, não profanareis a terra em que estais; porque o sangue profana a terra; nenhuma expiação se fará pela terra por causa do sangue que nela for derramado, senão com o sangue daquele que o derramou. [34] Não contaminareis, pois, a terra na qual vós habitais, no meio da qual eu habito; pois eu, o Senhor, habito no meio dos filhos de Israel.
O PORQUÊ DO HOMEM EXECUTANDO JUÍZO CONTRA OUTRO HOMEM.
Gênesis 9:5-6.
[5] Certamente, requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; de todo animal o requererei, como também da mão do homem, sim, da mão do próximo de cada um requererei a vida do homem. [6] Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem.
Deus fez aliança com Noé e seus descendentes de que todo sangue derramado pelas mãos dos homens seria vingado pelas mãos de outros homens, assim o sangue inocente derramado sobre a terra seria vingado e expiado, pois o sangue não expiado profana a terra e nenhum outro modo há para sua expiação.
Era coisa comum entre os povos antigos de Canaã, a idolatria e o sacrifício humano, além, é claro, de outras abominações como a sodomia, a prostituição, o culto licencioso e outras práticas de injustiça e imoralidade; então as nações cananeias fizeram abominações e profanaram a terra em habitavam, portanto Deus levantou a Israel para ser a vara da sua ira contra os povos de Canaã. Israel deveria fazer uma "limpeza étnica" em Canaã, pois como foi dito a Noé, o sangue derramado pelos ímpios deveria ser vingado por outros homens; contudo Deus deu 40 anos (o tempo da peregrinação de Israel no deserto) para que os povos cananeus, ouvindo a respeito do juízo do Senhor sobre faraó, se arrependessem das suas más obras, pois Raabe contou aos espias de Israel que os reis de Canaã souberam do ocorrido no Egito e tiveram medo, porém não se arrependeram dos seus maus costumes. Mas Raabe, a prostituta, creu no Deus de Israel e foi salva. O Deus vivo executa juízos, mas mesmo em sua justa indignação e ira, Ele se lembra da misericórdia [2Sm.24:14 e Hb.3:2].
A QUESTÃO DO GENOCÍDIO.
O genocídio era uma prática comum na antiguidade, e com Israel não foi diferente, pois o homem era o instrumento divino para vingança, visto que o caminho do ímpio cai sobre a sua própria cabeça. Pois assim como o ímpio faz, assim será sua recompensa.
Salmos 7:14-16.
[14] Eis que o ímpio está com dores de iniquidade; concebeu a malícia e dá à luz a mentira. [15] Abre, e aprofunda uma cova, e cai nesse mesmo poço que faz. [16] A sua malícia lhe recai sobre a cabeça, e sobre a própria mioleira desce a sua violência.
Tudo isso era o Velho Testamento, isto é, homem executando juízo contra outro homem, porque Deus fez o homem segundo a sua imagem e semelhança [Gn.9:6] e porque a terra foi dada aos filhos dos homens [Sl.115:16b]; e como os reinos deste mundo são deste mundo, até hoje as coisas tem funcionado desse mesmo jeito. Mas para quem creu em Jesus Cristo, "as coisas velhas passaram, eis que tudo se fez novo" [2Cor.5:17], pois "o reino de Deus não é deste mundo" [João18:36], mas do céu; então agora não mais vivemos no Velho Testamento como as nações do mundo vivem, pois o Israel da aliança mosaica era apenas mais um dos reinos terrestres, pois: "não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual, [47] O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu; [48] Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos..." [1Cor.15:46-48a]. Contudo: "... a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção" [1Cor.15:50]; por isso, nós cristãos, fiéis à Palavra de Deus não estamos mais debaixo das alianças da Lei, nem muito menos da Lei mosaica, mas somente da Lei de Cristo, na qual o mundo está crucificado e morto para nós e nós crucificados e mortos para o mundo, pois em Jesus somos "o Israel de Deus" [Gl.6:14-16] pela Nova Aliança do Espírito e "não vivemos mais, mas é Cristo que vive em nós" [Gl.2:20]; porém, enquanto os que professam fé em Deus não compreenderem estas coisas, ainda permanecerão mortos em seus pecados e debaixo da condenação da Lei. Mas: "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte" [Rm.8:1,2].
1Coríntios 15:56-58.
[56] O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. [57] Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. [58] Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
Ev. Levi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário