MANANCIAL

MANANCIAL
"Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada". (Cânticos 4:12)

sábado, 23 de julho de 2016

O POVO QUE SE CHAMA PELO NOME DO SENHOR.


O POVO QUE SE CHAMA PELO MEU NOME.

E se o meu povo, QUE SE CHAMA PELO MEU NOME, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14-14).

Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: DEUS CONOSCO. (Mateus 1:23; Isaías 7:14).

Creio que a maioria dos cristãos nem pensa na responsabilidade que estes versos acima significam, pois se pensassem mudariam suas atitudes. Se entendêssemos a responsabilidade de ser o povo chamado pelo Nome do Senhor, então nós mediríamos as nossas palavras, pesaríamos as nossas ações, filtraríamos os nossos sentimentos, mudaríamos o foco dos nossos olhares e a maneira de enxergar as coisas, porque Deus é Santo, e ser portador do Seu Nome, isto é, ser chamado de cristão, não é brincadeira; porque o Pai glorificou a Jesus Cristo, o Seu Filho, e agora nós, os filhos adotivos, devemos glorificar a Cristo, para que, por meio de Cristo o Pai seja glorificado e assim santificado entre os homens.

Curiosidade: O termo “glorificar” que Jesus refere em João 17 (do grego: doxazo – atribuir honra a alguém; honrar; anunciar a majestade do rei; esplendor; brilho), pode também ser interpretado, em sentido figurado, como: “mostrar”, “revelar”, “aparecer”; em suma, glorificar quer dizer: “exaltar uma pessoa por meio de comportamento reverente e honroso”. Com isto, o escritor quer dizer que Jesus mostrou por meio de atos e de palavras a “Face de Deus”, ou seja, a majestade dEle. Então, nós, como discípulos de Cristo, temos a incumbência de sermos o reflexo de Jesus ao mundo. Segundo o dicionário Strong: “Para fazer renome, tornar ilustre, ou seja, para fazer com que a dignidade e o valor de alguma pessoa ou coisa a se tornar manifesto e reconhecido”. 

EMANUEL – DEUS CONOSCO.

Já pensaram no significado de Emanuel? Deus é bom, misericordioso, verdadeiro, justo, amoroso, salvador, sábio, perfeito e conselheiro; Nele não há treva nenhuma porque Ele é a luz e a vida. Então; como vocês acham que deve ser o POVO QUE SE CHAMA PELO SEU NOME? Como deve agir, pensar, ver, falar, sentir e julgar um povo que “se diz chamar” pelo nome de Cristo, o EMANUEL? Acaso o Senhor é mau? É o Pai das luzes injusto? Porventura há mentira em Sua boca ou malícia na Sua Palavra? Tem Ele prazer na violência ou no pecado? Não! Deus tem prazer e se regozija na retidão, no amor, na paz, na fidelidade, na justiça e misericórdia, pois todas estas coisas são obras das suas mãos. Um povo que diz que tem a Deus consigo permanentemente, deve andar como Cristo andou...

1. Jesus significa: Salvador; sim, esse é o “Nome” acima de todo o nome que se nomeia no céu e na terra, porque Deus, o Pai Eterno Lhe deu esse Nome, o qual é acima dos anjos, potestades, principados e domínios, para que todos os joelhos se dobrem diante Dele.

2. Cristo significa: Ungido; isso mesmo, o Jesus Cristo, o único Ungido por Deus para curar, para salvar, para redimir, iluminar, amar, perdoar, livrar, libertar e conduzir o pecador de volta para Deus. Acaso o povo que “se chama” por tal Nome pode ficar indiferente a tais atributos? Pode esse povo agir diferente daquele que lhe foi dado como Senhor? Não, não pode. Pesemo-nos na balança da nossa consciência.

APLICAI O VOSSO CORAÇÃO AOS VOSSOS CAMINHOS (Ageu 1: 5,7).

Essa sentença foi dita aos encarregados da reconstrução do Templo quando, em Jerusalém, após o retorno do exílio babilônico, a casa do Senhor ainda permanecia em ruínas enquanto cada um buscava seu próprio interesse.
Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. (Ageu 1:6).

Alguns até pensam que estão fazendo a obra de Deus, mas o verso acima pode ser o “manômetro regulador” da espiritualidade cristã: semeia seu próprio evangelho, e não se salva ninguém; come da mesa do Senhor, mas ela o não satisfaz e por isso que fartar-se no mundo; pensa estar vestido, mas vive nu despido das vestes espirituais de justiça; não ajunta o seu tesouro no céu, mas recebe o salário do pecado...

Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem (Provérbios 3:11,12).

PARODIANDO O APÓSTOLO PAULO EM ROMANOS 2: 17-24.

Tu que tens nome de “cristão”, e te repousas no Evangelho de Cristo, e te glorias em Deus; que conheces a Sua vontade e aprovas as coisas excelentes sendo instruído na Palavra da justiça; que estás persuadido de que és o guia dos cegos, a luz para aqueles que estão em trevas, o instrutor dos ignorantes, e o mestre de crianças, tendo nas Escrituras Sagradas a forma da sabedoria e da verdade; tu, pois, que ensina aos outros não ensinas a ti mesmo? Tu que pregas que não se deve furtar, mas furtas? Tu que dizes que não se deve adulterar, mas adulteras? Abominas a idolatria, mas és avarento? Tu que te glorias na Graça de Deus, desonra-O transgredindo a Sua Graça com a iniquidade dos teus atos? Como está escrito: “O Nome do Senhor é blasfemado entre os incrédulos por causa de vós”.

O COMPORTAMENTO DIGNO DE UM CRISTÃO.

Portanto, rogo-vos que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados (Ef. 4:1)... Pois outrora, vós fostes trevas, mas agora sois luz no Senhor, andai como filhos da Luz (Ef. 5:8)... Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados (Ef. 5:1)... E como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é Santo Aquele que vos chamou, tornai-vos santos também em todo o vosso procedimento, porque escrito está: “Sede santos porque Eu Sou Santo” (1 Pedro 1:14-16)... Portanto, não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria, pelo contrário, abençoai a todos, pois para isto fostes chamados (1 Pedro 3: 9)... Porque vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido exclusivamente por e para Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua gloriosa luz (1 Pedro 2: 9). Os “mestres” receberão o mais duro juízo (Tiago 3: 1). 

Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. (2 Crônicas 7:15-15). Mas... Quem deu crédito a nossa pregação?... (Isaías 53:1).  

L. M. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário