MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

terça-feira, 14 de julho de 2020

QUEM SÃO OS PERSONAGENS GOGUE E MAGOGUE?

Por muito tempo tenho ouvido coisas que não condizem com a verdade bíblica, e o assunto GOGUE E MAGOGUE é uma dessas coisas.

A maioria dos teólogos pentecostais, diz que Gogue e Magogue é a Rússia que invadirá o Estado de Israel, mas que Deus fará descer fogo do céu e os consumirá, pois todo o povo judeu se converterá a Cristo devido à grande aflição que se abaterá sobre eles. Sinto dizer, mas isso é uma falácia pré-tribulacionista.   

Em primeiro lugar, para se afirmar alguma coisa sobre personagens que figuram numa profecia, devemos ler os textos bíblicos não escatológicos desses personagens; e as genealogias são um bom começo. E seguindo este raciocínio, devemos primeiro perguntar: "quem foi Gogue, e quem foi Magogue?

MAS... QUEM FOI GOGUE?

Em 1 Crônicas 5 temos a genealogia de Rúben, o primogênito de Israel, mas ele perdeu seu direito por ter profanado o leito conjugal de seu pai deitando-se com Bila, a concubina de Jacó (Gn 35:22). Na linhagem de Rúben, vemos que em 1 Cr 5:4 consta o nome de um dos seus filhos: Joel; desse Joel nasce Semaías; e de Semaías nasce Gogue. Então, Gogue é bisneto de Rúben, ou seja, Gogue é de linhagem semítica, isto é, ele descende de Israel.

... E QUEM FOI MAGOGUE?

Gn 10:2,3. Os "filhos de Jafé" são: Gomer, "Magogue", Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. E os filhos de Gomer são: "Asquenaz", Rifate e Togarma.  

Acho que não é preciso desenhar; não é mesmo?

Já temos os personagens; Gogue descende de Rúben e Magogue descende de Jafé. Agora vamos às profecias.

1. Alargue Deus a Jafé, "e habite nas tendas de Sem"; e seja-lhe Canaã por servo. Gênesis 9:27

Esta profecia de Noé cumpriu-se em nossos dias: Asquenaz, descendente de Jafé, está habitando nas "tendas de Sem"... Boa parte do povo que habita o Estado de Israel veio do leste europeu, eles são judeus asquenazes¹*, ou seja, não são semitas de fato, mas jafetitas; então os filhos Jafé espalharam-se pelo mundo e povoaram ao Cáucaso - sul da Rússia - ("alargue Deus a Jafé"), e agora povoam os territórios israelenses ("habite nas tendas de Sem"), e dominam sobre a antiga terra de Canaã ("e seja-lhe Canaã por servo"). Profecia cumprida nos mínimos detalhes.

2. Rúben, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, "não serás o mais excelente", porquanto subiste ao leito de teu pai. Então "o contaminaste"; subiu à minha cama. Gênesis 49:3,4.

Em Mateus 21 está escrito: Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas parábolas, entenderam que era a respeito deles que Jesus falava Mateus 21:42-45 .

Esta profecia foi cumprida à risca nos dias de Cristo, pois a elite de Israel (os saduceus e os fariseus) que havia se apoderado pela força do Reino do Céu, foi despojada dele (ver Hebreus 7).

Já sabemos quem é Gogue e quem é Magogue e que estes dois estão em um acordo político-religioso, pois é dito que "Gogue é príncipe e chefe de Meseque e de Tubal" (Ezequiel 39:1), ou seja, Gogue, que descende de Rúben (o primogênito de Jacó), lidera ideologicamente os filhos de Jafé (Meseque e Tubal); e que a terra do atual Israel é, na verdade, a "terra de Magogue" Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, "terra de Magogue" Ezequiel 38:2).

Apocalipse 20:8,9 - E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, "Gogue e Magogue", cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e "cercaram o arraial dos santos e a cidade amada"; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.

Conclui-se então que não será uma invasão da Rússia contra o Estado de Israel que a profecia bíblica de Apocalipse 20:8,9 está a se referir, pois Gogue e Magogue já estão em solo palestino. Outra coisa; é preciso entender que essa profecia só se concretiza após o Milênio de Paz, isto é, somente quando terminar o Sábado da Terra, pois é aí que Satanás será solto de sua prisão milenar e sairá a enganar as nações para ajuntá-las em guerra contra o domínio de Cristo; pois o Reino Milenar de Cristo terá início depois do arrebatamento da Igreja (1ª ressurreição), quando Deus derramar sua ira sobre a Terra, e após isto tudo a Igreja reinará com Jesus Cristo por mil anos sobre todo o mundo.

Apocalipse 20:4-6
E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.

L. M. S.

Um comentário:

  1. Palavras de sabedoria, parabéns Levi, que o Espírito Santo continue a dar lhe sabedoria na interpretação das Sagradas Escrituras.

    ResponderExcluir