MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

domingo, 21 de maio de 2023

EU E MEUS ANTEPASSADOS.

Mateus 1:17De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.

Quando eu era jovem ouvi um pregador dizer que todas as passagens bíblicas têm algo para nos ensinar; pois “Toda Escritura é divinamente inspirada” [2 Tm. 3:16]. 

Quantos de nós nos lembramos dos nomes dos nossos avós? E dos bisavós? Ou dos tataravós? Eu mesmo só sei o nome dos meus avós maternos e da minha avó paterna, e de mais ninguém...

As gerações de meus ascendentes.

Eu sou 1; meus pais são 2, meus avós são 4; meus bisavós 8; meus tataravós 16;... 32, 64, 128, 256, 512, 1.024, 2.048, 4.096, 8.192, 16.384...

Aqui, acima, exponho as catorze gerações que existiram antes de mim até meu nascimento em 27 de Junho de 1.962. E segundo o Salmo de Moisés [Sl. 90:10] o tempo de vida de uma geração é de 70 anos; então se eu multiplicar as 14 gerações dos meus antepassados por 70 anos, o resultado é 980 anos, e se somarmos a este resultado os meus 60 anos de vida, nós teremos 1.040 anos; e se subtrairmos os 1.040 anos da nossa data atual, 2.023, voltaremos ao ano 983 d. C., e tudo isto nos leva ao final da Alta Idade Média (do Século 5 até o 10) e início da Baixa Idade Média (do Século 11 até o 15).

Algumas das grandes catástrofes no mundo:

[Apocalipse 6:5,6. (5). E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão. (6). E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.].

A Grande fome de 1.315-1.317 ou 1.322 - Na Europa foi a primeira de uma série de crises sociais em larga escala que atingiram o Continente no início do século 14, e causou milhões de mortes.

Leiam agora este poema do Rei Eduardo II (ano 1.321):

Quando Deus viu que o mundo era demasiado orgulhoso, Ele enviou uma escassez à Terra, e a tornou áspera. Um alqueire de trigo foi a quatro xelins ou mais, Do que os homens possam ter tido um quarto antes .... E então pálido ficou quem ria tão alto, E dóceis se tornaram quem antes era tão orgulhoso. O coração de um homem pode sangrar por ouvir o choro dos pobres homens que gritavam: “Ai! Para fome eu morro...!”.

As pestes e guerras que envolveram o Continente Europeu na idade Média:

[Apocalipse 6:7,8. (7). E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. (8). E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.].

A peste negra - conhecida como "peste bubônica" – foi uma pandemia que aconteceu em um surto que se estendeu de 1.347 a 1.353, e resultou na morte de cerca de mais de 50 milhões de pessoas.

Grande Praga de Milão (1629-1631) – Foi uma série de surtos de peste bubônica que atingiu as cidades do norte da Itália.

Grande Praga de Marselha (1720-1722) – Um novo surto de peste negra. Em dois anos, morreram aproximadamente 100 mil pessoas. Foi a última epidemia de peste bubônica na Europa.

A pandemia de cólera do século 19 (1816-1826) - Esta foi a primeira de sete pandemias de cólera que ocorreram durante os séculos 19 e 20 matando milhares de pessoas.

As Cruzadas: Primeira Cruzada (1.096-1.099); a Segunda Cruzada (1.147-1.149); a Terceira Cruzada (1.187-1.191); a Quarta Cruzada (1.202-1.204); a Quinta Cruzada (1.217-1.221); a Sexta Cruzada (1.228); a Sétima Cruzada (1.248-1.254); a Oitava cruzada (1.270); e a Nona cruzada (1.271-1.291). De acordo com estudos de historiadores, cerca de 1 milhão de pessoas - entre cristãos e muçulmanos - morreram devido as Cruzadas.

Outras guerras que envolveram os europeus:

1. Invasão mongol da Europa (1.241);

2. Guerra dos Cem Anos - entre Inglaterra e França (1.337-1.453);

3. Guerras Hussitas (1.420-1.436) - os seguidores de John Huss declaram guerra contra a Igreja Católica Romana;

4. A Guerra dos Treze Anos (1.454-1.466) - Conflito entre a Monarquia de Habsburgo e o Império Otomano, envolvendo a Valáquia, os Habsburgos, a Transilvânia, e a Moldávia, com a ajuda do Sacro Império Romano-Germânico.

Fico imaginando, quantas guerras, e pestes, e fomes, e outras catástrofes naturais como terremotos, enchentes, furacões, incêndios e secas que ocorreram nesses dez séculos de história; e quantos riscos de vida meus ancestrais passaram e sobreviveram para que eu viesse a existir.

Sim Deus me ama! Ele sempre me amou e sempre teve um plano guardado para mim entre os seus muitos outros, por causa das suas muitas misericórdias. O Senhor me amou, e isto muito antes que meus pais existissem; e é por isso que meus ancestrais passaram por muitos males e muitas catástrofes naturais, nos inúmeros perigos de seu tempo; mas Deus os manteve vivos! O Senhor sustentou àqueles que iriam gerar aos meus tataravós, e estes aos meus bisavós, e estes aos meus avós, e estes aos meus pais... O Senhor é soberano mesmo! Minha linhagem, da qual descendo, até a décima quarta geração dá um total de 32.766 vidas; pessoas, meus parentes que nunca conheci (exceto meus pais) e que nada sei sobre eles (exceto o nome dos meus avós)... Mas Deus tinha o plano de me gerar e de me regenerar em Cristo, Seu Filho. Então, tudo tinha que dar certo com eles; desde os seus relacionamentos até a preservação de suas vidas nas guerras, nas pandemias, nas catástrofes naturais, pois não poderiam morrer antes do “arranjo divino preparado para a história de cada um”; ou seja, ninguém poderia morrer sem deixar um filho capaz de gerar outro filho, e este por sua vez outro filho; e assim por diante... Quando o Senhor tem um plano para uma vida vir ao mundo é porque já dispõe de muitos outros já preparados e guardados, e que serão executados para o bem de todos os que estão aqui vivos neste presente século; pois Deus moldou toda história do mundo: "Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dEle são a sabedoria e a força; Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis" [Daniel 2:20,21]. Deus realmente sabe o que faz! Portanto, Ele dará um jeito nas coisas!

Mateus 6:25-30. 25. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26. Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 27. E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? 28. E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; 29. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Ev. Levi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário