MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

segunda-feira, 2 de maio de 2016

TEOFANIA E CRISTOFANIA

Teofania: é um conceito de cunho teológico que significa a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa. Tem sua etimologia enraizada na língua grega: "theopháneia" ou "theophanía". É uma revelação ou manifestação sensível da glória de Deus, ou através de um anjo, algo surreal ou através de fenômenos impressionantes da natureza também chamados de aparição. Em teofania Deus usa desse método para aparecer a alguém em especial para mostrar ou revelar fatos do presente ou do futuro.

Cristofania: é um termo técnico da teologia cristã utilizado para designar as aparições de Cristo pré-encarnado ocorridas no Antigo Testamento.

Segundo várias posições teológicas, exemplos de cristofanias teriam ocorrido através de:
a) o Anjo do Senhor (Anjo de Jeová, conforme idioma original da Bíblia) que fez vários contatos com personagens bíblicos;
b) o Anjo da Revelação ou Anjo da Presença que instruiu a Torá para Moisés no monte Sinai (Jb. 1:27; 2:1);
c) o Anjo da Providência que guiava o povo de Israel pelo deserto através de uma constante nuvem;
d) o sacerdote Melquisedeque que recebeu o dízimo de Abraão.
e) um dos três mensageiros celestiais que visitaram Abraão para anunciar o nascimento de Isaque e Jacó e a destruição de Sodoma (Gn. 18:1–2, 10, 13);
f) o quarto homem visto por Nabucodonosor na fornalha ardente quando condenou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego;
g) o anjo Príncipe do Exército do Senhor que foi adorado por Josué (Js. 5:14);
h) o Arcanjo Miguel, Príncipe do Povo de Deus (Dn. 10:13, 21; 12:1) e Líder dos Exércitos Celestiais (Ap. 12:7);
i) o Anjo que visitou a Gideão debaixo do carvalho de Ofra ( JZ 6:11);
j) o anjo que apareceu para Manoá, pai de Sansão, quando foi dar a notícia de seu nascimento.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Leiamos Hebreus cap. 2, versos 2 ao 4: Pois se a PALAVRA FALADA PELOS ANJOS permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram: testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade.

Alguém já disse certa vez que devemos fazer um curso de “desteologia” por tanta coisa errada que nos ensinaram no seio eclesiástico; creio que essa tal cristofania é uma delas.

ANJO DO SENHOR – é Deus ou Jesus? Se fosse; quem é então esse Anjo do Senhor que aparece nos Evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos? Veja:

E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu “UM ANJO DO SENHOR”, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;... E José, despertando do sono, fez como “O ANJO DO SENHOR” lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; (Mateus 1: 20,24).

Alguns dizem que para ser uma teofania ou cristofania, “anjo do Senhor” deve ser precedido do artigo “o”, pois se o artigo estiver ausente então trata-se de “um anjo” qualquer,  mas não há diferença entre “UM” ANJO DO SENHOR e “O” ANJO DO SENHOR para o evangelista Mateus, tal distinção só se faz na cabeça de alguns teólogos.

E, tendo eles se retirado, eis que O ANJO DO SENHOR apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. (Mateus 2: 13).
                          
E eis que O ANJO DO SENHOR veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lucas 2: 9-11).

E “o anjo do Senhor” falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta (Atos 8: 26).

E no mesmo instante feriu-o “o anjo do Senhor”, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou (Atos 12: 23).

E eis que sobreveio “o anjo do Senhor”, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias (Atos 12: 7).

Veja o que o apóstolo Pedro diz a respeito do tal anjo no verso 11do mesmo capítulo: E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente QUE O SENHOR ENVIOU O SEU ANJO, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava”. 

Prestaram atenção?! O Anjo do Senhor é nada mais nada menos que um anjo “enviado” pelo Senhor, e não “O Senhor”.

Teofania é uma aparição, uma manifestação fenomenal, uma revelação de Deus aos homens, como a sarça ardente, a coluna de nuvem, a coluna de fogo ou um anjo que fala em Nome do Senhor.

Significado de Manifestação: o ato tornar público, de expressar um pensamento, uma ideia, um ponto de vista; ato de revelar o pensamento. Fonte: www.dicio.com.br


DEUS NUNCA FOI VISTO POR ALGUÉM. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. (João 1: 18).

NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. (1 João 4: 12).

O ponto central da questão é que se somente Jesus Cristo revelou o Pai, pois quem vê o Filho, vê o Pai (João 14: 9; Lucas 10: 22; Mateus 11: 27; Hebreus 1: 3), então se o Anjo do Senhor fosse Deus ou Jesus pré-encarnado, como é que esse anjo apareceu após o nascimento (encarnação) de Cristo avisando José em sonhos, orientando Filipe, ferindo Herodes, libertando Pedro da prisão?
Se ninguém jamais viu a Deus (1 João 4:12), como é que os teólogos podem afirmar o anjo do Senhor visto pelos antigos era Deus? Por essas e outras vemos verdadeiros “virados teológicos” que nos querem fazer engolir esses “letrados”.

Há uma passagem em Êxodo 4 em que Moisés está tentando escusar-se do chamado divino, e o anjo do Senhor, à respeito de seu irmão Arão, lhe diz: E TU LHE FALARÁS, e PORÁS AS PALAVRAS NA SUA BOCA; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. E ELE FALARÁ POR TI AO POVO; e acontecerá que ELE TE SERÁ POR BOCA, E TU LHE SERÁS POR DEUS (versos 15 e 16).

Viram?! Da mesma forma falaram os anjos e os profetas, os quais nada mais foram que “mensageiros” (malach em hebraico; ángelos em grego) enviados por Deus para ministrar a Sua Palavra, Jesus o Cristo, o Verbo de Deus. 


L. M. S.

4 comentários:

  1. A paz do senhor irmão!! Desculpa mas o senhor está equivocado acerca deste assunto .
    A expressão:( O Anjo do Senhor ) só aparece no antigo testamento , e não no novo testamento !!! Não achamos nenhum (Anjo do Senhor). No novo testamento ! A palavra que aparece no novo testamento e , o anjo do senhor ou um anjo do senhor!! As versão internacional estão ,colocando a Expressão "um" no lugar de "O anjo" . Então volto a dizer que a palavra O Anjo do senhor só aparecia no antigo testamento , mostrando que si trata de Jesus pre- encarnado . Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Jesus Cristo seja contigo! Você diz que o Anjo do Senhor só aparece no Antigo Testamento; creio que você não leu todo o texto. Veja: E, tendo eles se retirado, eis que O ANJO DO SENHOR apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. (Mateus 2: 13). [Jesus Cristo já havia nascido, portanto esse Anjo do Senhor não pode ser Cristo].
      E eis que O ANJO DO SENHOR veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lucas 2: 9-11). [Jesus Cristo já havia nascido, portanto esse Anjo do Senhor não pode ser Cristo].
      E “o anjo do Senhor” falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta (Atos 8: 26). [Quando esse Anjo do Senhor apareceu a Filipe, havia passado muito tempo já da ressurreição de Jesus e de sua ascensão ao céu para assentar-se à destra do Pai; portanto não se trata de nenhuma cristofania].
      E no mesmo instante feriu-o “o anjo do Senhor”, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou (Atos 12: 23).
      E eis que sobreveio “o anjo do Senhor”, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias (Atos 12: 7).
      Veja o que o apóstolo Pedro diz a respeito do tal anjo no verso 11 do mesmo capítulo: “E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente QUE O SENHOR ENVIOU O SEU ANJO, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava”.
      Prestou atenção? O Anjo do Senhor também é citado no Novo Testamento, e nada mais é do que um anjo “enviado” pelo Senhor, e não “O Senhor”.

      Excluir
  2. A paz do Senhor! Corroborando com o comentário do irmão acima. A análise para se diferenciar se é um anjo comum ou Anjo do SENHOR, o mais importante a ser analisado não é o artigo "o", mas sim a inicial do nome em Maiúsculo se referindo ao "Anjo do SENHOR" ou seja a Jesus.

    Exemplos:

    1.Cristofania- "Anjo do SENHOR" (Gn 16.7);

    2. anjo comum- "um anjo do Senhor" (Mt 1.20);

    3. Cristofania- "príncipe do exército do SENHOR" (Js 5.13-15). Ah! Mas aqui não aparece o nome "Anjo" maiúsculo, pode até não aparecer, mas esse Anjo príncipe do exército do SENHOR é adorado por Josué, e a questão não é ser adorado, a questão é que ele recebe adoração de Josué e diz pra tirar as sandálias dos pés porque o lugar é santo. Oh Glória! Agora compare com Ap 19.10, no qual João é adorado por um anjo comum, e o anjo repreende para que ele não fizesse isso, mas diz pra adorar a Deus.

    Meu irmão! essas passagens do A.T são provas e evidências que CRISTO JESUS é pré-existente, antes de todas as coisas, o verbo vivo de Deus, criador e sustentador de toda criatura, e que sempre esteve ativo na História da humanidade, no antigo testamento como o Anjo do SENHOR, Varão e Príncipe do Exército do Senhor, e no N.T como o verbo que se fez carne e habitou entre os homens, e vimos a sua glória como a Glória do unigênito do Pai (Jo 1.14). Estude e aprecie esses textos e se maravilhe na revelação de JESUS CRISTO. Paz

    ResponderExcluir
  3. Eu sei e creio que assim como o Pai é eterno, o Filho também é eterno, pois os dois têm a mesma natureza divina; da mesma forma como uma criança traz consigo o DNA dos seus progenitores. O que estou enfatizando aqui é que o tal anjo do Senhor - seja com artigo definido, indefinido, ou mesmo sem nenhum - não se trata de nenhuma cristofania, mas de uma teofania, ou seja, de um emissário divino que está incumbido de trazer a mensagem do seu Senhor.
    Veja o que o escritor da Carta aos Hebreus afirma:
    "Porque, a qual dos seus anjos disse jamais: Tu és meu filho, hoje te gerei?..." (Hb. 1:5a).
    E quanto as aparições teofânicas do Antigo Testamento, ele diz:
    "Porque, se a PALAVRA FALADA POR ANJOS permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição" (Hb. 2:2).
    Não meu irmão; não se iluda por falsos mestres que não sabem o que dizem e nem conhecem as Escrituras; por isso inventam coisas que vão além da Palavra. Fiquemos com o que a Bíblia diz e não com invencionices humanas. Os anjos de Deus são espíritos ministradores, enviados a servir em favor dos que hão de herdar a salvação (Hb. 1:14).
    A paz de Jesus Cristo seja contigo!

    ResponderExcluir