MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A SEGUNDA VINDA DO SENHOR JESUS CRISTO JÁ ACONTECEU?

"Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS PARA A VINDA DO SENHOR, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (1 Tessalonicenses 4: 15-17).

Será que Paulo pensava que a vinda do Senhor se daria para aquela geração?

As cartas Paulinas são cartas inspiradas pelo Espírito Santo tais como são as demais Escrituras (Evangelhos, Profetas, Pentateuco). Há muitas coisas que Cristo falou aos seus contemporâneos como se aquelas coisas fossem para eles, ou seja, para aquela época. Um exemplo clássico está em Mateus 10: 23, vejam: "Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que NÃO ACABAREIS DE PERCORRER AS CIDADES DE ISRAEL SEM QUE VENHA O FILHO DO HOMEM". Jesus está falando da sua vinda como se fosse para aquela geração; será que Ele não sabia, ou estava profetizando pelo Seu Espírito aos crentes dos últimos dias? Certamente a nós Ele profetizava. 

Eu sei que Cristo, em seu corpo terrestre, disse que nem os anjos e nem o Filho sabiam do "DIA E HORA" da Sua vinda (Marcos 13: 32). Veja bem, "DIA E HORA" não significa ignorância à respeito dos tempos futuros, pois Espírito Santo sabe e sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus (1 Coríntios 2: 10), e o próprio Senhor disse que as palavras ditas por Ele eram Espírito e vida (João 6: 63, Efésios 6: 17). 

Em Hebreus 4: 12 está escrito que a Palavra de Deus é "viva e eficaz"; Jesus disse que os céus e a terra passariam, menos as suas palavras (Mateus 24: 35), estes textos querem dizer que as profecias bíblicas são predições de coisas que já aconteceram no nosso passado, que acontecem no nosso presente e que acontecerão no futuro; portanto o que Paulo disse, disse-o pelo Espírito Santo para o ensino daquela geração e também para as gerações futuras. Lembrem-se: "a letra mata, o Espírito vivifica" (2 Coríntios 3:6). Portanto não se prendam à letra, mas ao que o Espírito Santo diz por meio dela, pois, quem tem os ouvidos voltados para o Senhor (sede e fome de ouvi-Lo), ouve o que o Seu Espírito diz às Igrejas (Apocalipse 2:29). 
L. M. S.

Um comentário: