(25 - 02 - 2.024).
1 Crônicas 4:9,10.
9. Jabez foi mais ilustre do que seus irmãos; a sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: "Porque com dores o dei à luz." 10. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Quem dera me abençoasses e expandisses o meu território! Que a tua mão esteja comigo! Preserva-me do mal, para que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que ele tinha pedido.
Genealogia é coisa enfadonha; e quando na leitura da Bíblia nos
deparamos com uma genealogia, nós quase passamos por cima dela, isto é, até
lemos, mas não prestamos atenção para o que o texto diz; e é aí que podemos
perder certas “preciosidades escondidas” no meio das listagens; porque alguns
assuntos bíblicos podem ser entendidos na “árvore genealógica” de algum
personagem bíblico, tal como acontece com Gênesis 5:6-32 (a genealogia de Sete
até Noé) que nos dá a chave para entender Gênesis 6:1-10; pois o longo período da
piedosa linhagem de Sete para gerarem filhos é a chave; ou seja, eles esperavam
por filhas de Deus piedosas, para se casarem com elas e assim se manter uma descendência
íntegra, não contaminada, e separada dos filhos de Caim; porém alguns desses
“filhos de Deus” vendo que os descendentes de Caim se multiplicavam sobre a
Terra, e como lhes nasceram muitas filhas, os filhos de Deus não quiseram
esperar muito tempo para gerarem seus filhos, e vendo que as filhas dos homens
eram formosas, férteis e que não se importavam com a poligamia de seus maridos,
pois Lameque, tetraneto de Caim, havia instituído a poligamia entre eles
[Gn.4:19], então, os descendentes de Sete – e talvez os próprios irmãos Noé – tomaram
para si de todas as que escolheram, e assim se corrompeu a humanidade, pois não
havia mais uma distinção entre os santos e os ímpios, e daí o dilúvio veio
sobre a Terra.
Também em Gênesis 36:20-30 temos outro texto de genealogia, mas agora a de Seir, príncipe dos horeus; e que dentre os nomes dos seus descendentes se destaca a breve história de Aná, filho de Zibeão, e das fontes termais que ele descobriu no deserto quando apascentava as jumentas de seu pai; ali vemos que essas fontes do deserto mudaram a sua vida para sempre. E assim como em Gn.36:20-30; o texto de 1 Crônicas 4:9,10, também faz uma pausa na genealogia da linhagem de Judá para destacar uma pequena parte da vida de Jabez.
À primeira vista o texto não parece dizer muito, mas se meditarmos no assunto é possível tirar dali informações práticas para nossa vida cristã. Pois, em primeiro lugar, o nome “Jabez”, no hebraico, significa “triste” “ou tristeza”. Bem; se analisarmos com cuidado e se “conversamos com o texto”, nós veremos que o nome Jabez surge em razão de um parto difícil; pois sua mãe o justificou quando disse: "Porquanto com dores o dei à luz" (1Crô.4:9) ...
No início do versículo 9, o tradutor preferiu usar a palavra
“ilustre” para o termo hebraico “kabad”; contudo, “kabad” tanto pode ser
traduzido por ilustre, como também por “pesado” ou “incômodo” ... Uma das
curiosidades que vejo acontecer várias vezes nos textos bíblicos é que o
escritor após narrar um fato, logo em seguida o explica ou dá mais detalhes
sobre ele. Então nós lemos no versículo 9 de 1 Crônicas 4, que diz: “Jabez foi
mais ilustre que seus irmãos”; mas logo em seguida, o escritor explica que o
nome dele provém de um parto difícil ...
Ora! Vamos considerar que Jabez, que significa "triste” ou “tristeza", teve um fim “mais ilustre que seus irmãos”, mas com certeza não foi mais ilustre no dia do seu nascimento; pois no dia do seu parto ele foi “mais pesado” e “mais incômodo” para sua mãe do que os seus irmãos; talvez tão pesado e tão incômodo que pode ter custado a vida dela. Eu sei que o texto bíblico não diz isto, mas se compararmos com outros casos da Bíblia, cujas mães morreram devido a parto difíceis, tais como Raquel, mulher de Jacó, que morreu ao dar à luz seu filho Benjamim [Gn.35:16-19]; e também a nora de Eli, a mulher de Finéias, a qual morreu num penoso trabalho de parto [1Sm.4:19-22]; porque nessas passagens bíblicas podemos compreender as muitas dificuldades daquele tempo quando surgiam complicações nos partos; pois as condições eram precárias, eles não tinham as comodidades da medicina moderna. Hoje em dia, em casos de partos difíceis, muitas vezes os médicos recorrem às cesarianas para evitar a perda da vida da criança e da mãe.
Ainda fazendo inferências no texto, devido ao seu nascimento complicado, Jabez pode ter nascido com alguma sequela física, que poderia tê-lo “limitado” desde a sua infância; paralisia facial ou de algum membro, problemas cognitivos causados por hipóxia – falta de oxigenação nas células – são algumas das possíveis sequelas decorrentes de partos traumáticos. Lembremo-nos que Jabez em sua oração pede que Deus o abençoe alargando seus termos, ou “expandindo os seus limites”.
Não estou inventando nada, mas colhendo dados do texto e
argumentando fatos possíveis. Mas é na sua própria oração que Jabez se
considerou incapaz para fazer as coisas sozinho, por isso recorreu ao
Senhor seu Deus...
O texto nos diz que ele “invocou” o Deus de Israel, ou seja, não foi uma simples oração, mas uma súplica, um clamor com choro e em voz alta, pois ele gritou em prantos ao Senhor; e assim Jabez pediu que o Senhor o abençoasse para que os seus “limites” se expandissem, e que a mão do Senhor fosse com ele para que do mal não fosse afligido, ou seja, que as suas incapacidades não lhe fossem um empecilho contanto que a mão de Deus o guardasse, o protegesse e o guiasse... E Deus concedeu o que Jabez lhe pediu (1Crô.4:10).
LIÇÃO DE VIDA.
O que eu aprendo aqui é que assim como Deus foi propício a Jabez, e atuou na sua história para ajudá-lo a vencer suas dificuldades e fazê-lo conquistar sua herança entre os filhos de Judá; o Senhor quer fazer parte da nossa vida e nos capacitar para a luta, mas não somente isso, Ele também quer que o convidemos para lutar conosco nas nossas lutas; mas para tanto, devemos desejar que o Senhor que venha guerrear as nossas guerras como está escrito em 2 Crônicas 32:8, pois quando Jerusalém foi ameaçada por Senaqueribe, o rei Ezequias acalmou todo povo, ao dizer que o Senhor estava com os judeus para guerrear por eles. Que o Deus de Israel venha ampliar os nossos termos e estender as nossas fronteiras mesmo em meio às nossas limitações, quer sejam as físicas, quer sejam as espirituais... É Deus quem adestra as minhas mãos para a peleja, e os meus dedos para a guerra [Sl.18:34 e 144:1]. Deus não é indiferente às nossas aflições, Ele sabe o que é o sofrimento; pois o Eu Sou sempre esteve, e sempre estará conosco, porque Ele é o Emanuel.
Vejamos o que o Senhor disse a Moisés no monte Horebe: “Disse
ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito,
e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o
sofrimento; 8. por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para
fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e
mel...” (Êx.3:7,8).
Ou seja, Deus não apenas “viu a aflição do seu povo”, mas
também “ouviu o seu clamor” e “conheceu o seu sofrimento”; e por
conhecer as aflições dos filhos de Israel, o Senhor desceu dos Céus para
livrá-los do jugo da servidão.
Olhem para o que está escrito no Livro dos Salmos:
Salmos 113:5-9.
5. Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo
trono está nas alturas, 6. Que se inclina para ver o que se passa no céu e
sobre a terra? 7. Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o
necessitado, 8. Para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com
os príncipes do seu povo. 9. Faz que a mulher estéril viva em família e
seja alegre mãe de filhos. Aleluia!
O Deus Santo conhece o nosso sofrimento; Ele mesmo deu seu Único
Filho para uma morte horrenda, vergonhosa e muito sofrida numa cruz, num
castigo de morte angustiante reservado somente aos criminosos no tempo dos
Césares. E Jesus Cristo, o Santo de Deus, o qual nunca fez mal a ninguém, mas
somente o bem a todos [Atos 10:38], e que da sua boca nunca se achou palavra
enganosa [1Pe.2:22], mas somente a verdade da Palavra de Deus; porém Jesus
sofreu a nossa condenação e a pena de morte que se destinava a nós pecadores ...
Sim o Emanuel sabe o que é sofrimento; contudo nós ainda não sabemos ou não
entendemos uma “fagulha” das riquezas incompreensíveis de Cristo [Ef.3:8].
Há muitas pessoas sofrendo com limitações físicas ou espirituais,
oprimidas pelo mundo e pelo diabo, mas elas nem se dão conta de que acima dos
Céus há um Deus amoroso que vê e que conhece o sofrimento de cada ser humano desta
Terra. Portanto, se alguém está sofrendo, talvez por ter perdido um ente
querido e ainda não conseguiu superar a dor da separação, ou que tenha nascido
enfermo, ou foi acometido por alguma enfermidade, ou ainda padece por qualquer
outro mal, talvez, como Jabez padeceu; saiba que, em Cristo, as limitações não
serão mais problemas, o Senhor pode aumentar os teus termos, Ele pode ampliar
os teus territórios, mesmo em meio aos males da vida; Deus te sustentará com
Sua poderosa mão, e o mal jamais prevalecerá sobre ti. Deus vê a tua aflição, Cristo
conhece o teu sofrer... Contudo, para que o Senhor Jesus Cristo venha lutar as tuas
lutas e te ajudar a ser vitorioso sobre o mal que te aflige, você tem que
convidá-lo a entrar na tua história e a participar dela; Deus quer que você
clame a Ele, que invoque o Seu Nome, que confesse-o como seu único Salvador e,
assim, grite-o ao mundo; então Ele concederá o desejo do teu coração.
Salmos 37:4-7. “Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu
coração. 5. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele
fará. 6. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como
o sol ao meio-dia. 7. Descansa no Senhor e espera nEle ...”
Provérbios 16:1. “O coração do
homem pode fazer planos, mas a resposta dos lábios vem do Senhor”. Deixe o Senhor Jesus ser a resposta dos teus lábios;
confesse-o agora como seu Senhor e viva a plenitude do Senhor. Amém!
Ev. Levi.
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