MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

domingo, 21 de maio de 2023

BOM É AGUARDAR A SALVAÇÃO DO SENHOR EM SILÊNCIO (Lamentações 3:26).

Lucas 1:5-7. (5). Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. (6). E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. (7). E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.

O NOME DOS PERSONAGENS.

Zacarias - Lembrado por Jeová.

Isabel (Elisabeth) - Juramento de Deus.

Abias - Meu Pai é Jeová.

Arão - Que traz luz.

João - Jeová é o doador gracioso.

Gabriel - Guerreiro de Deus.

A VISÃO DO ANJO GABRIEL.

Lucas 1:11-14. (11). E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. (12). E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. (13). Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque "a tua oração foi ouvida", e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. (14). E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento...

A DÚVIDA DE ZACARIAS E A PUNIÇÃO PELA INCREDULIDADE.

Lucas 1:18-20. (18). Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. (19). E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. (20). E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.

A MUDEZ DE ZACARIAS.

A palavra para "mudo" usada pelo anjo Gabriel é: “SIOPAO” - que quer dizer: "silêncio", "quietude", e também pode ser interpretada como surdez e mudez. Já na narrativa dos fatos, no verso 20, Lucas usa o termo "KOPHOS" - surdo ou mudo. Mas é no verso 62 do cap. 1 de Lucas, que temos a confirmação de que Zacarias ficou não somente mudo, mas também surdo, pois as pessoas usaram de sinais com as mãos para se comunicarem com Zacarias – se ele estivesse apenas mudo entenderia o que eles lhe falavam sem a necessidade do uso dos sinais como os surdos-mudos fazem.

Eu creio que Deus lhe deu uma “boa punição”, porque ela também foi uma bênção para Zacarias; pois a sua mudez não foi apenas uma punição por causa da incredulidade, mas também um sinal divino de que a Palavra de Deus se cumpriria, ou seja, o anjo do Senhor lhe deu uma promessa em resposta à sua oração, Zacarias duvidou, o anjo sentencia-o a ficar mudo; ora!... A mudez da Zacarias torna-se então a confirmação que aconteceria aquele milagre, e assim, a sua fé se fortaleceu em Deus. Contudo, como já vimos antes, Zacarias não ficou apenas mudo, mas também surdo...

O que eu vejo nesta passagem bíblica é que Zacarias e Isabel eram justos, tementes a Deus e irrepreensíveis, e que eles eram já idosos e sem filhos. Na cultura antiga, uma mulher que não tinha filhos era uma vergonha, e principalmente se fosse mulher de um sacerdote; pois, para eles, a fecundidade era uma bênção divina (Sl. 127:3-5), mas a esterilidade era vista como uma maldição da parte de Deus [Nm. 5:12-31 declara a “lei do ciúmes”, a qual tratava da desconfiança do marido por uma possível traição de sua esposa, porque se sobre ele viesse o “espírito de ciúmes”, o marido deveria trazer sua esposa diante do sacerdote e fazer uma oferta de alimentos (memorativa) por ela; depois, o sacerdote colocaria um punhado da terra do chão do Tabernáculo num vaso com água limpa e daria à beber àquela mulher; se ela tivesse realmente traído o seu marido, nunca mais teria filhos; pois como está escrito: “E, havendo-lhe dado a beber aquela água, será que, se ela se tiver contaminado, e contra seu marido tiver transgredido, a água amaldiçoante entrará nela para amargura, e o seu ventre se inchará, e consumirá a sua coxa; e aquela mulher será por maldição no meio do seu povo; E, se a mulher se não tiver contaminado, mas estiver limpa, então será livre, e conceberá filhos”. – Nm. 5:27,28].

Agora... Penso eu que Zacarias e Isabel passaram por poucas e boas; pois acredito que muita gente deve ter pensado mal deles por causa da esterilidade de Isabel, e não somente isso; mas também quantas vezes, Zacarias não ficou frustrado com seu casamento? Porque o sacerdócio era hereditário, seu legado seria passado ao seu filho, e sem descendentes sua linhagem desapareceria; contudo, nem por isso ele e sua mulher deixaram de orar, de serem justos e de temerem a Deus. Zacarias não repudiou sua mulher porque ela não podia lhe dar filhos, e nem tentou dar um ajudinha como Abraão e Sara fizeram. Que Zacarias e Isabel sirvam de lição aos casais de hoje, que escolhem o divórcio como única opção quando se deparam com as dificuldades inerentes à vida conjugal; porém, os servos de Deus nunca optam pela separação, porque Deus odeia o divórcio [Ml. 2:16].

1 Coríntios 7:10,11. (10). Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do seu marido. (11). Mas, se o fizer que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher.

Paulo diz que a perseverança conjugal entre marido e mulher, não é uma opção, mas um mandamento do Senhor; isto é, o casamento é para toda vida onde os erros devem ser perdoados e os acertos comemorados; pois o marido não tem mais direito sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher; e a mulher não tem mais direito sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido [1 Cor 7:4]. E Jesus ensinou aos fariseus, que Moisés só permitiu o divórcio por causa da “dureza do coração” deles (Moisés teve que administrar o erro daqueles israelitas que estavam repudiando suas esposas sem qualquer consideração à Lei divina; e para impedir que virasse uma imoralidade, Moisés legislou por conta própria – para saber mais leia: Dt. 24:1-4), ou seja, um coração duro nunca quer perdoar o erro do outro; e Jesus continuou dizendo que “no princípio da criação”, Deus os fez homem e mulher, e que ambos se tornam uma só carne quando unidos pelo casamento, isto é, não são mais dois seres ou duas carnes, mas um ser e uma só carne. Portanto, o que Deus uniu – estabeleceu como lei por meio de sua Palavra – não separe o homem [Mc. 10:2-12].

Mas, voltando a Zacarias, o fato de o anjo Gabriel tê-lo deixado surdo/mudo foi uma bênção, porque o impediu de ouvir as vozes da incredulidade ao seu redor, e também o calou para que não fraquejasse na fé por causa dos incrédulos (sabemos que mulheres acima de 40 anos que engravidam, têm gestações de risco, tanto para ela como para a criança, e Isabel era muito idosa); mas a sua alma ficou no silêncio, na quietude; só ouvindo em meditações, por nove meses, as palavras do anjo que disse:

(13). Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João {pois: “Jeová é um doador gracioso”}. (14). E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, (15). Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. (16). E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, (17). E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos {Ml. 4:5,6}, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. [Lucas 1:13-17].

A NECESSIDADE DO SILÊNCIO.

Como nós precisamos ficar surdos e mudos diante de tantas coisas que estão em voga nestes dias; tantas ameaças à fé, tantas urgências inúteis, e tantos clamores vãos que afloram nas mentes cheias do mundo, mas vazias de Cristo, as quais só sabem murmurar e reclamar da vida, não reconhecendo a poderosa mão do Senhor sobre toda história do homem neste mundo.

Salmos 4:4. “Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos.

Quando os filhos de Israel chegaram diante do Mar Vermelho e viram faraó e seu exército se aproximando; eles disseram a Moisés: (12). Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. (13). Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes; nunca mais os tornareis a ver. (14). O Senhor pelejará por vós, e vós "vos calareis. [Êxodo 14:12-14].

É só ficarmos quietos para vermos o livramento do Senhor". Que maravilha!

Deus nos ajude a calarmos nossos lábios e fecharmos os nossos ouvidos ante as impossibilidades desta vida; Deus nos guie a falar e a ouvir somente quando estivermos cheios do Espírito Santo, como Zacarias quando profetizou no dia da circuncisão de seu primogênito; que Deus nos faça desviar os nossos pés dos caminhos dos ímpios [Sl. 1:1,6], do mesmo modo que Isabel o fez, se ocultando por cinco meses para aproveitar ao máximo seu momento, sua nova condição, pois, escondida dos falatórios, ela não deu lugar em sua casa àqueles “incomodados” com a sua bênção.

Salmos 46:10,11. (10). Aquietai-vos, e sabei que Eu Sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (11). O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Elias foi mandado ao Horebe, o monte de Deus, e lá ele se escondeu numa caverna, mas o anjo lhe disse para que saísse da caverna, e ficasse perante o Senhor. Então passou um furacão, mas o Senhor não estava no furacão; após o furacão, um grande terremoto aconteceu, mas o Senhor não estava no terremoto; logo em seguida ao terremoto, um incêndio que queimou toda terra, mas também o Senhor não estava no fogo; depois destas coisas, Elias ouviu um cicio suave, uma brisa leve sobre as folhas nas copas das árvores; então, Elias cobriu seu rosto com sua capa e saiu da caverna para ouvir a voz de Deus, pois era o Espírito de Deus que se movia ao encontro de Elias (1 Reis 19:11-13).

Ev. Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário