O LIVRO DA VIDA.
Apocalipse 3:4-5 ARC.
[4] Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso. [5] O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma RISCAREI O SEU NOME DO LIVRO DA VIDA; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO (é uma expressão idiomática que significa: "há muito tempo atrás").
Apocalipse 13:6-8 ARC.
[6] E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. [7] E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda tribo, e língua, e nação. [8] E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses CUJOS NOMES NÃO ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO que foi morto DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO.
Apocalipse 17:8 ARC.
[8] A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição. E os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO) se admirarão vendo a besta que era e já não é, mas que virá.
Apocalipse 20:12-15 ARC.
[12] E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros {João 12:48-50. [48] Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último Dia. [49] Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. [50] E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito. [João5:22-24]}. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E OS MORTOS FORAM JULGADOS PELAS COISAS QUE ESTAVAM ESCRITAS NOS LIVROS, SEGUNDO AS SUAS OBRAS. [13] E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. [14] E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. [15] E AQUELE QUE NÃO FOI ACHADO ESCRITO NO LIVRO DA VIDA foi lançado no lago de fogo.
Apocalipse 21:27 ARC.
[27] E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só OS QUE ESTÃO INSCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO.
Salmos 139:15-16 ARC.
[15] Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. [16] Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e NO TEU LIVRO TODAS ESTAS COISAS FORAM ESCRITAS, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
ÊXODO 32:31-33.
[31] Assim, tornou Moisés ao Senhor e disse: Ora, este povo pecou pecado grande, fazendo para si deuses de ouro. [32] Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, RISCA-ME, peço-te, DO TEU LIVRO, QUE TENS ESCRITO. [33] Então, disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, A ESTE RISCAREI EU DO MEU LIVRO.
O nome é apagado (ou riscado) do livro da vida; mas se é apagado, então é porque ele já estava escrito lá!
Já ouvi um pastor calvinista dizendo que: "todo ser humano nasce de costas para Deus"; ele disse isso porque acredita na "depravação total" do ser humano, um conceito que faz parte dos cinco pontos do Calvinismo (tulip); talvez por isso os presbiterianos batizem suas crianças... Mas, biblicamente falando, nenhum ser humano nasce eleito ao inferno; aliás o inferno nem foi preparado para a humanidade, mas para o diabo e seus anjos (Mt.25:41. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para O FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS.). Mas então, quando lemos os textos bíblicos que tratam do livro da vida e de riscar ou apagar o nome de alguém dele, não vemos dizer que o nome "nunca foi escrito nele"; exceto em Apocalipse 13 que diz: "E adorá-la-ão (a besta) todos os que habitam sobre a terra, "AQUELES CUJOS NOMES NÃO ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA DO CORDEIRO" que foi morto desde a fundação do mundo [Ap.13:8]; e também em
Apocalipse 17 que diz: "A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição. E os que habitam na terra (CUJOS NOMES NÃO ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA, DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO) se admirarão vendo a besta que era e já não é, mas que virá [Ap.17:8]. Mas não está claro no texto grego se é o nome que não foi escrito desde a fundação do mundo, ou se essa é uma alusão somente ao livro da vida, pois a referência de Ap.13:8 diz que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo, mas sabemos que essa expressão se trata de uma expressão idiomática, pois Jesus não foi morto desde a fundação do mundo, mas veio a seu tempo para morrer pelos nossos pecados: "Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo; [4] mas, VINDO A PLENITUDE DOS TEMPOS, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, [5] para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos" [Gl.4:3-5]. Ou seja, o Cordeiro não foi morto desde a fundação do mundo, mas o plano da salvação por meio da morte de Jesus Cristo foi traçado desde a fundação do mundo, para que se cumprisse no "descendente da mulher" [Gn.3:15].
"Desde a fundação do mundo" se entende como "algo de muito tempo atrás", ou seja, que é antigo; pois sabemos que Deus é Onisciente e não está preso ao tempo, pois presente, passado e futuro são a mesma coisa para Ele ("Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar e nada se lhe deve tirar. E isso faz Deus para que haja temor diante dele. [15] O que é já foi; e o que há de ser também já foi; e Deus pede conta do que passou" [Ecl.3:14,15]). Então o Senhor sabe quem é quem, pois somente Deus pode sondar o coração humano nas coisas mais íntimas ("O espírito [neshamah: fôlego, respiração] do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo" [Pv.20:27].).
QUEM TEM O NOME ESCRITO NO LIVRO DA VIDA?
"Jesus disse aos seus discípulos: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque DOS TAIS É O REINO DOS CÉUS" [Mt.19:14]. E no Evangelho de Marcos, Jesus acrescentou: "Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele" [Mc.10:15]. Ou seja, todas as pessoas nascem com seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro, pois as crianças, as quais não têm a consciência do pecado, pois ainda vivem na fase da inocência (pré-lapsariana) à semelhança de Adão e Eva antes da queda; delas, como Jesus Cristo disse, das tais é o reino dos céus. Pois quando uma criança morre antes de ter o conhecimento do bem e do mal, seu nome permanece escrito no livro da vida, mas depois de adquirir discernimento do que é certo e errado e de ter entendimento do que é pecado, então as suas obras terão peso no dia do juízo, pois cada um será julgado segundo as suas obras:
Apocalipse 20:12,13. [12] Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. [13] Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
Então, o livro da vida está pronto e cada ser humano que nasce tem seu nome escrito nele [Sl.139:16]; pois Jesus é a luz que dá a vida a todas as pessoas que nascem ([4] Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;... [9] Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo [João 1:4,9]); porque Cristo é quem sustenta todas as coisas pela Palavra do seu poder [Hb.1:3]. Então, nenhum ser humano nasce depravado como creem os calvinistas, mas eleito ao céu e à presença de Deus, contudo, depois de adquirir discernimento do que é certo e errado e do que é pecado, se não crer em Jesus Cristo para sua salvação, no dia do juízo de Deus os impenitentes serão julgados pelas suas obras e lançados no lago de fogo, pois seus nomes foram apagados, riscados e não encontrados no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Amém!
Ev. Levi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário